Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@WOZ Dods Por uns testes de benchmarking que vi aqui, o i5-11400F é superior em multitarefas, programas e jogos em relação ao Ryzen 5 3600, mesmo com clock base e cache menores e litografia pior que esse Ryzen, e por um preço abaixo. Pra mim na verdade o que interessa é a capacidade do processador em multitarefas e em rodar programas que exigem, pois às vezes necessita abrir várias mesas de poker ao mesmo tempo pra jogar sem que o PC trave ou dê leg, e tudo isso com programas auxiliares de poker abertos ao mesmo tempo.

A capacidade do processador pra jogos pra mim tanto faz, já que não vou jogar nada além de poker online. Por isso mesmo também não faço questão de uma GPU ótima. Pra mim bastaria uma GPU qualquer que fizesse meu monitor funcionar (não ficar com a tela preta sem exibir imagem), que fosse compatível com o windows 10 (64 bits), e que também fosse compatível com uma MB que suporte o i5-11400F. você teria noção de qual a mais barata possível e que cumpra esses requisitos?

Dessa forma, eu conseguiria manter o i5-11400F (que é um pouco melhor que o i5-10400, pro que eu preciso, e por praticamente o mesmo valor que ele) com uma GPU dedicada bem barata, sem que isso acabe ficando muito mais caro do que se eu já comprasse o i5-10400, que já vem com GPU integrada. Se eu achasse uma GPU barata dedicada e que cumpra os requisitos que te falei, ficar com o i5-11400F seja melhor do pegar o i5-10400 ou do que pegar outra CPU da AMD similar (como o Ryzen 5 3600). O que você acha?

• Curtir 1
Postado

@flicky Eu procuraria o 10400 (sem F), pois ele tem vídeo integrado. Como já disse várias vezes, GPUs estão difíceis de encontrar e quando se encontra o preço é elevado demais para compensar (mesmo as mais simples). O 10400 tem desempenho similar com a vantagem de consumir menos. Acredito que para a sua atividade qualquer um dos três teria muito mais desempenho do que o necessário. Todos os processadores modernos das linhas i3 e Ryzen 3 para cima são mais que suficientes para isso, mesmo que estivesse fazendo streaming das suas partidas.

Placas mãe para Intel eu não tenho muita prática em escolher para as gerações atuais já que me concentrei nos últimos anos em montar AMD. Os critérios que eu utilizo para comprar uma placa-mãe para uso comum são:

Boa marca, durável, como MSI, Asus e Gigabyte.

Que tenha 4 slots de memória para futuros upgrades.

Que tenha um chipset e recursos condizentes com o que o usuário precisa.

Essa terceira parte, para usuários comuns, significa basicamente o mais básico ou o imediatamente acima dele.

O socket para Intel core 10ª e 11ª gerações tem que ser LGA 1200, mas recomendo que observe o chipset. 11ª geração NÃO é compatível com chipsets B460 e H410. Alguns chipsets vão requerer update como citei previamente.

Observando os preços de lojas aqui eu te afirmo que o 11400 vai custar substancialmente mais que o Ryzen 5 3600. O preço do processador em si é menor, mas a placa-mãe mais barata que encontrei compatível com ele custa mais de 1000 reais, enquanto uma de boa qualidade para o R5 3600 custa entre 500 e 600 reais.

Salvo engano essa placa-mãe cara para Intel ainda vai requerer update de BIOS com CPU de 10ª geração para funcionar.

Alternativamente, para o 10400, uma placa-mãe que preencha os requisitos que citei custa 900 reais na Kabum hoje. Ou seja, com Intel você vai comprar a CPU barata, mas as MBs estão bem mais caras. A mais barata que achei na Kabum custa 700 reais, mas isso só com dois slots para memória e sem dissipador no VRM. 

Seria esta a mais barata para 10ª geração: Placa-Mãe Asus EX-B460M-V5, Intel LGA 1200, mATX, DDR4 - R$ 699,90

é fraca, mas é de boa marca e certamente durável.

Esta seria a mínima que eu compraria para 10ª geração por ter 4 slots para memórias: Placa-Mãe Asus Prime B460M-A, Intel LGA 1200, mATX, DDR4 - R$ 895,90

E a mais barata para 11ª geração: Placa-Mãe Gigabyte Z490M, Intel LGA 1200, mATX, DDR4 - Z490M - R$ 1.179,90

Sinceramente, com esses preços não consigo entender como alguém pode defender montar Intel hoje. Estava bastante por fora e só agora entendi como estão caros. Observe que esta placa-mãe já preenche todos os requisitos para AMD: placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, AMD AM4, ATX, DDR4 - R$ 660,90

Isso sendo compatível com 5ª geração Ryzen para futuros upgrades e não precisando de update de BIOS. 

