Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível montar um PC completo com R$ 3.000,00, para jogar POKER?


Posts recomendados

@Mortom O 2200G está em falta, o preço de outras opções está exorbitante. Achei ele aqui em minha cidade por 999 reais, sem cooler, o que realmente é um absurdo. Não creio que agora é o melhor momento para montar esse PC a menos que você consiga subir um pouco esse orçamento ou pelo menos comprar o monitor à prazo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mortom Pelo Aliexpress não recomendo. Ante ontem montei um orçamento nessa faixa de preço, mas isso fora o monitor e periféricos, veja aí: 

 

2129201823_Semttulo.png.2b7afa1ca31b10c00c78350470cc33ae.png

Se não for precisar de muito armazenamento de cara, pode cortar o HDD. Pode também adiar a compra de uma das memórias e baixar a MB para uma B520 ou B450 baratinha (se tiver como atualizar a BIOS para ficar compatível com essa CPU antes de instalar). No final terá um bom PC, pronto para jogar jogos leves hoje e pronto para receber upgrades no futuro, com uma CPU que aguentar GPUs bem parrudas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mortom Pois é. Do que eu orcei ontem já deve ter coisa que acabou. Minha recomendação agora que você tem o dinheiro na mão é monitorar os componentes uns dias. Hoje a A520M DS3H está apresentando uma opção interessante para reduzir o custo, custando 660 reais. Não é a melhor opção, mas pode monitorar ela, a B550M TUF que recomendei, a B550M DS3H e outras de qualidade. Pode monitorar preços de memórias, de fontes de qualidade e da CPU. Se aparecesse uma promoção do Ryzen PRO 4650G eu compraria na hora, pois pelo preço que é praticado hoje fica difícil de indicar, mesmo sendo que você não compra NENHUMA GPU decente hoje por menos de 1000 reais. Enfim, o mercado pode melhorar se as lojas conseguirem bons estoques e puderem fazer promoções, mas com a escassez de componentes atual e com previsão de se arrastar até o final do ano ou meados do ano que vem, eu tentaria comprar o mais rápido que pudesse. Outro dia tinha fonte tão boa quanto custando menos, dois meses atrás tinha essa mesma CPU custando 1500 e todos estavam reclamando dos preços. A tendência é só piorar. 

 

Ps.: Hoje se eu estivesse na fissura de jogar com qualidade eu compraria um Xbox One e jogaria nele até os preços normalizarem. Como já tenho PC vou quebrando o galho com ele, mas já adiei meu upgrade que faria esse ano para o ano que vem.

 

Ah, seu lance é Poker, esqueci... Bem, se esperar alguns dias e monitorar os preços do Ryzen 3 2200G, do 3200G, do 3200GE, do 4350G, do 2400G e do 3400G, talvez consiga uma promoção decente.

Só acho uma sacanagem pagar 999 reais em um 2200G hoje, mas pode bem ser que nem essa opção se tenha por algum tempo. Teremos promoções, mas nada garante que vão prestar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Mortom disse:

 Eu moro a 150km de distancia da fronteira com o paraguai, lá acho que consigo preços melhores

Acho que  tem lojas lá com site. Orça e  compram, vai  lá e  busca. Mas tem o risco de ser pego e  ter que pagar multa.

Quanto a montagem, eu  já defendo a ideia de comprar pc montado. Pois  quem te vender testará os componentes e verá se algo deu ruim e já trocará, ainda mais que  você falou que está precisando do computador agora, e isso pode demorar 15 dias.

Creio que você não precisará de uma  CPU f.... Hoje as melhores ofertas são dos processadores sem gpu, mas que podem vir com uma r5 220 (placa só para dar video...)

Alguns exemplos que vi olhando rapidão na pichau:

https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-home/computador-pichau-home-amd-ryzen-5-3500x-radeon-r5-220-2gb-8gb-ddr4-ssd-256gb-500w-alten-stryker
https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-home/computador-pichau-home-i3-10100f-radeon-r5-220-2gb-8gb-ddr4-ssd-512gb-500w-raider
https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-home/computador-pichau-home-intel-i5-10400f-radeon-r5-220-2gb-8gb-ddr4-ssd-128gb-500w-raider

Só coloca + um pente de 8 giga de RAM e terá um baita PC

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei a exigencia de gpu (placa de vídeo) do seu   programa, ou site de poker.

