Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro no HD '' Current Pending Sector Count '' no Crystaldiskinfo


Posts recomendados

Olá bom dia a todos,pessoal,rodei um software no notebook no qual uso em meu trabalho,sempre tive dúvidas quando se tratava desse HD,por que ele apresentava muita lentidão no sistema,e chegou a corromper arquivos do SO uma vez.

Rodei o Crystaldiskinfo e ele mostrou status de alerta,anexei um print abaixo da tela, o erro mostra '' Current Pending Sector Count '' que traduzindo para o português é Contagem atual sector pendente

O que realmente é esse erro, é importante ? Esse HD já possui muito tempo de uso,será que representa riscos de perde-lo a qualquer momento ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Willian_Souza disse:

Olá bom dia a todos,pessoal,rodei um software no notebook no qual uso em meu trabalho,sempre tive dúvidas quando se tratava desse HD,por que ele apresentava muita lentidão no sistema,e chegou a corromper arquivos do SO uma vez.

Rodei o Crystaldiskinfo e ele mostrou status de alerta,anexei um print abaixo da tela, o erro mostra '' Current Pending Sector Count '' que traduzindo para o português é Contagem atual sector pendente

O que realmente é esse erro, é importante ? Esse HD já possui muito tempo de uso,será que representa riscos de perde-lo a qualquer momento ?

 

Só possui esse erro? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Willian_Souza Eu já havia lhe explicado no seguinte tópico:

 

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem badblocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).
 
"Current Pending Sector Count" =  Indica a existência de setores cuja escrita ou leitura de dados falhou e é necessário uma análise para detectar se a falha pode ser corrigida ou se é um defeito físico.
 
"Reallocated Sectors Count" = Já existem badblocks físicos no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).
 

Causas do badblock:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

 

Apesar da existência de badblocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

 

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK /R, tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).
 
PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)
 

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Só possui esse erro? 

Esse seriam os erros principais: 

Atributos que indicam problemas no próprio HD, sendo os principais:

 

- "Uncorrectable Sectors Count" = Existem badblocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).
- "Current Pending Sector Count" =  Indica a existência de setores cuja escrita ou leitura de dados falhou e é necessário uma análise para detectar se a falha pode ser corrigida ou se é um defeito físico.
- "Reallocated Sectors Count" = Já existem badblocks físicos no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).

 

Peguei de um tópico no qual o @GabrielLV respondeu para um cara , acho que era até você , deixei anotado aqui quando vi. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Willian_Souza

Eu já expliquei isso duas vezes. Veja minha resposta:

 

4 horas atrás, GabrielLV disse:

"Current Pending Sector Count" =  Indica a existência de setores cuja escrita ou leitura de dados falhou e é necessário uma análise para detectar se a falha pode ser corrigida ou se é um defeito físico.
 

Apesar da existência de badblocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

 

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK /R, tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  1. @GabrielLVEu baixei o crystaldiskinfo e me foi informado o mesmo erro já citado e apresentado a solução.
    Entretanto, após executar o procedimento indicado permaneceu com o mesmo alerta, então posso deduzir que o HDD permanece com o defeito de leitura e sem a verificação adequada? Ou ele já leu e o erro foi reconhecido e não foi possível resolver?
     
  2. Caso seja a situação onde o erro permanece e não foi possível resolver, e considerando que não tenho condições atuais para a troca do HDD por outro novo ou para um SDD novo, o indicado seria fazer um backup, certo? Como poderia proceder? Possuo um HD externo de 1T, como posso proceder pra fazer esse backup e manter meus dados em segurança e permanecer com o HDD que já utilizo, ciente que é um risco permanecer com ele??

Segue em anexo a foto da leitura do crystaldiskinfo...
 

image.png.cd3a2d96fc4ba4547e2fd8db5f5f1022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Kalnobre disse:
  1. @GabrielLVEu abaixei o crystaldiskinfo e me foi informado o mesmo erro já citado e apresentado a solução.

"Baixei" é o correto, não "abaixei"👍

 

10 horas atrás, Kalnobre disse:
  1. Entretanto, após executar o procedimento indicado permaneceu com o mesmo alerta, então posso deduzir que o HDD permanece com o defeito de leitura e sem a verificação adequada? Ou ele já leu e o erro foi reconhecido e não foi possível resolver?