Enfim, mais uma vez eu iria de AMD. Se tivéssemos a placa-mãe B450M DS3H ainda em abundância no mercado (aparentemente está em falta então o preço subiu) ela também valeria a pena e o preço dela normal é abaixo de 600 reais.

Se repuserem os estoques certamente o preço voltará ao normal.

Nota: a mais barata que encontrei para 11ª geração Intel tem a opção de update de BIOS sem CPU: Placa-Mãe Gigabyte Z490M, Intel LGA 1200, mATX, DDR4 - Z490M - R$ 1.179,90

Observando outros sites percebo que houve uma alta em componentes na última semana ao nos últimos dias. Com essa alta eu recomendo que pondere sobre esperar para ver se pelo menos os preços de placa-mãe caem nos próximos dias.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods 

Nossa, eu não sabia que a maioria das placas-mães mais baratas pro i5-11400 estavam custando mais de mil reais. Se soubesse disso antes, nem cogitaria comprar uma CPU intel de décima ou décima-primeira geração. Um colega disse que a MB B560M-K é compatível com o i5-11400 (e acredito que seja mesmo), mas de qualquer forma ela não sai por menos de quase 900 reais, acima do que posso gastar numa MB atualmente.

O máximo que eu posso investir atualmente num pc desktop completo (incluindo monitor, mouse e teclado) pra jogar poker online seria aproximadamente 3 mil reais (ou pouca coisa a mais que isso). Então posso esquecer em querer pegar um intel nesse atual momento econômico pelo que já vi...

E, sendo assim, compensa então pegar logo um AMD mesmo, como você disse, tipo um ryzen 5 da série 3000, como o ryzen 5 3600 (ou até um ryzen 5 da série 2000) e depois pegar uma placa de vídeo barata qualquer compatível com windows 10 e com a placa-mãe selecionada. Isso caso as placas-mães minimamente boas compatíveis com ele sejam meio baratas né, menos de 700 reais. Se essa placa-mãe B450M DS3H que você citou (ou outra barata similar) for compatível com o ryzen 5 3600, valeria muito a pena pelo que você falou, ainda mais se achar ela por menos de 600.

No meu caso poderia ser uma placa-mãe com até apenas dois slots disponíveis para memória RAM. Inclusive, pra economizar agora que os preços não estão favoráveis, vou comprar só um slot de 8 GB, em vez de dois slots de 8 GB. Acredito que pra mim não teria necessidade de aumentar esse espaço por um longo tempo, já que nem de longe não vou jogar nada que exija mais de 16 GB de RAM no total.

No caso do ryzen, não sei se compensa já comprar um com GPU integrada ou não. Teria que pesquisar e ver certinho. O esquema é ir acompanhando os preços nos próximos dias como você falou e ver o que aparece de interessante da AMD de CPU e já investigar uma placa-mãe e a GPU (se não vier integrada) pra ela também. 

• Curtir 1
Postado
Em 21/01/2021 às 13:25, WOZ Dods disse:

image.thumb.png.c28d889046ca60921f1d0865be636f33.png

Perguntinha rápida, onde você faz essas "planilhas?"? Vai me ajudar em bastante coisa

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Observando os preços de lojas aqui eu te afirmo que o 11400 vai custar substancialmente mais que o Ryzen 5 3600. O preço do processador em si é menor, mas a placa-mãe mais barata que encontrei compatível com ele custa mais de 1000 reais, enquanto uma de boa qualidade para o R5 3600 custa entre 500 e 600 reais.

Só discordei disso porque existe a B560M-K, apesar de mais cara ao meu ver tem um bom VRM e aguenta bem o I5, ou estou errado?

• Amei 1
Postado
48 minutos atrás, flicky disse:

Nossa, eu não sabia que a maioria das placas-mães mais baratas pro i5-11400 estavam custando mais de mil reais. Se soubesse disso antes, nem cogitaria comprar uma CPU intel de décima ou décima-primeira geração. Um colega disse que a MB B560M-K é compatível com o i5-11400 (e acredito que seja mesmo), mas de qualquer forma ela não sai por menos de quase 900 reais, acima do que posso gastar numa MB atualmente.

Ela (a B560M-K) é 100% compatível com 11ª geração.

49 minutos atrás, flicky disse:

O máximo que eu posso investir atualmente num pc desktop completo (incluindo monitor, mouse e teclado) pra jogar poker online seria aproximadamente 3 mil reais (ou pouca coisa a mais que isso). Então posso esquecer em querer pegar um intel nesse atual momento econômico pelo que já vi...