Se for algo, que essas dicas placas só pra video rodarem, vale muito a pena.
Se for algo que  tu precise de algo mediano de gráficos, aí complica, pois uma 1050 ti (que creio ser algo no mínimo ok disponível nova hoje) já passa de mil reais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Quanto a montagem, eu  já defendo a ideia de comprar pc montado. Pois  quem te vender testará os componentes e verá se algo deu ruim e já trocará, ainda mais que  você falou que está precisando do computador agora, e isso pode demorar 15 dias.

Se for uma boa firma, se o profissional específico dentro dessa firma for bom e criterioso, ou no geral se o cliente der sorte, concordo. Caso contrário eu devo salientar que eu entrei no ramo de manutenção e montagem de PCs justamente por que fui lesado na minha primeira experiência comprando de lojas, inclusive da loja mais bem cotada de minha cidade na época. Depois de vários acionamentos de garantia e uma enormidade de frustrações com um PC tão mal montado, resolvi abrir e ver o que diabos tinha de errado (já tinha feito curso de manutenção muitos anos atrás e sabia o bastante para diagnóstico pelo menos). Componentes usados, danificados, reparados. Em contato com um colega que trabalhava na referida loja descobri que eles reparavam os componentes de retorno de garantia e vendiam como novos. E aí acabou, definitivamente, minha crença de que lojas que vendem PCs montados são sinceras e cuidadosas com o consumidor.

 

Hoje com a Kabum, Pichau e Terabyte oferecendo outras perspectivas, ainda quero crer que são sinceras e boas, mas quando observo os demais fatores dessa equação, especialmente depois de ter montado tantos PCs e saber exatamente quanta coisa precisa de atenção e pode dar errado pela falta de critério e dedicação, ESPECIALMENTE sabendo que essas três lojas vendem apenas alguns componentes (jamais todo seu estoque) nas opções de montagem, me vejo novamente duvidando da qualidade de algo que foi montado por técnicos mirins que ainda não sabem nem segurar uma chave de fenda na mão direito, e provavelmente ganham uma ninharia para fazer um trabalho tão especializado...

 

Enfim, computador montado eu não recomendo. Nem as empresas especializadas nos EUA (vide vídeos do canal LTT que tem conteúdo dedicado ao assunto) conseguem manter um padrão minimamente decente, quem dirá aqui no Brasil onde temos tanta falta de critério por parte dos consumidores. Acho mais legal uma pessoa confrontar o desafio e ver os frutos do próprio trabalho do que se frustrar depois por ter pago alguém incompetente para fazê-lo. Tome nota de que falo isso na competência de quem monta PCs regularmente como fonte de renda, então estou incluso também na categoria de pessoas "alheias" ao interesse do consumidor, por mais que tente me diferenciar.

1 hora atrás, Mortom disse:

@WOZ Dods o que você acha desta configuração por R$ 4.281,00?? Fiz em uma loja no paraguai!!!

21FF629D-C932-4D63-9AF1-D6426B5025C0.jpeg

Se colcoar uma GPU aí, como o querido @Thiago Miotto citou, ótimo. Só de ser 3600 e MB B550 de boa marca/modelo já compensa o valor. Bom SSD, não vai precisar de HDD para poker, mas entendo ter acrescentado. Fonte razoável, mas o gabinete eu achei uma PÉSSIMA escolha. Quer gabinete bom? Priorize essas marcas: Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe.

Modelos delas que indico:

  • Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

 

Ou qualquer um que seja das marcas citadas e tenha frente em mesh, pelo menos dois pontos de instalação de ventoinhas no painel frontal e no painel superior. O restante só tem que ser compatível com seu hardware.
 

Nota que o Aerocool Hive está em promoção na Kabum, salvo engano. Comprei alguns essas últimas semanas e estou imensamente satisfeito com o custo/benefício. 

 

1 hora atrás, Mortom disse:

mano, o pc que eu preciso tem que ser mais ou menos igual este do video deste cara, que tem a mesma finalidade que a minha!!!

