Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe só reconhece 8gb de memoria ram


Ir à solução Resolvido por Nogue1ras,

Posts recomendados

Então, galera. Tenho 3 pentes de 4GB e 1 de 2GB de memória RAM instalados em 4 slots da minha placa-mãe, todos do mesmo modelo, fabricante, marca etc. totalizando 12GB.
Porém meu PC só reconhece 1 par deles, ou seja, 8GB. Já tentei de tudo, meu SO é Windows 10 PRO 64-bit, já fucei no msconfig, não há nenhum limite de memória, só que a memória máxima como já dito antes, aparece como 8GB.

Acredito que o problema não seja com o Windows. Já entrei na BIOS do PC também e lá mostra que a memória total é de 8GB também... e, ao checar uma configuração (que tinha "SPD" no nome) percebi que a BIOS identificou sim todos pentes com 4GB cada, então não sei o motivo de mostrar apenas 8GB como total...

Minha placa possui 4 slots para pentes de RAM DDR3. No caso, os meus possuem uma frequência de 1333MHz e, pelo que vi no manual a placa aceita sem problemas essa frequência.

Então, tentei recolocar os pentes seguindo as instruções do manual, primeiro coloquei um pente no slot azul A2 e dps no slot azul B2. Aí liguei o PC somente com esse par de pentes para testar e ele reconheceu 8GB. Dps retirei esse par, peguei o outro par e coloquei no Slot preto A1 e dps no slot preto B1. Liguei a máquina e ela novamente reconheceu 8GB. Por fim coloquei todos e liguei... mas ela continuou reconhecendo como memória total 8GB.

 

O problema aconteceu quando eu estava mexendo normal com os 12GB. A tela travou, tive que reiniciar. Só que dai não ligava mais. Ai fiz um reset pelo CMOS, ligou, mas veio com isso. Já fiz reset pelo CMOS, bateria, limpei placa, processador, memórias, testei uma por uma e todas ligaram normal com pc, em cada slot diferente. Já fiz teste de memoria do Windows e tudo mais, mas só reconhece 8GB.

Já baixei também o CPU-Z e ele identificou os 12GB e as memorias em cada slot, mas o sistema só puxa 8GB. Mesmo coisa aparece na BIOS, só 8GB. 
Já tentei o MemOK! e ele notificou q a memória estava normal... mas mostrou 8GB -_-

Acho que foi o controlador de memoria do processador, mas não tenho certeza, pois preciso de outro para testar. A placa colocava ele em um turbo bost que de 3.9 ele ia para 4.2, mas a temperaturas não passava de 50 graus, pois uso Walter cooler, e as tensões também normais. O TDP em uso máximo ficava em 50, sendo que o padrão é 65, então não acho que tenha sido esse pequeno bost que bugou. Com os 8GB o sistema ta funcionando normal normal, processador dando pontuação certa, não esquenta e nem nada. Sistema não desliga e funciona normal nos meu jogos. Só que esse pequeno boost não rolando mais, pois pelo que vi, não sei direito, esse turbo bost só liga com mais de 2 pentes. 

Pelo que pude concluir todos slots estão funcionando e todos os pentes também. Então estou sem ideia de qual seja o problema. Estava pensando em comprar dois pentes de 8GB que dai eu ficava só em dois slot e daria os 16, mas estou em duvida se funcionaria. 

Modelo da placa-mãe: ASUS P8Z77-M .

Processador: i7-3770s
Os 4 pentes são da Kingston . No momento, estou usando dois de 8GB, e estão em Dual Channel.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Solução

Bem, já havia encontrado a solução e já até vendi a placa, mas caso alguém passe por isso, venho aqui com a solução. O procedimento foi simples, o que foi demorado foi achar a resposta, mas consegui nos fóruns gringos. 

 

* Não me responsabilizo por quaisquer danos que venha a ocorrer na sua máquina. 

 

Os créditos vão para o usuário CodeRush, do site HardForum. Segue o link: https://hardforum.com/threads/tools-to-flash-and-recover-BIOS-on-ASUS-p8xxx-boards-fd44editor-ftk.1726429/ 

 

O artigo é enorme e tem solução para vários problemas derivados dessa linha antiga da ASUS. Basicamente ele te ensina a instalar um programa no pendrive e por meio de alguns comandos, você usa o que corrige o problema que está acontecendo com a sua placa. No meu caso, eu instalei o programa no pendrive e usei os comandos do tópico 4. Vejamos: 

 

image.png.24d82c282059a975669dec86edad913d.png

 

O mais chato é configurar o pendrive bootável, mas na última página desse fórum tem um resumo do usuário ThisKory99 e você ver que é muito simples. 

 

Basicamente é deixar o pendrive bootável com um software de sua preferência; baixa os arquivos do FTK8 + BIOS mais atual da sua placa (lembre-se de renomear para "BIOS.bin"); coloque tudo na raiz do pendrive. 

 

Depois disso, reinicie o PC escolhendo o pendrive e quando aparecer o terminal de comando, usar os dois comandos citado na imagem. 

 

Lembrando que é bom avaliar o seu real problema, mas isso foi o que resolveu para mim, que estava enfrentando os seguintes erros: 

  • Só reconhecia dois slots de ram; 
  • Sem turbo bost no processador;
  • Sem vídeo integrado.

É uma plataforma bem antiga, mas certamente ajudará um br um dia, até porque ainda dá um caldo. 

 

É isso, um abraço! 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!