Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com o Atmega2560V-8AU


Posts recomendados

Boa tarde. 

Estou com algum problema com o Atmega2560V-8AU e não estou sabendo identificar. Eu montei o circuito abaixo, acredito que a montagem esteja certa. Também consigo realizar a gravação do programa nele. Mas quando energizo nada acontece. Já coloquei alguns pinos em alto para testar se chega tensão e não obtive resposta. Acredito que apesar de eu conseguir gravar o programa por alguma razão ele não está rodando.

OBS: No lugar do diodo comum do pino 26 eu coloquei um LED que fica piscando quando eu gravo o bootloader.

 

image.png.239c36711012f1e782afae7cdbe66983.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aquele reset ligado no dtr tá perturbador. Verifique se o reset está no nível certo durante o run time. Verifique também se o cristal está oscilando ou alguma configuração dele mas não sem antes verificar a alimentação do mc. Mostre seu programa pisca led, qual compilador, programador e tal.

16 minutos atrás, Paulo Estêvão disse:

No lugar do diodo comum do pino 26 eu coloquei um LED que fica piscando quando eu gravo o bootloader.

Está certo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, .if disse:

Aquele reset ligado no dtr tá perturbador. Verifique se o reset está no nível certo durante o run time. Verifique também se o cristal está oscilando ou alguma configuração dele mas não sem antes verificar a alimentação do mc. Mostre seu programa pisca led, qual compilador, programador e tal.

Está certo isso?

O atmega está com a alimentação certa e já chequei a tensão em seus terminais de alimentação. Não verifiquei o cristal mas se ele estivesse falho não gravaria o programa, certo? Estou usando o compilador da própria ide do arduino genuinio e o programador MegaCore. O programa pisca led é o Blink da própria IDE do arduíno. Já testei ele usando um módulo e deu certo. Mas quando passo pra esse outro não dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok de nada.

Como não vi o programa, permanece a suspeita que tem alguma cagadinha nele bem como em alguma configuração, p.ex. setup dos periféricos, opção de gravar com ou sem boot loader, release, debug e etc.

16 minutos atrás, Paulo Estêvão disse:

pisca led é o Blink da própria IDE do arduíno. Já testei ele usando um módulo e deu certo

Alternativamente podes verificar o que o módulo tem que o seu não tem e vice versa.

Obs: não conheço tal mc... foram dicas genéricas ok? Aguarde algum expert de boa vontade...

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Paulo Estêvão disse:

Já testei ele usando um módulo e deu certo. Mas quando passo pra esse outro não dá.

Não entendi bem essa parte que você falou.

 

Vamos por partes:

1- você fez um arduíno stand Alone?

2- nesse arduíno, rodou o pisca led (Blink da ide)

3- você tentou mudar a velocidade de piscar do Blink e funcionou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto Eu testei o Blink num módulo de Arduino (atmega2560) e deu certo. O circuito na imagem foi impresso numa placa e fiz toda a montagem de acordo com ele, usando um atmega2560V-8AU e outros componentes. Nesse circuito eu consigo gravar os programas mas eles não rodam. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Estêvão ,

 

O 2560V-8 roda no máximo a 8 Mhz ... , não vai rodar a 16 Mhz que é o padrão do Arduino 2560 .....

 

Teria de regravar os seus Fuses adequadamente para funcionar a 8 Mhz, e se rodar código normal dos Arduínos vai ter problema de temporização e de comunicação serial .... pois a sua velocidade de execução é a metade e assim todos os tempos envolvidos teriam o dobro da duração correta.

 

Sugiro uma boa lida aqui :

https://arduino.stackexchange.com/questions/39331/bootloader-and-boards-definition-for-atmega2560v-8au-at-8-mhz-3-3v

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@aphawk Obrigado!

 

@Thiago Miotto Eu acabei mudando para o 2560V-16au. Meu cristal está certo mas o problema continua.

Segue foto do gravador, ele possui 6 pinos para a gravação.

Gravador.thumb.jpeg.f0e5102609c2db9abc5e677aabad8649.jpeg
 

@aphawk Eu acabei mudando para o 2560V-16 e estou usando um cristal de16 Mhz. Continuo a conseguir gravar o programa mas ele não roda. Ja conferi as ligações da minha placa e estão de acordo com o esquemático. Meu único receio é que eu tenha criado um setup errado para trabalhar com o 2560V-16. Por acaso você teria algum esquemático de uma montagem padrão do 2560V-16 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!