Cara, recomendo que monitore o 10400 (sem K e com vídeo integrado), bem como o 3200G e 2200G da AMD. A hora que os preços voltarem ao normal, ou ao menos ficarem acessíveis, compre. Observe o mercado, monitore os preços. Com o andar da carruagem você tem que ser muito oportunista para comprar tudo por um bom preço.

52 minutos atrás, flicky disse:

No meu caso poderia ser uma placa-mãe com até apenas dois slots disponíveis para memória RAM. Inclusive, pra economizar agora que os preços não estão favoráveis, vou comprar só um slot de 8 GB, em vez de dois slots de 8 GB. Acredito que pra mim não teria necessidade de aumentar esse espaço por um longo tempo, já que nem de longe não vou jogar nada que exija mais de 16 GB de RAM no total.

Para sua atividade 8GBs seriam suficientes até poder adquirir mais. Só tenha em mente que seria um salto de performance quando adquirisse o segundo pente de memória.

52 minutos atrás, flicky disse:

No caso do ryzen, não sei se compensa já comprar um com GPU integrada ou não. Teria que pesquisar e ver certinho. O esquema é ir acompanhando os preços nos próximos dias como você falou e ver o que aparece de interessante da AMD de CPU e já investigar uma placa-mãe e a GPU (se não vier integrada) pra ela também. 

Vale a pena por que GPUs estão com um preço desproporcional ao que valem. As GPUs integradas dos Ryzen tem subido de preço constantemente justamente por terem se tornado a única opção "inteligente" para gamers ultimamente. Cabe a você, mais uma vez, monitorar os preços e comprar no momento oportuno.

41 minutos atrás, Normal user disse:

Perguntinha rápida, onde você faz essas "planilhas?"? Vai me ajudar em bastante coisa

6 horas atrás, WOZ Dods disse:

Excel, sempre. Tiro as linhas de grade, seleciono as células com um pouco de folga (linhas e colunas adjacentes para pegar todas as bordas) e colo aqui. Geralmente cola o texto em par com a imagem, mas aí é só deletar o texto e pronto, imagem bonitinha e super inteligível. Antigamente eu sabia como salvar planilhas como imagem, mas por alguma razão alienígena eu esqueci. :P

43 minutos atrás, Normal user disse:

Só discordei disso porque existe a B560M-K, apesar de mais cara ao meu ver tem um bom VRM e aguenta bem o I5, ou estou errado?

Cara, perspectivas conflitantes e cruzadas. Eu comprei B450M DS3H semana passada com preço abaixo de 600 reais, hoje custa quase 1000. Similarmente a MB citada está na casa dos 1000 reais. Tem que colocar tudo no papel para avaliar, mas concordo PLENAMENTE que para o @flicky seria ideal um processador Intel com vídeo integrado se esse custasse menos do que um AMD de desempenho similar ou com vídeo integrado. Depois desse fds eu tenho que pesquisar muito os preços para voltar a ter confiança em qualquer afirmação. Aparentemente muita coisa esgotou no mercado, mas como ponto de equilíbrio posso lhe afirmar que ainda temos muitas MBs medíocres para AMD custando muito menos que MBs medíocres para Intel... Não falo de falta de qualidade, mas falta de recursos, quando digo medíocre. Então cabe fazer dois orçamentos paralelos e avaliar os sacrifícios em cada um. Sinceramente para o OP eu acharia melhor mais processamento em detrimento do vídeo (vide Intel) do que o contrário (vide AMD) se o custo compensar.

Sério, sou fã do "underdog", mas não dá para ignorar que a Intel meio que virou o underdog esse ano.

48 minutos atrás, Normal user disse:

tem um bom VRM e aguenta bem o I5

Ah, essa parte específica... Cara, se o chipset suporta então a MB e o VRM aguenta. Não tem segredo além de uma boa ventilação no gabinete, o que deveria inclusive ser padrão se vivessemos em um mundo perfeito. System integrators (vide Pichau, Kabum e Terabyteshop) teriam falido há muito se essa fórmula não funcionasse, isso sem falar nas outras porqueiras americanas e afins. Sério, VRM BOM é para overclockers. Nenhum VRM de A320 vai explodir em um cogumelo atômico se você instalar um R7 3800 nele se o gabinete tiver o mínimo, bare minimum, de ventilação adequada. Sério.

• Obrigado 1
Postado
4 horas atrás, flicky disse:

Nossa, eu não sabia que a maioria das placas-mães mais baratas pro i5-11400 estavam custando mais de mil reais.

