Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou projetando uma fonte chaveada para fins de aprendizado e estou com um problema na parte de acionamento do mosfet (chave) da fonte.

Eu dividi o projeto em partes, sendo elas: Entrada, acionamento e saída.

Na parte de entrada vou usar uma ponte retificadora e , caso a tensão de entrada seja de 110/127 V, um dobrador de tensão (ainda não coloquei filtros de linha e proteções).

A segunda parte é a que estou com problemas, como vou saturar  o mosfet?

Segue a minha ideia sobre o problema:

A tensão de entrada será sempre da faixa de 220V, por causa dos dobradores de tensão, considerando uma queda de tensão de 1.5 V entre Drain e Source (estou chutando esse valor, ainda não defini qual mosfet vou usar) eu teria uma tensão de 218.5V no Source, para saturar o mosfet eu tenho que ter um Vgs > Vth (vou considerar o Vth como 12 V), sei que Vgs é dado por Vgs = Vg - Vs, sendo que Vs é 218.5 eu teria um valor de Vg = 230.5 Isso está certo? ou algo de errado não esta certo? 😅 acho que nem existem mosfets para Vg de 450.5 V. Como posso acionar o mosfet? Tem algo de errado com meus cálculos ou na  logica de solução do problema?

Obs: O sinal no gate vai ser gerado por um circuito integrado TL494.

Segue abaixo a ideia da parte de acionamento e saída.1381434695_CapturadeTela(27).thumb.png.63105bc9cf299d81e7c95ed9c2e1390d.png

Postado
39 minutos atrás, inline disse:

A tensão de entrada será sempre da faixa de 220V, por causa dos dobradores de tensão, considerando uma queda de tensão de 1.5 V entre Drain e Source (estou chutando esse valor, ainda não defini qual mosfet vou usar) eu teria uma tensão de 218.5V no Source, 

Não é assim que funciona. 

A tensão depois do dobrador é duas vezes a raiz de 2.

Logo em 110 V a tensão vai pra lá de 300V. 

Em 220V você retira o dobrador, mas a tensão continua sendo multiplicada pela raiz de dois. 

47 minutos atrás, inline disse:

Segue abaixo a ideia da parte de acionamento e saída.1381434695_CapturadeTela(27).thumb.png.63105bc9cf299d81e7c95ed9c2e1390d.png

O mosfet tá invertido. 

Postado
14 minutos atrás, Renato.88 disse:

A tensão depois do dobrador é duas vezes a raiz de 2.

Ahh sim, foi um erro meu. A tensão máxima com o dobrador de tensão realmente é 2√ 2.

18 minutos atrás, Renato.88 disse:

O mosfet tá invertido. 

Agora está certo493303224_CapturadeTela(28).thumb.png.64e4fbbc8b31428cd0c36c2ce50a5d22.png

• Membro VIP
Postado

Tem sim um monte de coisa err... err... que pode melhorar. Isso daí é um regulador chaveado step down... meio diferente de uma fonte chaveada. Além do +, o regulador chaveado não se dá muito bem com diferenças grandes de tensão entre entrada e saída (não sei se é seu caso).

Resumindo, tente se basear e entender um circuito de fonte chaveada de verdade. Penso que lhe será mais proveitoso. Em tempo... o pulo do gato ou melhor, pedra no seu sapato, vai ser o cálculo do transformador.

Que a leitura/ponto de vista acima não te impeça de progredir 😁

Postado
5 minutos atrás, .if disse:

Isso daí é um regulador chaveado step down... meio diferente de uma fonte chaveada

Não sei se posso perguntar aqui mesmo ou se é melhor abrir um outro tópico... Mas a diferença está nos circuitos de proteção? Pois o controle de chaveamento é em malha fechada (o mesmo da fonte chaveada).

18 minutos atrás, .if disse:

Que a leitura/ponto de vista acima não te impeça de progredir 😁

Vai não, eu agradeço as dicas kkkk

Postado
32 minutos atrás, inline disse:

Agora está certo493303224_CapturadeTela(28).thumb.png.64e4fbbc8b31428cd0c36c2ce50a5d22.png

Nem tanto... 

Pra trabalhar com a rede, prefira uma fonte com trafo isolado. 

Sendo assim o source do mosfet fica aterrado, muito melhor pra trabalhar e fazer o acionamento. 

• Membro VIP
Postado

Essencialmente um regulador chaveado step down ou up não tem isolação entre entrada e saída. Já a fonte chaveada sim através de um transformador. A proteção que você diz seria mais a isolação - não dá choque.

Penso que seu circuito não é apropriado pra ligar na rede mesmo com diferença coerente como p.ex. entra 300 sai 48V, ok? Pra começar seus estudos por gentileza considere V mais baixas e isoladas p.ex. converta de 12 de uma fonte 1A pra 3V3 e perceba que os 3V3 vai conseguir a 'mágica' de suprir mais de 2A.

Em tempo... surrealmente coincidente, já passei por esta fase quando quis fazer algo do gênero mas ... a válvula 😁

• Curtir 1
Postado

Esse estudo só tem valor como algo didático ou para uma aplicação muito específica.  Uma das vantagens da fonte chaveada é o não uso de transformador na entrada do circuito. Transformadores de 50/60Hz são grandes e por consequência caros. Dessa forma a isolação é conseguida por transformadores de alta frequência, acima de 45kHz. São pequenos e muito mais baratos.

Sobre a questão de como se conseguir um Vgs adequado tem-se 2 saídas:

1 - a utilização de mosfet canal P. Um zener entre o gate e o source limita o Vgs máximo.

2 - usando canal N tem-se uns circuitinhos dedicados a esse fim

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!