Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Turbo boost não chega a seu clock máximo


JeanVP

Posts recomendados

Yo, então, eu tenho um i3-9100F, ativei todos os núcleos, e o máximo que ele chega é 3.89Ghz, segundo o gerenciador de tarefas.

E, eu tô ligado que existe uma perda de clock se tiver com todos os núcleos ativados, o problema, é que meu processador não chega nem no clock desse limite.
por exemplo

Vi por alguns sites que acontece a seguinte situação:
Clock com 1 núcleo ativado é 4.2ghz, com dois núcleos, vira 4.1, com três, vira 4.1 também, e com quatro núcleos, a velocidade determinada é de 4.0ghz.

Porém eu tenho essa perda, por mais que os quatro núcleos estejam ativados, o meu limite máximo que consigo chegar é 3.89.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, JeanVP disse:

Em ativar todos os núcleos eu digo, que ativei uma opção no msconfig pra usar todos os cores da cpu

Essa opção faz o CONTRÁRIO, do que imagina.. Desativa, antes que alguma coisa errada aconteça..

 

De resto, pode ser a placa-mãe, por ser BEM básica.. Você poderia usar o Intel XTU (Google) e rodar algum teste de estresse na CPU, pra ver se tem alguma limitação nela, nesse tipo de carga.. Não que você esteja perdendo algo de relevante, em 100MHz a menos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanVP Lembrando que o turbo boost é em um único núcleo que chegará a 4,2 caso precise, você acompanhou esses valores enquanto jogava ou realmente fez um stress test? se não houver necessidade não vai atingir os 4,2.

No meu caso que o turbo seria até 4,6 a própria placa-mãe já colocou um clock médio de 4,3 em todos os núcleos e por hora está sendo o suficiente pra mim, caso sinta falta de desempenho eu faço um overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Alexandre Regelmeier disse:

@JeanVP Lembrando que o turbo boost é em um único núcleo que chegará a 4,2 caso precise, você acompanhou esses valores enquanto jogava ou realmente fez um stress test? se não houver necessidade não vai atingir os 4,2.

No meu caso que o turbo seria até 4,6 a própria placa-mãe já colocou um clock médio de 4,3 em todos os núcleos e por hora está sendo o suficiente pra mim, caso sinta falta de desempenho eu faço um overclock.

fiz um stress test, não passa disso.
apenas passa desse valor quando eu paro o teste de stress.

ou seja, com ele rodando fica a 3.89, à partir do ponto que eu dou stop, esse valor aumenta pra 3,95, e depois vai abaixando

16 minutos atrás, RS Faria disse:

Essa opção faz o CONTRÁRIO, do que imagina.. Desativa, antes que alguma coisa errada aconteça..

 

De resto, pode ser a placa-mãe, por ser BEM básica.. Você poderia usar o Intel XTU (Google) e rodar algum teste de estresse na CPU, pra ver se tem alguma limitação nela, nesse tipo de carga.. Não que você esteja perdendo algo de relevante, em 100MHz a menos..

o que essa opção do msconfig faz, exatamente?
Rodei um teste de stress já, pelo CPUID, realmente não passa do valor 3.89.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Alexandre Regelmeier disse:

@JeanVP as verificações básicas como temperatura e bios atualizada já fez? e só por via das dúvidas se o turbo está ativo na bios?

Temperatura Idle fica 40 a 46 graus, jogando, não passa de 70.
Bios update eu ainda não fiz, por medo e receio de fazer alguma coisa errada, ou até mesmo a energia cair, o que acontece pelo menos uma vez no mês.

E sim, o Turbo está ativo na BIOS.

ele vem ativo por padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Alexandre Regelmeier disse:

@JeanVP Olha, podemos esperar mias alguém confirmar, mas se não estou enganado o turbo é justamente pro uso de um único núcleo em 4,2 no caso, se a aplicação utiliza todos ele não vai atingir o clock máximo.

Sim.

 

Vi em um site que mostrava mais informações sobre isso, mas não sei dizer se é verídico.image.png.8810220604aed5b75092be0164f2c147.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JeanVP disse:

o que essa opção do msconfig faz, exatamente?

Serve pra limitar a quantidade de recursos que o Windows vai utilizar.. Deixando tudo ali desmarcado, o Windows entende que é pra utilizar tudo que tem disponível..

 

 

2 horas atrás, JeanVP disse:

Rodei um teste de stress já, pelo CPUID, realmente não passa do valor 3.89.