O PC desse moço é bem voltado para games mais pesados. Nenhum jogo de poker no mundo, a menos que use inteligência artificial e algum outro tipo de coisa basicamente alienígena ao jogo, vai precisar de um décimo desse nível de processamento gráfico. Placas aceleradoras 3D, ou GPUs como são chamadas hoje, tem o objetivo claro e explícito de aumentar o desempenho para aplicações 3D. Mesmo um jogo de poker que fosse completamente tridimensional não faria uso do potencial de uma GPU dessa categoria.

Enfim, você se daria muito bem com uma GPU integrada. Minha indicação dá ainda uma abertura para uso do computador para jogos leves/indie, mas até uma GPU integrada medíocre da Intel daria conta do recado para poker. Com isso em mente, concordo plenamente com o @Thiago Miotto quando diz que um Intel poderia ser uma boa alternativa hoje. Como eu costumo manter o mesmo PC por 5 a 8 anos antes de trocar de plataforma, ainda voto por AMD que tem melhores perspectivas nesse sentido, especialmente sabendo que um 4650G seria muito mais do que você precisa em termos de desempenho mesmo que fosse jogar poker via streaming e com dois monitores renderizando coisas diferentes simultaneamente.

 

A despeito de tudo isso, recomendo que pondere sobre as compras no Paraguay. Lembre-se de que garantia tem seu valor, e que um único componente que você não consiga acionar a garantia pode lhe render um prejuízo grande o bastante para descompensar toda a economia (que não é lá muito grande pelo visto) de comprar lá. 

Detalhe importante: você mostrou que tem componentes interessantes lá, ok, mas não mostrou o custo real de cada um, então não tem como compararmos e compreendermos se há algum benefício efetivo em comprar lá.

Seja qual for sua escolha, compare, observe as discrepâncias e tenha em mente o benefício de comprar com garantia. Aqui no Brasil tem fontes com garantia de 10 anos, processadores de 3 anos, GPUs de 3 anos, HDs de 3 anos, memórias com garantia vitalícia... Observando tudo isso, eu geralmente me sinto inclinado a pagar um pouco mais e garantir que não vou passar raiva, mesmo sabendo que minhas escolhas de componentes dos últimos 10 anos ou mais não me causaram nenhum prejuízo sequer de tempo de acionamento de garantia, inclusive para meus clientes (exceto para alguns SSDs Kingston que eles compraram, infelizmente).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Sem palavras pela ajuda e tempo dispensado por alquem que nem conhece, não conheco seu trabalho, mas com certeza alquem q se dispõe desta forma a ajudar o outro deve ter muito sucesso naquilo que faz, e se ainda não alcancou ao menos esta no caminho certo...Obrigado de coração a ajuda!! 
Em relação à loja no paraguai, foi indicada por um tecnico de informática que diz comprar a muito tempo com eles. O preço detalhado de cada componente eu pedi para o vendedor e espero que amanha ele me mande, ae eu posto aqui para você ter uma noção..

Em relação a eu mesmo montar meu PC acho que ele corre mais risco em minhas mãos do que eu pedir para algum tecnico montar, não por desleicho meu, mas sim por impericia e falta de conhecimento da minha parte. Então, acho que vou acabar pagando pra alquem montar e configurar. O que eu tenho é apenas o dinheiro e a necessidade deu um computador que não vá me deixar na mão, e que eu possa fazer upgrades futuramente, e pelo que eu pude entender, o essencial para um PC é MB e a uma fonte boa...

O video do SETUP que eu mandei a placa-mãe ele mesmo disse que a dele era boa, mas q ela eh irrelevante para o desempenho dos sites de jogos, mas o que importa é ter uma HD bom que suporte uma boa data base, e um processador que suporte ao menos 3 sites abertos, cada um deles executando varias mesas de jogos abertas consecutivamente, e ainda programas de auxilio ao jogador de poker...

