Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Possuo uma geladeira Eletrolux modelo DC49X com compressor TECUMSEH TPH1380YDS com 10 anos de uso. Tensão de alimentação é 127V.

No final do ano passado, percebi que o interior da geladeira não estava mais tão gelado quanto de costume. Semana passada ela parou de funcionar de vez. Percebi que o compressor estava muito quente e estava desarmando o protetor térmico.

O protetor térmico e o relé PTC estão funcionando normalmente. Inclusive fiz um teste substituindo o relé PTC por um novo e a geladeira se comportou da mesma maneira.

A continuidade das bobinas estão ok. Não há continuidade entre as bobinas e a carcaça do compressor o que indica não ter problema de isolamento.

Quando o compressor está frio (após um tempo desligado) ele parte e fica trabalhando com uma corrente ao redor de 2 amperes. A corrente de carga nominal conforme especificação da Tecumseh é de 2,15 amperes.

Medi as resistências dos enrolamentos com um multímetro quando o compressor estava frio. A principal apresentou resistência de 3,7 Ohm e a de partida apresentou resistência de 13,5 Ohm. Os valores teóricos conforme ficha técnica do fabricante seriam 2,18 Ohm e 12,86 Ohm, respectivamente.

Deixei a geladeira desligada com as portas abertas por algumas horas em seguida a liguei na tomada. Após a partida do compressor a corrente se manteve ao redor dos 2 amperes, o condensador se aqueceu e o interior da geladeira começou a resfriar normalmente. Não medi a temperatura do condensador, mas ela me pareceu um pouco elevada quando toquei com a mão (em torno de 40°C).

Após uns 15 minutos de operação, verifiquei que a carcaça do compressor estava com temperatura bastante elevada, não sendo suportável o toque (ao redor de 60°C).

Após uns 20 minutos de operação, o compressor parou, a corrente subiu para 12 Amperes até que o térmico atuou cortando a corrente. Após alguns minutos o térmico deu contato e a corrente novamente subiu para 12 Amperes sem que o compressor partisse e então o térmico atuava, ficando nesse ciclo.

Ou seja, o compressor desligou ou travou quando sua temperatura se elevou. A placa da geladeira continuava mandando tensão na tentativa de liga-lo, até que a proteção térmica atuava.

Fiz alguns testes ligando o compressor diretamente nos bornes, quando ele está resfriado, ele parte sem problemas. Porém após algum tempo ligado, quando sua temperatura sobe, não é possível parti-lo, sendo necessário aguardar 30 minutos ou mais até que ele se resfrie e consiga partir novamente. Fiz os testes utilizando o procedimento correto (alimentando a bobina principal e alimentando a bobina de partida por um curto período de tempo).

Não me parece ser um problema de placa já que consigo escutar a ventoinha interna ligando e a placa está enviando tensão 127V para os bornes do compressor conforme esperado.

Acho que o compressor está apresentando problema, porém ao mesmo tempo, ao medir continuidade e fuga para a carcaça, tensão de operação, tudo parece normal.

Vocês acham que devo partir diretamente para troca do compressor, ou pode ser que o problema esteja em outro componente?

Não testei o termostato da geladeira, mas não acredito que ele seja o problema já que o compressor está parando bem antes da temperatura no interior da geladeira atingir o desejado.

O compressor não apresenta nenhum ruído ou vibração atípica.

• Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, Luís Lobo disse:

A principal apresentou resistência de 3,7 Ohm e a de partida apresentou resistência de 13,5 Ohm

Não seria o contrário? Obs: xute... não sou do ramo.

31 minutos atrás, Luís Lobo disse:

o compressor parou, a corrente subiu para 12 Amperes

Teorizo que o relé de partida pode estar colando, o compressor travando, óleo no gás (tombou geladeira), motor em curto ou algo do gênero.

Postado

@.if

1 hora atrás, .if disse:

Não seria o contrário? Obs: xute... não sou do ramo.

Não está ao contrário não. Tirei os dados do folha de dados do site do fabricante e está coerente com o que eu medi na prática.

@lucas35

29 minutos atrás, lucas35 disse:

Isso não é problema elétrico, é mecânico. Seu compressor esta travando no cilindro ou biela. 

