Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul, qual o problema; Memória RAM ou HD?


williann26

Posts recomendados

Bom dia gente, tudo bem?

Seguinte, já venho sofrendo com esse problema da tela azul à muitooo tempo, e não sei o que é, se é o HD ou Memoria RAM. 
Meu HD está com uso de 99/100% sem absolutamente NADA aberto, apenas o Google Chrome... Ai do nada, a tela congela, ou da tela azul, e não sei mesmo o que fazer... podem me ajudar? Sofro com isso à um bom tempo.. kk
Muito obrigado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se o HD está a 100% a todo momento, já testa ele direto, porque ele pode ser o causador do problema, se nao resolver tente trocar os cabos satas tambem pode ser, porém quase certeza que seja o HD mesmo, ja salva os arquivos como medida de segurança. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@williann26 seja vem vindo ao Clube do Hardware.

 

BSOD pode ser uma série de coisas:

HD, cabo sata, RAM, placa-mãe, fonte, driver de vídeo, driver de áudio (dependendo do que estiver fazendo quando aparece o erro)... 

 

Informe a configuração completa do equipamento e, se possível, a mensagem de erro que aparece na tela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Obrigado, bom dia

 

As configurações; i3-6100 3,70GHz. Atualmente estou usando 4GB de RAM (porém tenho outro pente guardado de 8GB) Ambos 1333Mhz, placa de video RX 570 4GB, Windows 10 Pro 64 Bits.
Abaixo vou deixar a imagem, mas, as vezes apenas congela na tela que estou. 

 

(Mil perdões pela qualidade da imagem, foi a única que tive kkkk)

WhatsApp Image 2021-02-03 at 19.07.03.jpeg

@rodrigo.dcvieira

 

1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

pra saber se é memoria e eliminar uma possibilidade, faca os testes da memoria com o memtest

 

https://www.memtest86.com/

 Certo, vou testar agora

 

@joao vitor correa rubert Então, o disco fica sempre oscilando, as vezes cai p 0% e etc. Como faço para testa-lo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O erro CLOCK_WATCHDOG_TIMEOUT significa que seu processador está tendo problemas com a cooperação de seus núcleos e encadeamentos. Threads são tarefas executadas por núcleos e alguns núcleos podem executar vários threads simultaneamente. O problema aqui é que um encadeamento está aguardando uma resposta adequada de outro encadeamento – ou um núcleo está aguardando uma resposta de outro núcleo – e essas respostas não estão chegando. Portanto, você obtém esse erro BSOD.

Embora este seja um problema no processador, isso pode ser causado por duas coisas: um erro de driver, que é muito provável se você estiver usando o Windows, ou o próprio SO não está funcionando bem com o processador. Primeira pergunta: há muito tempo você tem esse computador? Tem funcionado bem até agora?

Se sim, então talvez algum driver tenha se corrompido. Talvez uma atualização geral dos drivers e no Windows Update resolva. Eu tentaria isto e depois partiria para uma formatação e reinstalação completa do sistema. 

Ou você fez alguma alteração de hardware recentemente, tipo trocando a placa de vídeo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

pra saber se é memoria e eliminar uma possibilidade, faca os testes da memoria com o memtest

 

https://www.memtest86.com/

Quando recomendar a utilização de um software, procure sempre orientar o usuário a como instala-lo e usa-lo, especialmente o Memtest.

 

Recomende este tutorial quando for necessário: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1500709-como-usar-o-memtest86-para-analisar-a-memória-ram-e-diagnosticar-telas-azuis/

 

46 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Eu tentaria isto e depois partiria para uma formatação e reinstalação completa do sistema. 

Leia: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1507170-não-formate-seu-computador-caso-ele-esteja-apresentando-telas-azuis/

 

46 minutos atrás, Kleber Peters disse:

O erro CLOCK_WATCHDOG_TIMEOUT significa que seu processador está tendo problemas com a cooperação de seus núcleos e encadeamentos.

Jamais se baseie apenas no nome do stop code de uma tela azul (a menos que várias/todas as telas azuis apontem para o mesmo código). É perfeitamente possível um problema em um driver/programa/funcionalidade/peça emitir stop codes que não tem nada a ver com a real causa do problema (principalmente memória RAM, pois ela pode emitir todos os tipos de códigos diferentes).

 

@williann26

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc).
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?
  • Você faz overclock no seu PC?

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dela para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, não é para salvar arquivo por arquivo) e anexa-la na sua próxima resposta.

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Bom, tem bastante tempo sim que eu possuo esse computador, mas vamos lá; ano passado, fiz alguns upgrades nele; peguei a placa de video, e 8GB de RAM, e peguei uma fonte mais forte pra segurar a placa de vídeo. E estava funcionando normalmente... Entre o mês 8,9 do ano passado, ele começou à apresentar esse problema. E então, este ano, decidi pedir à um profissional para formata-lo (não sei formatar computador, kk) ficou um tempinho sem apresentar esse problema, só que, depois, apresentou novamente.

É um problema muito estranho, porque, tem dias que o computador funciona normalmente, sem congelar, sem dar tela azul, usando por vários dias, so que, depois volta para o mesmo problema congelar, da tela azul.

Então já pesquisei, falaram que poderia ser a Memoria RAM, o HD... Fico nessa duvida...