Provavelmente se trata de um falso positivo do programa. Analise seu HD com outro programa, como o Seatools:

https://www.seagate.com/files/www-content/support-content/downloads/seatools/_shared/downloads/SeaToolsforWindowsSetup.exe

 

Com seu HD selecionado, execute os quatro testes ali (sendo eles: Controle S.M.A.R.T., Teste rápido automático da unidade, genérico rápido). Caso queira fazer teste completo na unidade, faça também o teste Genérico Completo, que pode demorar até 1 hora, mas é uma análise extra para garantir que a unidade está em bom estado.

 

10 horas atrás, Kalnobre disse:
  1. Ou ele já leu e o erro foi reconhecido e não foi possível resolver?

Se o erro não tivesse solução, ele automaticamente iria acender o "uncorrectable sectors count". Isso não ocorreu mesmo após o chkdsk /r provavelmente por um erro de calculo do software (infelizmente os programas de análise de HDs/SSDs não são totalmente confiáveis pois utilizam o S.M.A.R.T. para análise, que por si só não é totalmente confiável, portanto, o ideal é sempre utilizar dois programas de análise para verificar a saúde de uma unidade).

 

10 horas atrás, Kalnobre disse:
  1. Caso seja a situação onde o erro permanece e não foi possível resolver, e considerando que não tenho condições atuais para a troca do HDD por outro novo ou para um SDD novo, o indicado seria fazer um backup, certo? Como poderia proceder? Possuo um HD externo de 1T, como posso proceder pra fazer esse backup e manter meus dados em segurança e permanecer com o HDD que já utilizo, ciente que é um risco permanecer com ele??

Backups devem ser realizados mesmo se a unidade estiver em bom estado. Imprevistos podem ocorrer a qualquer hora do dia. Você pode continuar utilizando o seu HD sem nenhum problema a menos que exista alguma falha de natureza grave (o que não é o seu caso). Apenas garanta que você sempre terá seus arquivos salvos em mais de um lugar (sempre tenha um backup). Salve seus arquivos no seu HD externo e, se você ainda não utiliza, considere seriamente em utilizar um serviço de nuvem para para armazena-los também (Google Drive, One Drive, etc).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Como são só 2 setores instáveis, ainda dá pra usar, mas fique observando, se aumentar, já recomendo backup e substituição, ou antes da substituição, chkdsk /r ou HDD regenerator. Obs: o HDD regenerator é só para esses casos como o seu, de 2 setores, e assim mesmo fazendo um backup antes de executar o programa. Em caso de estado crítico ou erro uncorrectable sector count (contagem de setores irrecuperáveis), não force as cabeças de leitura, e sim envie para uma especializada em recuperação de dados se houver informações importantes naquele setor, se não tente isolar criando uma partição que cubra um bom entorno dos bad blocks e deixe um pouco de espaço bom isolado, crie a(s) partições de espaço bom com o MiniTool Partition Wizard free, para você mover partições existentes até chegar no bad block, um pouco longes do bad block, e depois exclua a partição do bad block, deixando esse espaço não alocado, porquê o bad block é como uma encosta que ocorreu um deslizamento de terra e, se forem construídas casas próximo ao deslizamento, vão forçar a estrutura e vão derrubar a encosta(causar novos bad blocks). Se você conseguir isolar os bad blocks, fique monitorando o HD e se aumentar os bad blocks, lixeira, se aumentar o current pending sector count faça um teste com o HD tune, se não achar bad blocks, use o HDD regenerator na função scan and repair, para tentar recuperar, se for bad block, isole novamente, se o último bad block ficar após a metade da grade do HD tune(após a metade do disco), ache uma lixeira e jogue fora, se puder isolar, bom, mas CUIDADO: NÃO COLOQUE INFORMAÇÕES IMPORTANTES NESSE DISCO, de preferência use ele para guardar arquivos como aqueles desnecessários que você não quer excluir, ou arquivos que possa baixar de novo, como músicas, filmes, imagens iso de instalação do sistema, entre outras coisas que você possa baixar de novo, se pifar, é só baixar, mas não algum arquivo importante como fotos, vídeos, documentos, programas, etc, que o porteiro da minha escola é guitarrista e dono de uma banda, e ele gravou vídeos de apresentações em um SSD de procedência duvidosa, e o vídeo principal caiu em um bad block, corrompeu e não acessou mais, por isso a importância de excluir a partição que está o bad block, deixando ele em um espaço não alocado, porquê assim ele está sem sistema de arquivos, e consequentemente, nada vai cair nele, deixando seus dados em um perigo menor, por isso usar ele para a finalidade que falei ou até você ter condição de comprar outro. Dica: tenha três HDs, 2 da mesma capacidade(1 para uso cotidiano), 1 para backup e o terceiro, de capacidade menor porquê se for programas ou o Windows causando bad blocks eles não destruirão o seu bckup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!