Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Tive alguns problemas com meu nvme, quando liguei ele ficou sem ser reconhecido pela minhas bios, entao decidi instalar o windows no sdd sata do meu pc, mas quando terminei todo o processo o nvme apareceu em "meu computador", achei estranho e reiniciei setando o boot para o nvme, mas não consegui, o computador ligava no windows do ssd sata, entao removi e coloquei novamente, minha bios reconheceu, mas o mesmo problema, tentei conectar o nvme durante o windows ligado, e acho que cometi um grande erro, meu windows congelou e tive que reiniciar, e quando o computador reiniciou, uma mensagem apareceu na minha tela da American Megatrends, imaginei que seria a incopatibilidade de ter dois discos com o windows no meu pc, mas aparentemente nao era isso, só quando tiro o nvme consigo ligar o computador, mas minha bios reconhece ele, ou seja nao esta queimado. não sei o que pode estar fazendo isso no computador, se alguem conseguir me ajudar estarei muito agradecido.

WhatsApp Image 2021-01-23 at 22.37.08.jpeg

WhatsApp Image 2021-01-23 at 22.37.09.jpeg

Postado
45 minutos atrás, Marley Abe disse:

tentei conectar o nvme durante o windows ligado, e acho que cometi um grande erro

Quando a gente pensa que já viu de tudo...

Tinha algumas coisas pra pensar, como algo na BIOS, pois a BIOS da sua placa é um tanto defasada e, vira e mexe, tem atualização pra isso.. Se apareceu no sistema do SSD, seria a primeira suspeita.. Poderia ser um problema no setor de BOOT do SSD, que corrompeu por algum motivo..

Enfim, M.2 NÃO suporta "Hot Plug" (ligar em hardware energizado), então, tem um boa chance de algo ter cedido.. Talvez, a placa-mãe, a controladora do SSD ou até o processador, SE esse slot for controlado por ele.. Na AMD, o processador tem 20 pistas PCI-Ex, sendo 16 pra controlar o slot PCI-EX principal e outras 4 que podem ser usadas num slot M.2, por exemplo..

Um dos 3 cedeu.. Só testando em separado, pra saber qual..

Postado

@RS Faria acho que o processador nem a placa-mãe cederam, já que o computador está funcionando normalmente, acho que foi o que controla o SSD, tem algum jeito de arrumar pela BIOS? Se eu atualizar a BIOS tem alguma chance do computador ligar com o SSD corrompido para formatar?

• Moderador
Postado

@Marley Abe Obviamente que não. Caso o problema fosse arquivos corrompidos, você poderia simplesmente formatar a unidade. Mas caso a própria unidade esteja defeituosa, nem atualização em BIOS e nem formatação irão resolver (esqueça a ideia "deu problema? formata que resolve", pois formatação não resolve tudo, especialmente defeitos físicos).

19 horas atrás, Marley Abe disse:

tentei conectar o nvme durante o windows ligado, e acho que cometi um grande erro

JAMAIS faça isso novamente. SSDs não são pendrives.

---

Antes dos problemas ocorrerem, você chegou a pelo menos instalar o Windows no NVMe?

PS:

image.png

Verifique se seus HDs e SSDs não estão nas portas SATA 5/6, pois elas não funcionam caso você tenha um M.2 instalado.

Postado
3 horas atrás, Marley Abe disse:

acho que o processador nem a placa-mãe cederam, já que o computador está funcionando normalmente, acho que foi o que controla o SSD, tem algum jeito de arrumar pela BIOS? Se eu atualizar a BIOS tem alguma chance do computador ligar com o SSD corrompido para formatar?

O SoC do processador é um setor à parte, dentro dele.. Em tese, daria pra danificar ele, sem perder o processador, mas acho que interferiria na placa de vídeo também..

Tarde demais pra mexer na BIOS, pois o dano é físico, não lógico.. Só precisa saber onde.. Provavelmente, perdeu o M.2, mas só testando o conjunto em separado, pra saber mesmo..

• 5 meses depois...
Postado
Em 24/01/2021 às 20:37, RS Faria disse:

O SoC do processador é um setor à parte, dentro dele.. Em tese, daria pra danificar ele, sem perder o processador, mas acho que interferiria na placa de vídeo também..

Tarde demais pra mexer na BIOS, pois o dano é físico, não lógico.. Só precisa saber onde.. Provavelmente, perdeu o M.2, mas só testando o conjunto em separado, pra saber mesmo..

boa tarde, estou ressuscitando o tópico porque estou com o mesmo problema do amigo ai.

colocando em prática que a linha do M.2 esteja com defeito, que é a linha do SoC do processador. usando um adaptador pra ligar o NVME pode resolver isso? já que o adaptador usará a linha 16 ou 4 do chipset, ou também usara a linha M.2?

obs: testei colocando outro processador, e funcionou perfeitamente o M.2, colocando em tese que essa informação das linhas do SoC esteja danificado.