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asus-tuf-gaming-b460m-plus-ddr4-socket-lga1200-intel-b460 - 800 e pouquinho e olha que monstro de placa.

Se quiser baratear - https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asus-prime-h410m-e-ddr4-socket-lga1200-intel-h410-prime-h410m-e

Dica, diferença entre 10ª e 11ª geração não é quase nada.  Pega um 10400 que é um baita processador.

Não cheguei a olhar o resto da config, mas se couber no orçamento, ia nesse combo: https://www.pichau.com.br/pichau-kit-up-intel-i5-10400-asus-tuf-gaming-b460m-plus

• Curtir 2
Postado

@flicky Depois de ver os preços desanimei em comprar um PC agora, estou esperando baixar os preços para poder comprar um PC que não vá me deixar na mão, pretendo comprar o ryzen 5 4650 com GPU integrada, MB b450m dsh3( estava na promoção e acabei naão comprando), e pelo menos dois pentes de 8GB de HAM... Menos que isso acho que não é ideal para poker, você sabe bem o quanto uma travadinha pode "custar" no poker... Quando chegar a um veredicto final do que vai comprar, posta aqui pra eu ter uma noção se vale a pena também investir no teu orçamento...GL nas mesas!!!

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Dica, diferença entre 10ª e 11ª geração não é quase nada.  Pega um 10400 que é um baita processador

11400F custa igual ao 10400F e o Multi core do 11400F vai longe

agora, Mortom disse:

ryzen 5 4650 com GPU integrada

Com o preço dele você comprava um 5600x ou um processador melhor que ele + GPU

imagem_2021-06-01_132641.png

Os preços estão altos eu sei, mas dá pra montar com um hexa core sim.

O 10400F ou o 3600 podem ser usados em placas básicas que custam menos e poker não exige muito em placa de vídeo e a partir daí você gasta muito pouco.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods @Thiago Miotto @Normal user

E qual placa-mãe é melhor na sua opinião (desconsiderando o preço aqui) para o Ryzen 5 3600: uma B450M ou uma A520M? Qual das duas é melhor e mais moderna?

Quanto maior o número que vem depois da primeira letra do modelo da placa-mãe, mais moderna e melhor ela é, ou não necessariamente? (Ex.: Uma B460M é melhor do que uma B450?)

A placa-mãe ASUS Prime B450M-GAMING/BR seria uma placa-mãe suficientemente boa para o Ryzen 5 3600? Sabe me dizer se ela tem dissipador de fases no VRM? E é possível achar GPU bem barata compatível com ela também (por menos de 300 reais), só pra dar vídeo no monitor mesmo?

Postado
Em 03/06/2021 às 22:26, flicky disse:

E qual placa-mãe é melhor na sua opinião (desconsiderando o preço aqui) para o Ryzen 5 3600: uma B450M ou uma A520M? Qual das duas é melhor e mais moderna?

A A520M DS3H é superior às B450, só perdendo na ausência de opção de overclock. 

Quanto maior o número que vem depois da primeira letra do modelo da placa-mãe, mais moderna e melhor ela é, ou não necessariamente? (Ex.: Uma B460M é melhor do que uma B450?)

As séries de chipset da AMD seguem o critério de primeira letra e primeiro número para determinar o público alvo e atualidade. Observe a tabela para entender a diferença efetiva:

72e00246-c10c-44f0-8a8f-3605ffa35cc8.jpg

Observe que as iniciadas em "A" não suportam overclock, mas as que começam em X são para público entusiasta (tem funções especiais para overclock). As iniciadas em "B" são intermediárias a avançadas, dependendo do modelo e fabricante.

A placa-mãe ASUS Prime B450M-GAMING/BR seria uma placa-mãe suficientemente boa para o Ryzen 5 3600? Sabe me dizer se ela tem dissipador de fases no VRM? E é possível achar GPU bem barata compatível com ela também (por menos de 300 reais), só pra dar vídeo no monitor mesmo?

Prefiro uma B450M DS3H. Uma GPU simples/barata que seja compatível com windows 10 já seria suficiente. Tem que pesquisar, no entanto. As que tenho visto as pessoas comprarem são as GT 1030, mas vale comparar o preço com outros modelos.

Se achar alguma que custe menos de 300 reais mostre aqui, pois mesmo as mais simples só para dar vídeo tem custado mais que isso.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods

Muito obrigado pelos esclarecimentos, cara. Eu acabei achando essas informações sobre as MBs sem querer depois no site da AMD. Mas suas explicações me ajudaram a entender ainda melhor.