Acho que pode ser isso mesmo. Só que isso não explica o porque que a geladeira estava perdendo performance antes de começar a travar o compressor por excesso de temperatura. De qualquer forma, para ter certeza que se trata desse problema mecânico, acho que eu teria que colocar um manômetro da linha para medir a pressão de saída e não tenho como fazer isso.

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, lucas35 disse:

não é problema elétrico, é mecânico

Suspeitei desde o princípio.

13 horas atrás, Luís Lobo disse:

um manômetro da linha para medir a pressão de saída e não tenho como fazer isso

Lacrada e com gás, de fato isso não é pra qualquer um. Mas você pode ter indícios disso analisado p.ex. a corrente, tensão, temperatura, ruídos... resumindo ... o que você já fez. 😁

13 horas atrás, Luís Lobo disse:

Tirei os dados do folha de dados do site do fabricante e está coerente com o que eu medi na prática.

10!

Postado

Obstrução parcial no filtro secador ou capilar também causa aumento no consumo ...

É normal o compressor não partir logo depois de desligado pois o sistema  está pressurizado e o ptc ainda está  quente...

• Curtir 1
Postado

@Eder Neumann

6 horas atrás, Eder Neumann disse:

ele desliga o compressor pelo termostato ou fica direto?

pode ser o termostato o problema que mantem o compressor 24/7

Então, nos testes que eu fiz o compressor parou sozinho, mesmo com a placa mandando tensão e antes do protetor térmico atuar. O Termostato nem chegou a atuar já que a temperatura interna ainda estava bem acima do ajustado. 

@Alexandre RS

2 horas atrás, Alexandre RS disse:

Obstrução parcial no filtro secador ou capilar também causa aumento no consumo ...

Há alguma maneira de testar essa obstrução do filtro secador ou capilar sem abrir o circuito?

2 horas atrás, Alexandre RS disse:

É normal o compressor não partir logo depois de desligado pois o sistema  está pressurizado e o ptc ainda está  quente...

Alexandre, mas em um equipamento novo, que está operando normalmente, como funciona?

Por exemplo, estou com uma geladeira desligada a alguns dias, e ligo ela novamente. O compressor vai trabalhar por um bom tempo de forma contínua até que o termostato interno indique que o compressor pode desligar. Caso eu abra a geladeira e a temperatura caia rapidamente, o compressor em bom estado consegue partir normalmente mesmo logo depois de ter operado por um longo período? Ou se aplicaria e mesma situação que você mencionou acima: PTC ainda estaria quente?

Postado

tente baixar a posição do termostato para o mais quente possível e veja se ele está atuando...

outro detalhe é observar se ela está gelando adequadamente, no geral se houver umidade na superficie de troca de calor do congelador ela se congela em alguns segundos...

Postado

Sou mecânico de Refrigeração. Esses sintomas referem à essas possíveis causas:

1) filtro obstruído (como bem lembrado pelo @Alexandre RS )

2) excesso de óleo na linha que não retornou ao compressor, o que satura o filtro e estrangula o capilar;

3) condensador sujo ou mal ventilado. O fluído não condensa, retorna como gás, aumentando a pressão de sucção;

4) outras sujidades que entopem o capilar, que faz cair a pressão de sucção e aumenta a pressão de descarga. 

Estes fatores isolados ou somados, fazem aumentar a temperatura do bobinado, desarmando o PTC. E a temperatura é por volta de 90 a120° C.

Eu, para resolver, abriria a linha, trocava o filtro, lavaria o condensador e o evaporador com R-141b + nitrogênio até retirar todo o óleo das linhas e faria a reoperacao. 

Antes de ressoldar e reoperar, lacraria a descarga, colocaria um filtro na sucção e ligaria para ver se tem compressão. Nesse teste, vai a perto de 400 PSI até trancar. Sem compressão, fica bem abaixo disso e funcionando "normalmente". 

A consequência das causas acima, é a abertura das palhetas, que pifam, não conseguem reter as pressões e deixam vazar da alta para baixa ou vice-versa. O teste de pressão revela isso. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...