Ir ao conteúdo

Circuito standby com um botão

Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu estou projetando uma tranca de porta, e para terminar, preciso de um circuito que possa trancar e destrancar a porta com o mesmo botão.

Depois de muito pesquisar, descobri que usa um Flip Flop pra fazer funcionar, então tentei usar um flip flop D, com o CI 74HC74.

Quero usar esse CI porque da pra mim testar e tenho que assegurar que a fonte de d energia do projeto não dependa somente da tomada( ja que em um apagão, a porta ficaria trancada e provavelmente eu dentro).

Gostaria que alguem me ajudasse com esse projeto, ja que testei esse circuito varias vezes e não deu certo.

Ou pelo menos me explicasse como exatamente o 74HC74 funciona, pra mim projetar um circuito que funciona.

obrigado pela atenção.

Postado
3 horas atrás, Drivmarcos disse:

Ou pelo menos me explicasse como exatamente o 74HC74 funciona, pra mim projetar um circuito que funciona.

Ele tem várias funções, depende de como você monta o circuito.

Porém a principal é o liga/desliga tradicional que tem em qualquer aparelho eletrônico: apertou o botão fica ligado, apertou de novo desliga. 

Se acabar a energia quando voltar sempre inicia sempre desligado, independente de se antes estava ligado ou não. 

3 horas atrás, Drivmarcos disse:

Quero usar esse CI porque da pra mim testar e tenho que assegurar que a fonte de d energia do projeto não dependa somente da tomada( ja que em um apagão, a porta ficaria trancada e provavelmente eu dentro).

O CI sozinho não te garante em nada sobre abrir a porta sem energia. 

Pra isso você deve ter um sistema que se abra com chave, ou então uma bateria pra soltar a trava. 

Aliás, pra esse tipo de porta não vejo ninguém colocar circuito eletrônico. Só um botão tipo campainha pra abrir, pois pra fechar é só empurrar. 

Poderia explicar melhor de que tipo de portão se trata? 

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Drivmarcos disse:

testei esse circuito varias vezes e não deu certo.

Qual circuito testou? Publique desenho e/ou foto. Algo como...

rQl8H.jpg...?

Postado

@Renato.88 nao é pra um portão, e sim pra uma porta de quarto, eu ate pesquisei sobre a ideia de usar um daqueles solenoides de Arduino que faria isso que você falou, mas, como eu disse, o circuito não pode depender so da tomada pra funcionar, por isso quero usar uma bateria de 9v (com regulador de tensão claro), e queria que o circuito apenas trancasse quando eu apertasse o botão, e não quando eu fechasse a porta, alem de que vou usar um motor pra abrir a porta, assim mantendo a tensão baixa pra não depender somente da tomada. E tambem vou usar uma chave magnética do lado de fora pra destrancar ou trancar.

IMG_20210120_082328992.jpg

@.if tentei criar um circuito usando o 74hc74, no Tinkercad, mas tida vez que iniciava, as duas lampadas ficavam acesas, ou o CI queimava.

Claro ainda ta muito simples, e por isso busquei um outro sistema na net, mas esse usava o 74ls74, e refazendo o circuito com o hc, o CI queimava porque tava dando tensão exedente nas portas, mesmo tendo regulado a tensão do projeto pra 5v 20mA.

IMG-20210120-WA0000.jpeg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não conheço o aplicativo mas parece bem bacaninha. Mas sinistro o ci 'queimar'. Talvez ele não goste das entradas em aberto ou flutuando. Jumpeie-as pro gnd pra ver. Também penso que não precisa do 15R no +5.

Seu sistema como um todo me parece carecer de um timer, sensor de curso, sensor de aberto e etc. Com o tempo você até bola um sisteminha com "criptografia". Tipo 2 botões, pra abrir tem que pressionar um e apertar o outro três vezes no prazo de um segundo... inventei isso agora...😁

Postado
4 minutos atrás, .if disse:

Também penso que não precisa do 15R no +5.