Se eu achar alguma GPU por menos de 300 te falo aqui, sim. Só pra confirmar: A GPU que eu escolher, além de ser compatível com windows 10, tem que ser compatível com a MB que eu escolher, certo? Logo, se eu escolher uma MB da Asus eu tenho que entrar no site da Asus, procurar o modelo de MB que comprei e ver as opções de GPUs compatíveis com ela? (No site da Asus não consegui achar as GPUs compatíveis com uma MB que estou pretendendo pegar.) Aliás, sabe me dizer se existe alguma MB A320 que já venha com bluetooth integrado (e se compensa pegar uma com bluetooth)?

@Mortom

Em 01/06/2021 às 13:14, Mortom disse:

Quando chegar a um veredicto final do que vai comprar, posta aqui pra eu ter uma noção se vale a pena também investir no teu orçamento...GL nas mesas!!!

Falo, sim cara. Por enquanto a única coisa que já peguei foi um SSD de 480 GB da Kingston, por um preço bem barato e ainda com cashback. De RAM tô pensando em pegar só um pente de 8 GB de RAM da Kingston também por enquanto e mais pra frente (dependendo do valor) colocar mais um pente idêntico de 8 GB. 

O resto dos componentes ainda estou pesquisando preços e analisando certinho. Mas não pretendo pegar mais do que um Ryzen 5 da série 2000 de CPU não, pelo menos não agora com esses preços. Acho que nem precisa também pelo que vi outros colegas comentando. E de GPU vou colocar a mais barata possível só pra dar vídeo no monitor mesmo. Não jogo esses jogos que precisam de GPU top.

Como consegui um SSD de tamanho bom, acredito que nem vou comprar um HDD agora pra economizar e vou ficar só com o SSD, já que todos os meus outros arquivos mais relevantes estão em um HD externo ou em nuvem. 

Então nesse PC novo pra jogar vou ficar sem arquivo anterior nenhum pra colocar nele.  Na verdade, acho que nem pretendo comprar um HDD pra ele depois, vou acabar comprando outro SSD do mesmo tamanho (ou maior) só pra aumentar o armazenamento. 

Postado
Em 07/06/2021 às 22:05, flicky disse:

Se eu achar alguma GPU por menos de 300 te falo aqui, sim. Só pra confirmar: A GPU que eu escolher, além de ser compatível com windows 10, tem que ser compatível com a MB que eu escolher, certo? Logo, se eu escolher uma MB da Asus eu tenho que entrar no site da Asus, procurar o modelo de MB que comprei e ver as opções de GPUs compatíveis com ela? (No site da Asus não consegui achar as GPUs compatíveis com uma MB que estou pretendendo pegar.) Aliás, sabe me dizer se existe alguma MB A320 que já venha com bluetooth integrado (e se compensa pegar uma com bluetooth)?

Toda GPU que tenha formato PCIe (todas fabricadas em uma década e meia ou mais) são 100% compatíveis com qualquer placa-mãe atual desde que sejam compatíveis com windows 10.

Não recomendo BT integrado. Compre um adaptador Orico 5.0 ou superior por 40 reais, você estará melhor servido. E não compre A320, compre a B450M DS3H que tem preço bom e permite upgrades no futuro.

O resto dos componentes ainda estou pesquisando preços e analisando certinho. Mas não pretendo pegar mais do que um Ryzen 5 da série 2000 de CPU não, pelo menos não agora com esses preços. Acho que nem precisa também pelo que vi outros colegas comentando. E de GPU vou colocar a mais barata possível só pra dar vídeo no monitor mesmo. Não jogo esses jogos que precisam de GPU top.

Ryzen 5 2600 é dinheiro jogado fora. Por dentro é exatamente a mesma coisa que o 1600 e custa mais caro, então ou pegue o 1600 ou o 3600, esquece que o 2600 existe a menos que ele esteja mais barato que os outros dois.

Falo, sim cara. Por enquanto a única coisa que já peguei foi um SSD de 480 GB da Kingston, por um preço bem barato e ainda com cashback. De RAM tô pensando em pegar só um pente de 8 GB de RAM da Kingston também por enquanto e mais pra frente (dependendo do valor) colocar mais um pente idêntico de 8 GB. 

Lamento muito que tenha pegado um kingston. Estou com uma pilha de SSDs dessa marca, todos estragaram prematuramente.

Espero que não compre memórias da referida marca. Entenda que essa é a mais medíocre das marcas consideradas confiáveis. Uma G.Skill, Geil ou XPG te serveria muito melhor pelo mesmo custo efetivo.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...