Ir ao conteúdo

como saber se posso usar o flex channel

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Eu uso no meu computador um dual channel de 2x(4GB) 1333 da kingston, e queria colocar uma memoria ram que estava de sobra aqui em casa de 8 GB 1600 (não tem a marca dela escrito nela), porém eu fiquei sabendo que a placa-mãe tem que suportar para usar o flex channel eu procurei se a minha placa suporta e não achei.

Link da minha placa:

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-B75M-D3H-rev-10/sp#sp

Eu tentei colocar a de 8GB junto com as outras, porém o pc não ligou. E quando eu tirei as duas de 4 GB e coloquei a de 8 GB sozinha funcionou.

Queria saber o porque não consigo usar. Se tem alguma forma deu conseguir usar pra chegar nos 16 GB.

OBS:

A PLACA DE 8 GB É MAIOR EM TAMANHO DO QUE AS OUTRAS (NÃO SEI SE ISSO INFLUÊNCIA EM ALGO).

image.png

• Solução
Postado

Toda placa que suporta dual channel suporta flex também...

...dito isso, você não precisa rodar em flex, você tem um setup adequado para rodar em dual normalmente. Coloque os dois pentes de 4 em um canal (os mais longe do processador) e o de 8 em outro (no branco mais perto) que você fica com 8 + (4+4) fechando dual channel. Você configurou assim e o PC não ligou?

• Amei 1
Postado

No meu o azul é o mais proximo do processador e é onde esta o dual channel. E eu tinha colocado o de 8 no branco, eu tentei tanto no branco mais longe, quanto no mais perto. Vou tentar essa outra configuração e ver se da bom.

O tamanho ( fisico) da ram de 8 ser maior do que as de 4 não tem problema ne ?

Caso não funcione, o que você acha que compensa mais, usar só a de 8 de 1600, ou usar a dual channel de 2x(4GB) 1333 ? 

Cara, deu certooo. Valeu mesmo

image.png.b83388a7c7dc50d8a1c30edd3fa2facf.png

Postado
  Em 04/01/2021 às 17:38, bevicht disse:

No meu o azul é o mais proximo do processador e é onde esta o dual channel. E eu tinha colocado o de 8 no branco, eu tentei tanto no branco mais longe, quanto no mais perto. Vou tentar essa outra configuração e ver se da bom.

Expandir  

É, veja bem, o azul é o mais perto mesmo, você está certo...

... mas não é nele que você deve ligar. Você deve primeiro utilizar os brancos, e só depois usa os azuis se precisar.

Em todo caso, colocando somente o pente de 8gb no branco mais perto o PC não liga? Porque aí é outra história, isso é sinal de que talvez o pente esteja com defeito.

Em 04/01/2021 às 17:38, bevicht disse:

O tamanho ( fisico) da ram de 8 ser maior do que as de 4 não tem problema ne ?

Expandir  

Não. Se rodar 8+4, fica em flex, mas 8 + (4+4) deveria rodar em dual sem nenhum problema.

• Amei 1
Postado
  Em 04/01/2021 às 18:04, Imakuni disse:

É, veja bem, o azul é o mais perto mesmo, você está certo...

... mas não é nele que você deve ligar. Você deve primeiro utilizar os brancos, e só depois usa os azuis se precisar.

Em todo caso, colocando somente o pente de 8gb no branco mais perto o PC não liga? Porque aí é outra história, isso é sinal de que talvez o pente esteja com defeito.

Expandir  

Então, é que quando eu comprei o computador ele veio dessa maneira, eu só fui mexer agora nisso, mas ja mudei a ordem. Comecei a mexer bastanmte no computador ano passado, e to aprendendo varias coisas sobre.

Quando eu coloquei só o de 8GB eu coloquei no mais poximo do processador e deu certo. Ai quando eu coloquei os dois de 4 GB na cor azul

(que seria o mais proximo do processador) e o de 8 GB eu testei nos brancos e não deu certo. Agora eu fiz como você disse, coloquei os de 4 GB no branco e o de 8 GB no azul mais proximo do processador E DEU CERTO.

Em 04/01/2021 às 18:04, Imakuni disse:

Não. Se rodar 8+4, fica em flex, mas 8 + (4+4) deveria rodar em dual sem nenhum problema.

Expandir  

Entendi.

Postado
  Em 04/01/2021 às 19:10, bevicht disse:

Agora eu fiz como você disse, coloquei os de 4 GB no branco e o de 8 GB no azul mais proximo do processador E DEU CERTO.

Expandir  

Em tese, está errado. O certo é colocar os dois de 4 no par azul e branco mais próximos (ou no mais longe) e o de 8 no branco que sobrar.

Mas enfim. Isso aí não vai fazer muita diferença.

Postado
  Em 04/01/2021 às 19:12, Imakuni disse:

Em tese, está errado. O certo é colocar os dois de 4 no par azul e branco mais próximos (ou no mais longe) e o de 8 no branco que sobrar.

Mas enfim. Isso aí não vai fazer muita diferença.

Expandir  

É, eu coloquei dessa forma e o pc desligou, não sei porque. Mas deu bom, vou jogar alguns games pra ver se ficou bom mesmo ou é só ilusão kkk.

Agradeço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!