Não entendi mt bem. Mas vou testar la

5 minutos atrás, .if disse:

Com o tempo você até bola um sisteminha com "criptografia". Tipo 2 botões, pra abrir tem que pressionar um e apertar o outro três vezes no prazo de um segundo... inventei isso agora...

Assim, to tentando fazer o flip flop pra não precisar de dois botões, porque ate tenho um sistema que usa 2 botões fácil de fazer, mas não ficaria legal pra abrir pelo lado de fora, a minha ideia é usar aquelas chaves magnética, que quando aproxima o ímã, ela tranca a porta ou destranca.

• Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, Drivmarcos disse:

Não entendi mt bem

peça colorida no canto superior direito no seu proto board que conecta saída 7805 ao barramento.

21 minutos atrás, Drivmarcos disse:

fazer o flip flop pra não precisar de dois botões, porque ate tenho um sistema que usa 2 botões fácil de fazer

ok... apesar que o que tentei te passar é um pouco além disso. Mas sim, tens razão.. perdoe minha precipitação... ainda não é seu momento.

23 minutos atrás, Drivmarcos disse:

minha ideia é usar aquelas chaves magnética, que quando aproxima o ímã, ela tranca a porta ou destranca

Não conheço mas acho que entendi. Só não deixe o solenóide ou motor acionado o tempo todo - que é a característica do flip flop - pois consome a bateria e ...

Bem, ... me parece que estás no início de carreira tens um longo caminho a percorrer e pedras e tropeços fazem parte dele. Conte conosco pra não te deixar cair.. na medida do possível, claro...🙃

Postado

Cara, você já vai precisar de algo relativamente complexo pra ler a chave. Eu já iria pro arduíno, pois a economia que você conseguira em fazer o sabe e fecha sem ci vai ir embora depois

7 minutos atrás, .if disse:

Só não deixe o solenóide ou motor acionado o tempo todo - que é a característica do flip flop - pois consome a bateria e ...

Isso vai requerer alguma criatividade do autor.

Numa tranca normal, a trava da porta é feito por molas mecânicas, e o acionamento da solenóide, destrava a mola. Ao abrir e fechar, a mola se rearma novamente, de forma mecânica, quando a trava abre. Como o autor quer que o sistema abra e fecha de forma eletrônica, precisará ou de um conjunto de 2 solenóides, uma para trava e outra para posicionar, ou então de uma trava acionada por motor, ligado em ponte h para poder travar e destravar.

Postado
37 minutos atrás, .if disse:

Só não deixe o solenóide ou motor acionado o tempo todo - que é a característica do flip flop - pois consome a bateria e ...

Bom, a ideia era fazer um corte de carga logo depois, pra só soltar um pulso.

37 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Cara, você já vai precisar de algo relativamente complexo pra ler a chave. Eu já iria pro arduíno, pois a economia que você conseguira em fazer o sabe e fecha sem ci vai ir embora depois

38 minutos atrás, .if disse:

Isso vai requerer alguma criatividade do autor.

Numa tranca normal, a trava da porta é feito por molas mecânicas, e o acionamento da solenóide, destrava a mola. Ao abrir e fechar, a mola se rearma novamente, de forma mecânica, quando a trava abre. Como o autor quer que o sistema abra e fecha de forma eletrônica, precisará ou de um conjunto de 2 solenóides, uma para trava e outra para posicionar, ou então de uma trava acionada por motor, ligado em ponte h para poder travar e destravar.

Bom, ate gostaria de usar o arduino, mas não tenho como comprar, entao o curcuito integrado se torma mais acessível.

Quanto ao solenóide, eu ja olhei aquele q usam em arduino, q tem mola e tal, e eu quero usar ele por ser mais fácil e tal, pois so com um botão o circuito ja tava pronto.

Mas tem um problema q se for possivel resolver ja é mt bom: eu teria que conectar o solenoide numa fonte de 12v, isso na tomada e tal, mas e se acabasse a energia da casa e tal, como eu iria abrir a porta, ja que o solenoide consome 12v?

