Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Da configuração que tenho abaixo, o que vocês acham que posso reaproveitar para montagem de um PC novo? E qual processador, placa-mãe, memória, etc. vocês recomendariam (gastando o mínimo possível)?

Atualmente utilizo o PC para estudos (navegação, libreoffice, etc) e trabalhos leves com photoshop e corel draw. Não pretendo utilizar para jogos.

Configuração atual, montada com a ajuda do fórum em 2010:

- Processador AMD Phenom II X4 965 8 MB/3400 AM3 Box Black

- placa-mãe A890GXM-AU ECS

- Memória 4GB (2x2GB) DDR3 1333MHz Gold TXC OCZ

- HD 500GB Sata II 16 MB Caviar Blue WESTERN DIGITAL

- Fonte OCZ 400W SxS

- Drive Samsung DVD-RW SH-S223C 22X WriteMaster

- Gabinete Thermaltake V3 Black

Postado

@emptypage orçamento?

@emptypage Processador AMD Ryzen 5 1600, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo)

Placa-Mãe ASRock A320M-HDV R4.0, AMD AM

pega 2 pentes de 8gb ddr4 2666 mhz 

e pegaria um ssd 256

Postado

O que tiver de mais em conta no momento e atenda essas minhas necessidades,@Douglas Bertozzo

Realmente pretendo gastar o mínimo possível nesse upgrade, e ir comprando aos poucos as peças que não conseguirei reaproveitar do meu pc atual (com certeza processador, placa-mãe e memória). Fonte e HD consigo reaproveitar?

Ou ainda, será que vale a pena investir ainda nesse meu pc atual pra essas tarefas que citei? Substituindo o HD por SSD e trocando a memória por um pente de 8gb?

@Douglas Bertozzo com essa placa-mãe não há necessidade de placa de vídeo para esse processador?

E a fonte que já tenho seguraria bem esses novos componentes?

Obrigado pelas respostas!

Postado

Pra esse processador (AMD Ryzen 5 1600) eu necessitaria de uma placa de vídeo? Ou com essa placa-mãe ASRock A320M-HDV R4.0, AMD AM não há necessidade?

E minha fonte atual seguraria bem essa configuração?

Postado
13 minutos atrás, emptypage disse:

Pra esse processador (AMD Ryzen 5 1600) eu necessitaria de uma placa de vídeo? Ou com essa placa-mãe ASRock A320M-HDV R4.0, AMD AM não há necessidade?

E minha fonte atual seguraria bem essa configuração?

Há necessidade de placa de vídeo, porque o 1600 AF não tem vídeo integrado. Daria pra reaproveitar o HD e o gabinete. A fonte parece ter qualidade aceitável, conforme este review, então seria possível mantê-la se estiver em boas condições.

Postado

@L. Ribeiro E existe algum processador de qualidade similar (para essas atividades que pretendo realizar), sem a necessidade de placa de video?

Tudo para que possa realizar um upgrade gastando o mínimo possível.

Postado

@emptypage De qualidade similar não, porque o Ryzen 5 1600 AF tem 6 núcleos e 12 threads, e essa maior quantidade de núcleos favorece muito a produtividade, os trabalhos de edição e o multi-tarefa de maneira geral. Você tem opções de CPUs com menos núcleos lógicos e bons gráficos integrados, como o Ryzen 3 2200g / 3200g (4c/4t) e o Ryzen 5 3400g (4c/8t). Todos bons processadores (bem melhores que o teu atual) e, por terem gráficos integrados, dispensam uma placa de vídeo dedicada. Se você consegue se virar com esse Phenom, esses CPUs Ryzen citados devem te atender, e o salto de desempenho será significativo.

Postado

@L. Ribeiro obrigado pelas dicas, vou dar uma pesquisada nos preços. O Phenom na verdade está praticamente aposentado faz uns 4/5 anos, utilizo um outro no trabalho para as atividades citadas acima. Mas quero ter algo melhor para home office, e que de preferência dure alguns bons anos. Se conseguir reaproveitar alguns desses componentes do Phenom melhor, economia no orcamento final.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!