Desde já agradeco seu auxilio!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Mortom disse:

Em relação a eu mesmo montar meu PC acho que ele corre mais risco em minhas mãos do que eu pedir para algum tecnico montar, não por desleicho meu, mas sim por impericia e falta de conhecimento da minha parte. Então, acho que vou acabar pagando pra alquem montar e configurar. O que eu tenho é apenas o dinheiro e a necessidade deu um computador que não vá me deixar na mão, e que eu possa fazer upgrades futuramente, e pelo que eu pude entender, o essencial para um PC é MB e a uma fonte boa...

Bem, entendo sua cautela, mas recomendo que assista vídeos de montagem só por curiosidade. O ator Henry Cavill (que fez o superman no filme liga da justiça) se aventurou a montar um PC com a cara e a coragem ano passado e documentou o processo. Só vi pedaços do vídeo, mas deu para ver que ele consultou o manual da placa-mãe, coisa que todo mundo que está começando deve fazer, e ficou confuso sobre posição e encaixe de componentes. Ver alguns vídeos ajudam muito a pegar macetes. Tem muitos vídeos especializados justamente em orientar os usuários a fazerem as próprias montagens, tudo gratuito no youtube.

Sobre componentes essenciais, a fonte é extremamente importante para que você tenha um PC durável e que possa receber upgrades no futuro. Tem um setor aqui do fórum só sobre fontes e tópicos fixos imprescindíveis para entender a importância delas, recomendo a leitura.

Placas mãe precisam de atenção para poucos fatores: 

  • O VRM, pois quanto mais robusto melhor é para a durabilidade da placa-mãe, sendo que os mais robustos geralmente são feitos para permitir OC maior, os intermediários já suportando todas as linhas de processadores de maior desempenho sem dificuldades, e os mais fracos (geralmente presentes em placas mãe de entrada, como as A320) são mais voltados para uso doméstico leve, mas suportam processadores robustos ainda.
  • É importante que a placa-mãe tenha as opções de expansão que você precisa, mas sem exagerar. É muito comum as pessoas comprarem placas mãe super dimensionadas para depois de 8 anos descobrirem que não utilizaram nem 1% da capacidade de expansão da mesma. Slots PCIe raramente são utilizados hoje além do 16x para placas de vídeo, mas este existem em toda MB. Os demais podem vir a ser usados para placas de rede, mas geralmente a rede integrada presente em toda MB dura até o fim da vida do PC e já tem bom desempenho. Wi-fi pode ser adquirido na forma de um USB dongle e não terá desempenho muito diferente do que se fosse na forma de uma placa PCIe. 
  • Memória eu considero o fator mais importante ao se determinar qual placa-mãe comprar hoje. Considero a presença de 4 slots como sendo essencial, especialmente por termos opções de baixo custo que tem 4 slots. De todos os upgrades que fiz para clientes na vida esse é o mais comum, hoje sendo alcançado apenas pela adição de SSDs. Dispensar suas memórias antigas para adicionar mais ao sistema sempre é um prejuízo, então não compro nem indico MBs com 2 slots.
  • M.2 é importante de ter, mas hoje quase todas as placas mãe, mesmo as ITX, tem pelo menos um slot compatível tanto com NVMe quanto SATA. Só devo salientar que SSDs oferecem ganhos similares a despeito da velocidade prometida. A diferença máxima que se vê, geralmente, é de 1 a 3 segundos no tempo de carregamento de programas em dois SSDs de qualidade, a despeito de um prometer 6x do desempenho do outro.

Demais especificações da placa-mãe devem ser observados apenas quando houver necessidade objetiva, como RGB para quem quer enfeitar o PC, presença de portas USB-C ou Thunderbolt, etc. Rede 2.5 GbE raramente será utilizado a menos que se tenha todo o sistema doméstico compatível com essa velocidade e a real necessidade de tráfego de dados doméstico em alta velocidade. Estúdios de edição de vídeo se beneficiam muito, mas usuários domésticos dificilmente precisam de mais do que Gigabit. Wi-fi integrado sempre é prejuízo, pois custa muitíssimo mais que dispositivos dedicados muito superiores custariam.

 

11 horas atrás, Mortom disse:

O video do SETUP que eu mandei a placa-mãe ele mesmo disse que a dele era boa, mas q ela eh irrelevante para o desempenho dos sites de jogos, mas o que importa é ter uma HD bom que suporte uma boa data base, e um processador que suporte ao menos 3 sites abertos, cada um deles executando varias mesas de jogos abertas consecutivamente, e ainda programas de auxilio ao jogador de poker...