Eu tinha pensado no circuito porque era de baixa tensão, e caso ouvesse um incidente, era so conectar qualquer coisa, pilha ou um power bank mesmo pra poder manter a porta ate a luz volta.

42 minutos atrás, .if disse:

Bem, ... me parece que estás no início de carreira tens um longo caminho a percorrer e pedras e tropeços fazem parte dele. Conte conosco pra não te deixar cair.. na medida do possível, claro...🙃

obrigado pela ajuda, gosto mt da eletrônica porque me dá um mundo pra criar, mas ainda n sei as regras desse mundo direito🙃, fiz um curso de eletronica digital basica, mas gostaria de mais algum conhecimento, se alguém tiver um canal ou uma ajuda ai agradeço.👍

Postado
10 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Já viram essa plaquinha?

Mt top cara, perfect aq pra mim

Então gostaria de mudar o tema....  E se em vez de usar um circuito complexo com CI ou arduino e tal, eu usasse aquele solenoide fechadura (imagem 1)

Que tranca so de empurrar (como a sugestão abaixo:

6 horas atrás, Renato.88 disse:

Aliás, pra esse tipo de porta não vejo ninguém colocar circuito eletrônico. Só um botão tipo campainha pra abrir, pois pra fechar é só empurrar. 

E usar apenas um botão e um interruptor magnetico pra ser a chave da porta, tudo alimentado com uma fonte de 12v.

Caso aconteça de acabar a luz aqui em casa, como posso evitar de ficar trancado porque o circuito nao tem energia? 

Ps:esse é o motivo de eu tentar usar o CI em vez de so usar o solenoide e tal.

Screenshot_20210120-114015.png

4 horas atrás, .if disse:

Qual circuito testou? Publique desenho e/ou foto. Algo como...

rQl8H.jpg...?

To usando algo como isso:

16111540748294695050883499016295.jpg

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Drivmarcos disse:

algo como isso:

a lesma lerda.

1 hora atrás, Drivmarcos disse:

como posso evitar de ficar trancado porque o circuito nao tem energia? 

Use bateria 12v. (ou se morar no 1º andar, pule a janela🙃.. ai que sem graça 😑)

No caso da fechadura que você citou, penso não tem a ver com flip flop. Só energiza, ela atraca. Tem + a ver com timer tipo se você encostar no botão e manter pressionado um tempão vai descarregar bateria e aí sim, vai ficar trancado pra sempre. Com timer só dá um tranquinho pra destravar.

Postado
1 hora atrás, .if disse:

Tem + a ver com timer tipo se você encostar no botão e manter pressionado um tempão vai descarregar bateria e aí sim, vai ficar trancado pra sempre. Com timer só dá um tranquinho pra destravar.

Esse solenoide funciona ao contrário, ele sem energia fica travado, quando você liga ele, o solenoide puxa e destranca a porta, ett eu vou so colocar um botao q você aperta rapidin so pra destrancar.

Vou tentar comprar tudo da china pra ficar mais barato, porque so o solenoide e a fonte aq no brasil dica por uns 200 conto, e no ali express é so 70

Pensei numa ideia:

Coloco o solenoide conectado na fonte e com um botão entre os dois, abrir é so apertar o botão.

Caso fique sem luz aq em casa e a fonte pare, eu uso uma pilha 12v pra manter o funcionamento ate a luz voltar.... o que vcs acham?

• Membro VIP
Postado

solenoide e a fonte aq no brasil dica por uns 200 conto, e no ali express é so 70

Puts.. que fonte é essa?!! Qualquer uma de 12V 2A (clique) ou até mesmo 1A te atende direitinho neste projeto. Certa feita comprei uma de 2A barata d+ e senti vontade medir... e num é que deu 2A sem cair a V mesmo??? Desmontei pra ver e o circuito era excepcionalmente decente, placa dupla face, filtro de linha, dissipador, proteções e etc... Achei bem sinistro.

sem energia fica travado, quando você liga ele, o solenoide puxa e destranca a porta,

Suspeitei desde o princípio.

