Ir ao conteúdo

Duas memórias RAM iguais, e outras duas diferentes funcionaria em dual-channel?

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, não sei se deu pra entender muito bem o título do tópico, mas irei explicar melhor aqui

Meu amigo tem dois pentes de RAM 4 GB de 2666 MHz HyperX Fury (modelo Hx424c15fb/4), aí ele pegou dois pentes de 8 GB de 3200 MHz do mesmo modelo (HyperX Fury também, modelo Hx432c16fb3/8) pra fazer upgrade pra 16 GB, porém, pensamos na possibilidade de colocar os dois pentes de 4 GB + os dois de 8 GB pra formar 24 GB, mas chegamos a conclusão de que é melhor ficar só com os dois de 8 GB pra ter 16 GB mesmo, pra ficar os 3200 MHz. Mas a minha dúvida continua: se fizesse isso e colocasse nos slots certos, funcionaria em dois dual-channel? No caso, se colocasse os dois de 4 GB no primeiro e no terceiro slot (A1 + B1), e os outros de 8 GB no segundo e quarto slot (A2 + B2), iria funcionar em dual-channel ainda? Eu sei que iria zuar as latências e iria baixar as frequências, mas funciona?

Pra mais informações aí, a placa-mãe dele é uma Asus Prime X370 Pro

Postado

Primeiro, a RAM inteira do sistema sempre vai rodar nas mesmas specs de frequência e latências, e quem decide isso é a placa-mãe / usuário. Se você quiser, roda tudo a 2133, ou 2666, ou 3200, ou 3600... se vai ficar estável ou não, aí é outra história, mas de qualquer forma, os pentes não tem nada o que dizer a respeito.

Sobre usar todos, você quer sempre ter a mesma quantidade de RAM em cada canal para ativar dual channel. Ou seja, você deve colocar um pente de 8 e outro de 4 no canal A e o outro par de 8+4 no B.

Postado

@Imakuni no caso, vai formar dois dual-channels, porém iria baixar a frequência pra 2666 MHz, já que o sistema ajusta pela mais baixa, isso que entendi

@G7 log beleza, acho que entendi agora

Postado
2 horas atrás, Phantom09 disse:

@Imakuni no caso, vai formar dois dual-channels,

"Dois dual channel" não existe. A RAM roda em single ou dual (ou flex, mas não vem ao caso), independente da quantidade de módulos instalados em cada canal. Por exemplo, poderia usar o de 8 no canal A e os dois de 4 no B; seria dual channel.

2 horas atrás, Phantom09 disse:

porém iria baixar a frequência pra 2666 MHz, já que o sistema ajusta pela mais baixa, isso que entendi

Não necessariamente. A RAM inteira vai rodar naquilo que você mandar. Por padrão, roda em 2133 ou 2400 dependendo da BIOS, mas pode muito bem rodar em qualquer valor que você configure.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...