HD para base de dados vai depender do volume dessa base de dados. Geralmente 1 TB é suficiente para bases comuns ao longo de alguns anos de uso. Se for algo maior que isso aí era bom saber de antemão. Sites abertos qualquer CPU básica suporta algumas dezenas, sendo que isso vai depender mais da quantidade de memória do que do processador em si. Um processador simples como um Ryzen 3 ou Intel Core i3 já seriam mais que suficientes para páginas comuns desde que tenham pelo menos 8 GBs de RAM. O windows em si já consome até 2 GBs de RAM para rodar, todo o restante então fica livre para programas. Hoje eu monto com 8 GBs para usuários domésticos comuns e com 16 GBs para gamers, pois jogos consomem um volume muito maior de memória. Já designers precisam de 32 GBs ou mais. Como você está montando o PC novo, pegar um Ryzen 5 (como o Ryzen 5 PRO 4650G que indiquei) pode ser bom para que o computador dure mais tempo com bom desempenho, mas não é exatamente necessário. Um Intel Core i5 10400F já daria conta também. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Thiago Miotto e @WOZ Dods 

 

Aproveitando a oportunidade, vocês saberiam me informar se, caso eu tiver um PC desktop com um processador sem placa de vídeo integrada nele (como core i5 11400F) e não colocar uma placa de vídeo dedicada no PC, a tela do monitor do desktop vai ficar toda preta e não vai exibir imagem nenhuma?

 

Ou, mesmo sem placa de vídeo integrada na CPU e sem uma placa de vídeo dedicada, a tela do monitor do desktop vai funcionar normalmente para uso cotidiano (navegação em sites, jogar poker online, etc.)? A única coisa é que não vai exibir os gráficos dos jogos pra PC corretamente nele (free fire, CS, etc.), não sendo possível jogar tais jogos nele pelo fato do gráfico ficar muito ruim?

 

Ou seja, uma placa de vídeo (integrada ou dedicada) é essencial pro monitor do PC desktop funcionar na prática e exibir imagem, independente se vai jogar jogo pra PC ou não, ou ela só vai melhorar a qualidade do gráfico dos jogos voltados pra PC (CS, free fire, etc.)? 

 

Resumindo: mesmo pra quem só vai jogar poker online e mais nenhum outro jogo no PC, é estritamente necessário ter uma placa de vídeo (integrada ou dedicada) pra tela do monitor ligar e exibir imagem normalmente (não ficar toda preta), ou dá pra jogar poker online sem nenhuma placa de vídeo integrada e dedicada com o monitor funcionando normalmente?

 

Agradeço a atenção desde já.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, flicky disse:

Aproveitando a oportunidade, você saberia me informar se, caso eu tiver um PC desktop com um processador sem placa de vídeo integrada nele (como core i5 11400F) e não colocar uma placa de vídeo dedicada no PC, a tela do monitor do desktop vai ficar toda preta e não vai exibir imagem nenhuma?

O processador não criará a imagem e a tela ficará preta. Na verdade nunca fiz o teste, conforme a plataforma acho que nem boot dará. Uma vez pesquisei sobre isso e não achei uma resposta certa.

Quanto a linha intel, tem os processadores como 11400 (sem o F) que possui vídeo integrado. Outra solução seria uma placa de vídeo "só pra imagem" como gt210.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto @flicky Até hoje todas as vezes que fiz esse "teste" o PC sequer ligou. Ele apenas inicia o POST e começa a apitar (se tiver buzzer) com código de GPU ausente ou problemática. Não existe qualquer tipo de formação de imagem, sequer da BIOS, sem uma GPU.

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

O processador não criará a imagem e a tela ficará preta. Na verdade nunca fiz o teste, conforme a plataforma acho que nem boot dará. Uma vez pesquisei sobre isso e não achei uma resposta certa.

Quanto a linha intel, tem os processadores como 11400 (sem o F) que possui vídeo integrado. Outra solução seria uma placa de vídeo "só pra imagem" como gt210.

