Ir ao conteúdo

Servidor - Suse Linux - como tenho acesso ao desktop?

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, entendo um pouco sobre informática, então antes que me critiquem, pfvr leiam.

Seguinte, há algum tempo, estamos sem um TI na empresa, e por ter um certo conhecimento, estou sendo o quebra galho aqui.

Mas, ai entra uma coisa, atualmente estamos mudando de sistemas.

E sobrou pra mim.

Acontece que o novo pessoal do novo sistema, quer ter acesso, via anydesk, em nosso banco de dados... "pensei, beleza, vou colocar o monitor nele e dale, baixo o anydesk e deixo os cara"

Aconteceu que não e tão simples assim, o nosso servidor e um oracle, SUSE Linux enterprise server...

A questão é, como eu tenho acesso ao desktop desse S.O?

🤔

20210105_161157.jpg

20210105_161203.jpg

20210105_161654.jpg

Postado
19 minutos atrás, Pedrosz disse:

Acontece que o novo pessoal do novo sistema, quer ter acesso, via anydesk, em nosso banco de dados... "pensei, beleza, vou colocar o monitor nele e dale, baixo o anydesk e deixo os cara"

Aconteceu que não e tão simples assim, o nosso servidor e um oracle, SUSE Linux enterprise server...

A questão é, como eu tenho acesso ao desktop desse S.O?

Não entendi, mas de todo modo...

Acesso ao banco de dados é feito através de uma porta TCP. 1521 acho que é o padrão no Oracle.

Em relação ao desktop que quer dizer com acesso remoto do SO? O servidor tem interface gráfica? Se é desse acesso que fala pode ser feito de vários modos. Não conheço AnyDesk, mas pelo que sei é um clone do TeamViewer. Se for o caso, o TeamViewer tem acesso ao desktop desde que instale o cliente na máquina. Mas também é possível acessar se ele não tiver interface gráfica, usando texto mesmo, via TeamViewer e possivelemente via esse "clone".

Outra opção comum é habilitar ssh e acessar pela porta 22 ou outra qualquer que tenha configurado. Claro, pode usar um tunel via ssh para transportar a sessão de interface gráfica do seu servidor.

Em resumo: você tem uma senha para acessar essa máquina? Ela tem interface gráfica? Você conhece Linux?

• Curtir 1
Postado

@arfneto Tenho acesso sim, root do servidor, dando uma fuçada vi que a interface gráfica tava desabilitada, e habilitei.

Não, não manjo mt de linux, só o básico, de ver em qual ambiente estou.

@arfneto via ssh, eu consigo acessar ele, usando o putty, porém, o que eu quero na verdade, e o acesso ao "Desktop" área de trabalho do servidor, como se fosse um linux normal, saca?

@arfneto pra dar mais uma especificada, eu quero instalar o cliente do teamvier, mas pra isso e necessário  instalar o cliente na maquina, correto?

Mas como vou conseguir instalar o cliente na maquina, se nem consigo acessar o desktop do S.O, para abrir o navegador?

Sacou +/-?

Postado

Como eu disse, se esse anydesk tiver um cliente para ele como tem no caso do TeamViewer pode usar o mesmo programa. Apenas instale como faria com o teamviewer.

Se não tem isso no AnyDesk tem as opções de que falei: pode usar um cliente X-Windows pra acessar, pode usar um tunel de x-windows atraves da conexão do putty, tem várias opções. Pode usar VNC.

Pode usar RDP também, usando um serviço RDP no seu servidor e um cliente em sua maquina Windows, como o MSTSC, ou qualquer outra.

Postado
37 minutos atrás, arfneto disse:

Como eu disse, se esse anydesk tiver um cliente para ele como tem no caso do TeamViewer pode usar o mesmo programa. Apenas instale como faria com o teamviewer.

Se não tem isso no AnyDesk tem as opções de que falei: pode usar um cliente X-Windows pra acessar, pode usar um tunel de x-windows atraves da conexão do putty, tem várias opções. Pode usar VNC.

Pode usar RDP também, usando um serviço RDP no seu servidor e um cliente em sua maquina Windows, como o MSTSC, ou qualquer outra.

Deu uma sacada, vou dar uma pesquisada, e volto ai de qualquer forma.

Postado
3 horas atrás, arfneto disse:

Pelo o que estava vendo, o VNC, já vem instalado ao sistema, porém ao executa-lo...
697488288_Semttulo.png.9765eac39f21ad095ec458e8fdd94b50.png
# vncviewer
Error: Can't open display:

• Solução
Postado
2 horas atrás, Pedrosz disse:

Pelo o que estava vendo, o VNC, já vem instalado ao sistema, porém ao executa-lo...

Você tem experiência com essas coisas? Está invertendo os papéis. Você usaria isso para acessar por exemplo um desktop windows ou outro Linux a partir do SUSE...

O viewer é o cliente. Precisa instalar algum servidor na máquina e confirar. Seja ele o TeamViewer, o VNC server, um servidor RDP, configurar o acesso remoto via X-Wndows, um tunel X-Windows via SSH, qualquer coisa.

Mas tem que fazer alguma.

• Curtir 2
Postado

@Pedrosz para fazer as operação desejadas nesse seu ambiente basta acesso em modo texto por ssh e mais nada. Embora seja lento e desnecessário também é possível executar aplicações gráficas a partir do proprio ssh. Basta liberar acesso com o xhost.

Sinceramente vocẽ parece não ter experiência esperada com administração Linux e Oracle DB a ponto de fazer as operações pretendidas em um ambiente que parece ser de produção. Talvez seja melhor solicitar a contratação de alguém experiente para você evitar complicações futuras. Não é crítica, é um conselho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...