Ir ao conteúdo

Ryzen 5 3600 Stock com Thermal Throttling

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde Pessoal! Recentemente fiz um upgrade na minha máquina, minha atual config abaixo:

• B450M Steel Legend
  • Ryzen 5 3600
  • Crucial Ballistix Sport LT 2x8GB 3000 Mhz
  • GTX 1060 6GB EVGA

Assim que troquei o processador, notei que as temperaturas estavam mais altas que o normal, rodei testes com AINDA 64 e Prime 95, ambos em menos de 5 min faziam o processador atingir 95 c e entrar em Thermal Throttling. Separei uma grana para investir em refrigeração, estava somente com um fan de exaustor na parte de cima do gabinete e usando o cooler H-224 da Nox, que mantinha meu R5 1600 3.9 Ghz (OC) em 65c mesmo em full load.

Comprei mais 4 fans, coloquei 2 na parte da frente soprando para dentro e mais duas na parte de cima tirando o calor, substitui a pasta térmica que era comum pela Mastergel Maker da Cooler Master, como último ajuste baixei a tensão do processador para 1.260v em stock (Antes estava na casa de 1.4v). Fiz os testes novamente, tive resultados mas ainda sim as temps continuam altas, ele se mantem em 88/89c em full load sem Thermal Throttling, essa temperatura está normal para esse GPU? Eu deveria investir em um water cooler?

Postado

Faltou você dizer o modelo do seu misterioso gabinete...

Mas a princípio, ~90 em Prime95 Small com 1.26 de tensão parece bem o que eu esperaria para o seu cooler. Assumindo que esses números estejam corretos, e considerando a margem de calor do brasil e possível falta de airflow, não parece estar uma temperatura surreal. Alta, sim, mas já era de se esperar.

4 minutos atrás, Vitor Carazzatto disse:

Eu deveria investir em um water cooler?

Só se quiser margem para aumentar o OC.

E lembre que WC só faz sentido se for de no mínimo 240mm.

Postado
52 minutos atrás, Vitor Carazzatto disse:

O modelo do gabinete é AERO-500 da AeroCool

Er... fluxo um pouco limitado, mas podia ser pior.

53 minutos atrás, Vitor Carazzatto disse:

você diria então que se eu manter ele em stock essa temperatura não será prejudicial?

É prejudicial sim, não deixe chegar em 90C. É "normal" no sentido de que já era esperado que fosse chegar em um valor tão alto pelo que você descreveu, mas certamente não é boa ideia deixar rodando nisso. Abaixe mais a tensão.

Postado

@Imakuni

2 horas atrás, Imakuni disse:

Er... fluxo um pouco limitado, mas podia ser pior.

Pelo que eu vejo esse gabinete não vai dar um suporte legal para um WC, então acho que o primeiro passo vai ser ir atrás de um gabinete melhor... Achei que esse cooler que eu tinha daria conta do recado.

É prejudicial sim, não deixe chegar em 90C.

No uso comum acho quase impossível ele chegar nisso, só em teste como prime ele pegava essas temperaturas, não tem nenhum jogo ou programa que eu uso que faça ele passar dos 30% de uso, o jogo mais pesado que fiz teste foi o The Witcher 3, com tudo no máximo fica na média de 65c (mesmo que o jogo consuma mais o GPU).

Abaixe mais a tensão.

Vou tentar, não sei se consigo descer muito mais devido ao clock dele. Após os testes volto a responder, obrigado pela ajuda até aqui.

Postado

@Imakuni Testes realizados, a tensão esta em 1.22v com load-line-calibration nv3, em full load os sensores mostram 1.16v, as temperaturas iniciais baixaram, mas no fim só prolongou o tempo para o aquecimento, após 10 min ele ainda chega em 90c se deixar rodando o teste.

Você sabe dizer se é possível instalar um WC neste modelo de gabinete que eu tenho? Ou será necessário comprar outro gabinete primeiro? 

Postado
6 horas atrás, Vitor Carazzatto disse:

@Imakuni Testes realizados, a tensão esta em 1.22v com load-line-calibration nv3, em full load os sensores mostram 1.16v, as temperaturas iniciais baixaram, mas no fim só prolongou o tempo para o aquecimento, após 10 min ele ainda chega em 90c se deixar rodando o teste.

Tire um print do HWInfo rodando enquanto chega a esse valor, por favor.

6 horas atrás, Vitor Carazzatto disse:

Você sabe dizer se é possível instalar um WC neste modelo de gabinete que eu tenho? Ou será necessário comprar outro gabinete primeiro? 

A página diz que suporta radiador de 240mm no topo.

Postado

@Imakuni Erro de digitação na tensão, corrigindo* 1.216v.

23 horas atrás, Imakuni disse:

Tire um print do HWInfo rodando enquanto chega a esse valor, por favor.

Abaixo o print rodando no prime 95 por 8min

image.png.c8b8024a6747000965ba32c7d33f8d26.png

Tem mais alguma sugestão?

Obs: Quando cheguei nessa tensão não tentei descer mais.

Obs2: Clock stock

Postado
3 minutos atrás, Vitor Carazzatto disse:

@Imakuni Erro de digitação na tensão, corrigindo* 1.216v.

Abaixo o print rodando no prime 95 por 8min

É, precisaria enquanto está rodando, porque se você para aí a leitura volta a ficar ociosa.

Mas enfim. A tensão parece logo acima dos 1.2v. Considerando o cooler e a carga, não tem nada de estranho com isso.

5 minutos atrás, Vitor Carazzatto disse:

Obs2: Clock stock

Por bem ou por mal, issso não quer dizer mais nada por causa dos algorítimos de boost.

Postado

@Imakuni

Este foi tirado com o teste em andamento, conforme você pediu.

image.png.74d6419a77fa965689428c7687cf5411.png

Bom, para fecharmos este tópico, de acordo com os valores apresentados a temperatura esta dentro do esperado, correto?

Para solucionar o problema com temperatura será necessário investir em um gabinete com fluxo de ar melhor e um wc ou air cooler melhor, certo?

Desde já, muito obrigado!

• Solução
Postado
7 minutos atrás, Vitor Carazzatto disse:

Bom, para fecharmos este tópico, de acordo com os valores apresentados a temperatura esta dentro do esperado, correto?

Agora sim. Como você pode ver, a tensão está em 1.188v.

Em todo caso, sim, está dentro do esperado.

8 minutos atrás, Vitor Carazzatto disse:

Para solucionar o problema com temperatura será necessário investir em um gabinete com fluxo de ar melhor e um wc ou air cooler melhor, certo?

Sim, um cooler melhor seria a solução mais adequada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...