Postado
3 horas atrás, LCoutinho disse:

boa tarde, estou ressuscitando o tópico porque estou com o mesmo problema do amigo ai.

colocando em prática que a linha do M.2 esteja com defeito, que é a linha do SoC do processador. usando um adaptador pra ligar o NVME pode resolver isso? já que o adaptador usará a linha 16 ou 4 do chipset, ou também usara a linha M.2?

obs: testei colocando outro processador, e funcionou perfeitamente o M.2, colocando em tese que essa informação das linhas do SoC esteja danificado.

Se testou outra CPU e funcionou normal, em tese, toda cara de problema na CPU..

Sua placa-mãe, por acaso, não tem dois slots M.2 não??

Postado
14 horas atrás, RS Faria disse:

Se testou outra CPU e funcionou normal, em tese, toda cara de problema na CPU..

Sua placa-mãe, por acaso, não tem dois slots M.2 não??

minha placa-mãe é uma tuf b550m-plus da ASUS, e tem dois slots M.2. porém independente de colocar ambos os slots, acontece esse problema. porém quando coloco no slot de cima, o que faz comunicação direto com a CPU de imediato nem reconhece no BIOS. o slot de baixo que faz comunicação com o chipset chega até reconhecer, porém quando vou usa-lo no gerenciador de discos do Windows, ou querer formatar de alguma forma, ele trava e o sistema fica instável, tendo que reiniciar e depois some da BIOS. é um tipo de problema que tá me deixando doido, como uma CPU pode fazer isso.

já atualizei a BIOS da placa-mãe pra versão mais recente. e o processador que ta ocorrendo esses problema é um Ryzen 7 4750g.

• mês depois...
Postado

Desculpe por reviver esse tópico, mas preciso de ajuda =/

Primeiramente a história aqui vai ser um pouco longa, vou detalhar tudo que já tentei :s.

Estou com problemas para que meu NVMe funcione na minha Crosshair VI Hero, partindo do inicio eu possuia um Ryzen 7 1700x, o mesmo foi para RMA por erro de segmentação e recebi o dinheiro de volta, por falta de verba comprei um Athlon 200GE, depois comprei um NVMe e quando coloquei na placa-mãe ele não era reconhecido, não aparecia na tela de boot, mas o PC ligava normal e entrava na BIOS normalmente (vão entender isso depois). Ai olhando o manual descobri que

"For AMD Ryzen™ Processors, the M.2(SOCKET3) supports PCIE 3.0 x4 and SATA mode M Key design and type 2242 / 2260 / 2280 / 22110 storage devices.
For AMD 7th Generation A-series/Athlon™ Processors, the M.2(SOCKET3) supports
SATA mode M Key design and type 2242 / 2260 / 2280 / 22110 storage devices."

Pois bem, para Athlon só ia funcionar se fosse m2 sata, peguei um m2 sata emprestado e realmente funcionou. Acabei vendendo o NVMe.
Hoje estou com um Ryzen 7 3700x comprei um NVMe da XPG, todo feliz fui colocar no PC.. resultado? Travado na tela da BIOS, não entra na BIOS de forma nenhuma, como a placa-mãe possui BIOS flashback testei diversas BIOS, todas a partir da que possuia suporte para o Ryzen 7 3700x pra ser mais exato, nada! Sempre preso na tela de boot quando estava com o NVMe, retirei tudo que estava conectado via sata e mesmo assim... Ué o NVMe está com defeito? Fui testar no Acer Nitro 5 da namorada, funcionou perfeitamente... Ai pensei sobre a parte do manual que fala que m2 NVMe somente com Ryzen, sei que tem haver com as pci lanes deles que se dividem para as diversas conexões, consegui um Ryzen 5 2400G para testar, mesma coisa, ainda preso na tela de boot, basta remover o NVMe que tudo corre super bem!

Apelei para uma placa PCI NVNE, a danada chegou ontem e vualá mesma coisa!

Agora vamos as minhas "leiguices" teria possibilidade de ser meu Ryzen? Como testei com um APU e na época em que o manual foi escrito (2017) nem existia APU e com ela seria igual a um Athlon funcionando apenas SATA?

Se for minha placa-mãe, mesmo com a placa PCI NVMe sem utilizar o slot da placa-mãe ainda assim daria esse tipo de problema?

Testei ainda alguns tutoriais, deixar somente o NVMe plugado nada de sata ligado, desativar o CSM na BIOS, porém na funciona. Se aguardar tipo uns 10 minutos preso na tela de boot ele ainda consegue entrar na BIOS, o NVMe não aparece lá, se deixar na tela de boot e não pressionar del ou f2 fica lá preso por horas.

Será que meu Ryzen está com defeito? Ele está na garantia e caso seja ele o problema aciono a AMD, deve ter uns 4 meses que tenho ele. Apesar de eu ter testado com outro, mas sendo da série G.

IMG20210819020232.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...