Postado
10 minutos atrás, .if disse:

Puts.. que fonte é essa?!! Qualquer uma de 12V 2A (clique) ou até mesmo 1A te atende direitinho neste projeto. Certa feita comprei uma de 2A barata d+ e senti vontade medir... e num é que deu 2A sem cair a V mesmo??? Desmontei pra ver e o circuito era excepcionalmente decente, placa dupla face, filtro de linha, dissipador, proteções e etc... Achei bem sinistro

o que vou usar é uma mini fonte 12v, pesquisa q tem tipo uma plaquinha bem pequena, pra não ocupar tomada e ficar bem mais bem feito dentro da parede.

Sera q isso vai funcionar?

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Drivmarcos disse:

Sera q isso vai funcionar?

Esta fontinha tem que ter capacidade de corrente do solenoide pelo menos. Mas sim, mesmo se não tiver pode funcionar: p.ex. adaptar um capacitor maior pode dar um pulso rápido de corrente alta pra desarmar seu solenóide. Foi insight teórico. Na real, só testando mesmo.

A propósito, há alguns anos comprei destas fontinhas (driver de led ~do tamanho de duas unhas.) por R$1,00.. sério. Tive que comprar 20.

Portanto, alguém pode estar querendo furar seu olho com aquele orçamento. Fica xperrto!😁

Postado
1 hora atrás, .if disse:

Esta fontinha tem que ter capacidade de corrente do solenoide pelo menos. Mas sim, mesmo se não tiver pode funcionar: p.ex. adaptar um capacitor maior pode dar um pulso rápido de corrente alta pra desarmar seu solenóide. Foi insight teórico. Na real, só testando mesmo.

A propósito, há alguns anos comprei destas fontinhas (driver de led ~do tamanho de duas unhas.) por R$1,00.. sério. Tive que comprar 20.

Portanto, alguém pode estar querendo furar seu olho com aquele orçamento. Fica xperrto!😁

Acho q da, ja q ela é de 450mA, mas se n, eu compro um carrrgador 12v mesmo e desmonto.

Esses negócios no Brasil é mt caro, essa plaquinha no mercado livre ta a 160 conto. Os cara que mete a faca mesmo kkkk

• Solução
Postado
8 horas atrás, Drivmarcos disse:

Mt top cara, perfect aq pra mim

Desculpe, cara, naquela hora mal liguei o PC, apareceu uma urgência.

Mas vamos lá:

Aquela plaquinha já é um flip-flop que pode funcionar de 4 modos diferentes:

Modo 1 - Quando você liga, ela não põe nenhum sinal na saída. Quando você toca, ela põe Vcc na saída e mantém assim até você tirar o dedo. Quando tira o dedo, ela desliga a saída.

Modo 2 - Quando você liga, ela não põe nenhum sinal na saída. Quando você toca, ela põe Vcc na saída. Aí você pode tirar o dedo que ela mantém Vcc na saída. Quando você dá um segundo toque, ela desliga a saída.

Os modos 3 e 4 são iguais exceto pelo momento em que você energiza. Nos modos 3 e 4 ela inicia ligada, pondo Vcc na saída.

Olha lá:

TTP223a.thumb.jpg.b977d80ba0012d668435af9a8dba606f.jpg

Modo 1 - ponto A aberto e ponto B aberto

Modo 2 - ponto A aberto e ponto B fechado

Modos 3 e 4 - ponto A fechado e ponto B aberto ou fechado

E um esquema rabiscado aqui, os mestres do fórum podem querer corrigir:

fechadura.thumb.jpg.00931eb95e01a4c1378e5e314af68a04.jpg

F é fechadura. A fonte de 12v pode ser uma bateria do tipo 23A, que a fechadura deve gastar como um relé, talvez... É bom dar uma verificada. E para evitar ficar preso, essa bateria pode ser até do tipo recarregável e ficar o tempo todo na tomada, um tipo de no-break. Ou ser uma fonte, mesmo, dessas que o @.if falou...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...