Esse programa mostra se há algum fator limitando o PC?? Tipo, TDP, corrente na CPU, tensão ou outra coisa?? Porque o XTU mostra..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, RS Faria disse:

Serve pra limitar a quantidade de recursos que o Windows vai utilizar.. Deixando tudo ali desmarcado, o Windows entende que é pra utilizar tudo que tem disponível..

 

 

Esse programa mostra se há algum fator limitando o PC?? Tipo, TDP, corrente na CPU, tensão ou outra coisa?? Porque o XTU mostra..

Ah entendi.
desmarquei a caixinha do msconfig.

 

Então, esse CPUID/CPU monitor 
acredito que ele só mostra o necessário.
Detalhes a mais, acho que não mostra image.png.d629c357d656a9e98022bbb2b6ec2b8e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/12/2020 às 17:57, Alexandre Regelmeier disse:

@JeanVP Olha, podemos esperar mias alguém confirmar, mas se não estou enganado o turbo é justamente pro uso de um único núcleo em 4,2 no caso, se a aplicação utiliza todos ele não vai atingir o clock máximo.

Tenho o mesmo processador também em uma H310 e em full load ele pega   4Ghz em todos os núcleos,  mas pegando 3988 já é praticamente 4ghz, n ? Vou fazer o teste no CPU-Z e  ver se fica na frequência  dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MaKingLove disse:

Tenho o mesmo processador também em uma H310 e em full load ele pega   4Ghz em todos os núcleos,  mas pegando 3988 já é praticamente 4ghz, n ? Vou fazer o teste no CPU-Z e  ver se fica na frequência  dele.

Não tenho certeza, mas se puder ver agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MaKingLove disse:

Fiz o teste de stress pelo CPUZ e  peguei até 4001.96 mhz, oscilando pra 4000 e 3999, em todos os núcleos 

 Em jogos com alto uso pelo msi afterburner fica em 4000Mhz cravados em todos os núcleos

Bizarro
aqui pega esse valor mesmo, de 3890 e alguma coisa, jogando e fazendo qualquer coisa, fica cravado em 3890

image.png.ba1ad74d029785362db8ec5494ca50ba.png

Stressei a CPU, e esse foi o valor que recebi agora.image.png.43d65296117b8d81bf441e0a1ced4fd1.png
não sei se é a opção de energia do meu windows que me impede de pegar tudo, mas mesmo trocando pra alto desempenho, no gerenciador de tarefas fica 3.89ghz

Eu acabei de iniciar na BIOS agora.
mudei o Intel Speedstep de auto para ENABLED
achando que ia ajudar em algo, e mesmo assim, nada.
 

Inclusive botei o Windows pra alto desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MaKingLove disse:

@JeanVP que estranho cara, será que é um bug de monitoramento? Faz aquele Benchmark do CPU-Z E fala a sua pontuação, talvez seja bug visual e você nem esteja perdendo desempenho por isso... Vou fzr aqui também ai a gente compara.

Não faço ideia, mas fiz aqui

 image.png.06846e85b66378ad10f3d244cde0ccd3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, MaKingLove disse:

@JeanVP o meu deu assim, e tinha um joguinho do meu irmão pequeno aberto... mas n sei se isso afeta no teste( roblox)

  Sua memória tá em 2400Mhz também ?

20210101_222524.jpg

Sim, é 2400Mhz também. 8GB.

ainda não faço ideia do que tá causando isso, minhas temperaturas são bem normais até.

no maximo 60 graus com 100% de cpu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... Tá rolando uma perda de performance sim, pequena mas tá,  comprou novo ? Tem garantia? Eu solicitaria nesse caso... mesmo parecendo um problema pequeno... pagou 100%, tenq usar 100%.

Se puder testar em outra placa-mãe seria bom, pra ver se de fato da pra condenar o chip.

Tá usando windows 10 64 bits ? Já formatou pra ver? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, MaKingLove disse:

É... Tá rolando uma perda de performance sim, pequena mas tá,  comprou novo ? Tem garantia? Eu solicitaria nesse caso... mesmo parecendo um problema pequeno... pagou 100%, tenq usar 100%.

Se puder testar em outra placa-mãe seria bom, pra ver se de fato da pra condenar o chip.

Tá usando windows 10 64 bits ? Já formatou pra ver? 

Comprei novo, tá na garantia, mas foi um rolo tão grande pra chegar aqui em casa que dá até um desânimo.

eu infelizmente não tenho outra placa-mãe.

Eu estou usando Windows 10 pro de 64 bits, e formatei no dia que instalei o processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!