Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei um PC recentemente com uma placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M - Plus e Processador AMD Ryzen 5 5600x.

Fiz todo o procedimento de atualização da BIOS logo quando montei, atualizei pelo pendrive na tela de Boot (apertando DEL quando inicia).

Lembro que a versão da BIOS que eu utilizei era a 1601 versão BETA, que havia sido lançada no dia 22/12/2020. Deu tudo certo e o PC ligou perfeitamente e o utilizei normalmente até ontem. Verifiquei que no site da ASUS tinha uma nova atualização, 1602 lançada no dia 06/01/2021, resolvi atualizar. Baixei, formatei o pendrive em FAT32 e deixei apenas o arquivo .CAP renomeado exatamente como o fabricante pede. Desliguei todo o computador, esperei 5 segundos e coloquei o pendrive na porta USB traseira específica para a atualização da BIOS (minha placa possui USB Flashback), em seguida apertei o botão que fica ao lado por 3s e uma luz começou a piscar (procedimento comum). Acontece que essa luz não parou de piscar, fiquei mais de 30 minutos esperando ela parar, até que acabei dormindo. Acordei hoje cedo (6 horas depois) e ainda estava piscando... Vim trabalhar e infelizmente o meu irmão veio a ligar o computador, com a luz ainda piscando.

De acordo com ele não aparece nada, a tela está completamente preta, sem sinal e a luz do USB Flashback continua piscando...

A BIOS foi corrompida? O que posso fazer para consertar?

• Membro VIP
Postado

Primeira coisa, remova a bateria da placa-mãe, espere uns 10 segundos e coloque novamente, ou se souber onde está, feche o jumper de clear Cmos ou aperte o botão de reset Cmos caso a placa tenha o botão. Se fizer pelo jumper, basta fechar o contato e remover em seguida o jumper para posição original.

Não recomendo fazer desse jeito a atualização de BIOS. O melhor é usar o EZ Flash da BIOS, inclusive no EZ Flash tem a opção de fazer a atualização por internet, algo bem mais pratico.

Veja o video explicativo de como fazer o downgrade pelo sistema abaixo.

• Membro VIP
Postado

@João Marcelo Mendes Bom, o USB flashback ou easy recovery serve justamente para salvar a placa caso haja um brick no BIOS/atualização.

Antigamente e ainda na maioria das placas atuais você só conta com o bootblock. De qualquer forma ambos os procedimentos requerem o BIOS anterior, exatamente aquele que estava instalado e funcionando perfeitamente. Daí fazer backup antes deste tipo de operação.

No seu caso, provavelmente a placa está funcionando perfeitamente, pois não houve atualização de BIOS, e o led piscando significa que o BIOS que você colocou ali não era igual ao último bem sucedido, não realizando a operação. Bom, não baixei o manual nem nada da sua placa, coisa que você deveria ter feito, mas acredito que seja isso.

E não tente atualizar mais o BIOS assim que sair uma nova versão, principalmente os beta, ainda mais se a máquina está operando normalmente.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Phoenyx disse:

@João Marcelo Mendes Bom, o USB flashback ou easy recovery serve justamente para salvar a placa caso haja um brick no BIOS/atualização.

Antigamente e ainda na maioria das placas atuais você só conta com o bootblock. De qualquer forma ambos os procedimentos requerem o BIOS anterior, exatamente aquele que estava instalado e funcionando perfeitamente. Daí fazer backup antes deste tipo de operação.

No seu caso, provavelmente a placa está funcionando perfeitamente, pois não houve atualização de BIOS, e o led piscando significa que o BIOS que você colocou ali não era igual ao último bem sucedido, não realizando a operação. Bom, não baixei o manual nem nada da sua placa, coisa que você deveria ter feito, mas acredito que seja isso.

E não tente atualizar mais o BIOS assim que sair uma nova versão, principalmente os beta, ainda mais se a máquina está operando normalmente.

Coloquei faz 30 minutos o pendrive e apertei o botão do Flashback com a BIOS antiga, e até agora não parou de piscar. Na verdade desde que eu coloquei o pendrive, ela já começou a piscar, nem precisei apertar o botão...

Baixei todos os manuais e inclusive estou fazendo os procedimentos descritos nele, já testei o primeiro de fazer um jumper nos pinos do CLRTS mas nada aconteceu, vou tentar o procedimento de remover a bateria...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!