Boa opção por sinal.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto @WOZ Dods

 

Então vcs acham que valeria a pena também, na verdade, eu pegar a CPU AMD Ryzen 5 3600 (que, assim como o intel core i5-11400F, não possui GPU integrada), mas que pelo menos tem clock básico, cachê e litografia bem melhores, e mesmo número de cores e threads? Pelo que vi aqui o Ryzen 5 3600 custa, se pagar à vista, uns 100 ou 200 reais a mais que o i5-11400F, que sai por uns R$ 1.124 no lugar mais barato que vi. 

 

Aí depois seria só colocar uma placa de vídeo dedicada barata qualquer, só pro monitor do meu desktop funcionar e exibir imagem, já que não vou jogar jogo nenhum mesmo (exceto poker online). Sem contar que eu economizaria com a placa-mãe ainda, né, já que não precisaria ser uma da série 500 ou mais recentes, como tem que ser com o i5-11400F. O que vocês acham?

 

Se for pra pegar uma CPU sem GPU integrada e depois colocar uma GPU dedicada qualquer só pro monitor funcionar e a tela não ficar sem imagem nenhuma, um AMD (tipo o Ryzen 5 3600) parece ser a melhor opção pelo que vi aqui. Ou não?

 

E o fato de eu colocar uma placa de vídeo dedicada barata qualquer (tipo uma de 200 ou 300 reais), só pra dar imagem no monitor, pode prejudicar o resto dos componentes do meu PC e, consequentemente, o desempenho dele, ou não tem nada a ver, desde que ela seja compatível com a placa-mãe? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@flicky O 3600 é um ótimo processador e seria equivalente em desempenho ao 4650G que eu havia indicado, porém sem o vídeo onboard de bom desempenho que esse tem. Se deseja economizar o 11400F realmente não é a melhor opção, pois além de ter desempenho muito similar (exceto pelo single thread que é melhor para jogos), ele consome muito. Confira o consumo aqui: https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-11400f/20.html

 

O seu maior problema vai ser achar uma GPU realmente barata. Temos visto GPUs basicas hoje custando mais caro do que a GPU do 4650G que é bem potente por sinal. Se encontrar uma GPU nova, de boa marca (e com isso durável) por menos de 300~400 reais, ótimo. 

Só lembre que seja lá qual for o modelo de GPU que encontrar, ela tem que ser compatível com windows 10. Saliento, ela tem que ser 100% compatível com windows 10, caso contrário você terá problemas operacionais depois. Não acredito que hajam placas decentes por tal valor, novas, de gerações compatíveis com o sistema operacional atual, sendo que a outra opção seria o W7, já que tudo que é compatível com o 8 também é com o 10, mas o W7 não é compatível com hardwares atuais e você teria um sacrifício enorme de desempenho e de recursos utilizando ele, sem mencionar a falta de segurança. Enfim, PC montado hoje tem que ser W10, obrigatoriamente.

 

Se esse requisito for preenchido, se a GPU for PCIe, então trocar para o R5 3600 pode sim ser uma boa opção. Afinal, com ele você tem OC sem ter que pagar a mais por uma MB compatível e tem mais opções de upgrade posteriores.

 

8 horas atrás, flicky disse:

Se for pra pegar uma CPU sem GPU integrada e depois colocar uma GPU dedicada qualquer só pro monitor funcionar e a tela não ficar sem imagem nenhuma, um AMD (tipo o Ryzen 5 3600) parece ser a melhor opção pelo que vi aqui. Ou não?

Depende do ponto de vista. Um Intel com vídeo integrado básico (sem ser para jogos) sai mais barato do que o R5 3600 e tem desempenho próximo por um preço similar. Pareando um desses com uma MB simples você pagará menos do que pelo conjunto AMD. A título de exemplo, esse processador já tem vídeo integrado e custa menos que o R5: Processador Intel Core i5-10400, Cache 12MB, 2.9GHz (4.3GHz Max Turbo), LGA 1200 - BX8070110400. O desempenho para multitarefas é uns 30% menor, mas te poupa dinheiro e tem desempenho suficiente para suas atividades. Desempenho esse bem acima do que uma pessoa que tem um PC antigo está acostumada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!