Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai Manos beleza?

Atualmente tenho o seguinte setup:

Processador: Ryzen 5 3600
Placa-mãe: B450M Steel Legend
Memória Ram: 2x8Gb Geil Super Luce RGB 3600Mhz OC
Placa de vídeo: RX 5600 XT XFX THICC III ULTRA
Fonte: GM 650W Gamemax
Gabinete: Infinity IV CG-04G8 (6 fans rgb e 2 fitas de led)
Armazenamento: M2 NVM2 Asgard 250gb, Hd Externo 1TB

Tenho um air cooler MasterAir MA410P E USO O RYZEN 5 3600 A 4.2GHZ EM TODOS NÚCLEOS COM 1,32v, porém com teste de stress no AIDA 64 o processador pega 90 graus!, e olha que esse air cooler meu é bom...

Enfim, queria saber o que posso fazer para melhorar ou se há um air cooler melhor na faixa dos 300/350/400 reais para eu adquirir para que a temperatura fique melhor pelo menos na faixa dos 65/70 graus.

Aceito dicas e sugestões.

Postado

@guhzax Acho impossível um aircooler, por melhor que seja, segurar um Ryzen 5 3600 em 4.2GHZ em todos os núcleos com temperaturas entre 60/75ºC.

Não há milagres, são 30ºC a menos do que você tá conseguindo hoje com um air cooler muito bom.

Postado
1 minuto atrás, guhzax disse:

@fabkinder Não me interesso em water cooler, pretendo pegar um air cooler mesmo

Os melhores air coolers atualmente no mercado são os Noctua, mas são mais presentes na gringa, não sei como é o mercado dele aqui, com certeza eles diminuirão a temperatura do seu processador, mas tem que ver se caberão no seu gabinete, já que eles são muito grandes

Postado

bom vale a dica, eu tenho um xeon de 120w de tdp e consigo tancar ele de boa com meu cpu cooler g100 da rise mode ,ele custa em media 120R$ .seu processador tem 65w de tdp é bem baixo , em overclock deve ficar mais ou menos igual o meu, no meu as temperaturas ficam abaixo de 75, em jogos 65 pra menos, o bom é que é bem pequeno sao 9cm de tamanho 

2 minutos atrás, Gustolinha disse:

Postado

Olha, vou ser bem sincero, acho esse overclock bem ínutil aí, tá procurando dor de cabeça.

Os processadores Zen 2 não se beneficiam muito de overclock na maioria dos casos por causa do SenseMI, que mantém boosts bem altos em tarefas simples (não possíveis em overclocks estáticos) enquanto mantém a segurança em tarefas mais pesadas. O melhor jeito de fazer overclock nesses processadores, caso ainda queira fazer por algum motivo, é o PBO, no qual o chip manualmente ajusta a tensão e o clock.

Além disso essa tensão aí está bem alta, para um overclock estático. Na maioria dos casos para esses processadores o máximo deveria ser 1,2 volts, acima disso já está no nível em que começa a degradar o CPU.

Você já tem um bom pc, não vejo para que ficar fazendo overclock, ainda mais quando você pode estar perdendo performance ao invés de ganhar, além de ficar se preocupando em comprar cooler melhor por causa de um teste que não representa o uso real da máquina.

• Curtir 2
Postado

@Genérico man Acabei de ver que mesmo em stock a temperatura anda muito alta... queria saber se vale a pena investir em uma boa pasta térmica (se sim qual eu invisto) e nesse air cooler: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100112&gclid=Cj0KCQiA6t6ABhDMARIsAONIYyz31GdgBtvJDg9CulOXqgJ-8VjSTR6rrdTtJtuYrBgHMnBgCJCZ0S0aAp7kEALw_wcB

@fabkinder o problema é que em stock na área de trabalho a temperatura já fica 57/60

Postado

@guhzax pasta térmica não faz milagre não. Eu recomendo você diminuir essa tensão, pois você corre altos riscos de degradar o cpu. A maioria dos gringos não recomenda nem passar de 1.2-1.25mV. Acho que você conseguiria 1.2mV e 4,05ghz sem problemas e controlaria melhor a temperatura e o risco de degradar o cpu...

diferença no dia a dia é irrelevante desses 150mhz, em benchmarks talvez nem 5%...

Respondendo a sua pergunta, melhores air coolers seriam os scythe fuma 2, mugen 5 (154mm de altura) ou noctua u12a (160mm de altura)

Postado

@Brc Não acredito nessa possibilidade de "degradar" a cpu, pois em stock o processador fica com a tensão fixa a 1,45v e as vezes até ultrapassa isso, acho que vou comprar uma outra fan pro meu air cooler e comprar uma boa pasta térmica, pois estou utilizando uma simples pasta branca.

@Gustolinha Essa gd é boa mesmo?

Postado

@guhzax em Stock ele pega até 1,5 mas em 1 ou 2 cores. Coloca em automático e toda qualquer teste de stress e veja quanto fica. Não vai ficar acima de 1.2 all core

OC fixo vale a pena no caso de quem usa todos os cores ao mesmo tempo. Resumindo, se o processador boosta em Stock a 4ghz all core a 1.18; o OC manual conseguiria tipo 4.1ghz a 1.18.

só que você perderia o benefício dele dar boost até 4.2-4,3 usando esses 1.45-1.5 que você vê. Esse single core boost que fazem a diferença em jogos (vide os Intel que tem boost single maior a 5ghz com facilidade, daí a vantagem deles em jogos)

agora se você não acredita, daí não adianta nada eu escrever aqui hehehe

abraços

Postado

@guhzax Se a tensão está de fato fixa em 1,45v tem algo errado aí. É normal ver picos de tensão altos nos zen 2, como 1,45v até ali nos 1,5v, só que isso é coisa de 1 milisegundo, e não representa nenhum problema.

Está olhando essa tensão onde? Eu recomendaria olhar pelo HWInfo. 

Postado

@guhzax @guhzax caraccaaa, troca pra essa pasta ajuda muito, se puder da uma pesquisada sobre pasta termica pra ver ,essa pasta comun e muito ruim a gd 900 - 1 é a melhor custo beneficio paguei R$25,00 em 1 grama, deu de sobra passei em 2 vezes na cpu e ainda nos dois chipset. As vezes nem compensa pegar outro cooler troca a de pasta , se nao resolver ai você procura um cooler melhor,  de preferência com 3 heatpipes (canos de cobre)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!