O que você me indicaria?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Boa tarde Gabriel, então, fiz o todo o procedimento que você disse, porém, a pasta "Logs coletados" não foi criada na minha área de trabalho, como proceder? 

 

2 minutos atrás, GabrielLV disse:

@williann26 Você deve mover a pasta para a área de trabalho e executar o o arquivo 32 ou 64 bits, dependendo da arquitetura do seu sistema operacional.

Fiz isso, meu sistema operacional é 64 bits, e então, executei o arquivo "ColetarLogs (64 bits)" como administrador, e então logo no final das mensagens fala que uma pasta foi criada na minha área de trabalho, porém, não vai... Se quiser posso gravar pra você ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Obrigado pela indicação. Conhecia por alto o conteúdo, tanto que recomendei a formatação APÓS a atualização dos drivers e do Windows Update, o que pela estatística resolveria entre 75 e 90% dos problemas (restando os 10% do hardware). 

 

1 hora atrás, williann26 disse:

Entre o mês 8,9 do ano passado, ele começou à apresentar esse problema.

Lembra de algo que possa ter ocorrido após esta data? Uma chuva com descarga elétrica? Uma queda de energia? Instalação de um hardware novo?

 

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Jamais se baseie apenas no nome do stop code de uma tela azul (a menos que várias/todas as telas azuis apontem para o mesmo código). É perfeitamente possível um problema em um driver/programa/funcionalidade/peça emitir stop codes que não tem nada a ver com a real causa do problema (principalmente memória RAM, pois ela pode emitir todos os tipos de códigos diferentes).

Me baseei na minha percepção de quando trabalhava na manutenção dos equipamentos aqui na firma, com um parque de 1400 máquinas. Claro, não é nada científico, mas normalmente era isto e era causado por algum drive bugado que ferrava com as threads do processador. 

 

1 hora atrás, williann26 disse:

E então, este ano, decidi pedir à um profissional para formata-lo (não sei formatar computador, kk) ficou um tempinho sem apresentar esse problema, só que, depois, apresentou novamente.

Bom, pode ser problema de software (driver ou coisa parecida) pode ser hardware com problema intermitente. Só colocando outro pra testar, ou reduzindo, no caso das memórias, usando apenas um módulo se tiver dois, por exemplo. 

 

A propósito, a fonte, qual a marca/modelo? Outra coisa, já fez uma inspeção na placa-mãe pra ver se não tem algum capacitor estufado? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Kleber Peters disse:

Obrigado pela indicação. Conhecia por alto o conteúdo, tanto que recomendei a formatação APÓS a atualização dos drivers e do Windows Update, o que pela estatística resolveria entre 75 e 90% dos problemas (restando os 10% do hardware).

+15% de causas desconhecidas 😉

 

@williann26 image.png

Esse aviso indica que a pasta já foi criada, embora, por algum motivo, alguns logs não foram coletados...

 

Vá na área de trabalho > Botão direito > Exibir > Certifique-se de que as duas opções "Organizar Itens Automaticamente" e "Alinhar itens a grade" estão marcadas. Após isso, botão direito > Atualizar. Veja se a pasta aparece.

 

Caso não apareça, me envie os arquivos manualmente:

1- Vá em C:\Windows\Minidump > Salve todos os arquivos ali como .zip ou .rar > Anexe-os aqui na sua próxima resposta.

 

2- Abra um CMD normal (não abra como administrador), copie e cole o comando abaixo (com os parênteses), cole no CMD.

 

Citação

(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic bios get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state && wmic nic get name) >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" && wevtutil epl system C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx && wevtutil epl application C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx


Três arquivos serão gerados na área de trabalho: "Listappta.txt", "logssystem.evtx" e "logapplication.evtx". Salve-os como .zip ou .rar e anexe-os aqui na sua próxima resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@williann26 Os logs não foram coletados corretamente (faltaram alguns arquivos), mas ao analisar os logs de telas azuis que foram coletados (5 no total), 4 deles não apontam para "análise inconclusiva", e um deles aponta para o navagio.sys, que é um driver relacionado ao anticheat do PUBG Mobile.

 

Citação

3: kd> kV
 # Child-SP          RetAddr           : Args to Child                                                           : Call Site
00 ffffd28a`f374efa8 fffff804`08a1819a : 00000000`00000050 ffffeb00`e6144000 00000000`00000000 ffffeb75`80730a20 : nt!KeBugCheckEx
01 ffffd28a`f374efb0 fffff804`0880d44d : ffffd28a`f374f1f0 ffffd28a`f374f130 ffffd28a`f374f138 ffffd28a`f374f148 : nt!MiZeroFault+0x20dd5a
02 ffffd28a`f374f0a0 fffff804`0880c6ca : 43a62ce0`68f18801 00000000`00000000 ffffd28a`f374f350 00000000`00000000 : nt!MiUserFault+0x80d
03 ffffd28a`f374f130 fffff804`08a0395e : ffffd28a`f374f550 9cf5d39f`a0661d8b 00000000`00040282 00000000`00040286 : nt!MmAccessFault+0x16a
04 ffffd28a`f374f2d0 fffff804`4eddef43 : 05abb51f`55986892 00000000`00000000 edb92471`3fda4d7f 183cdb82`cc6e14a9 : nt!KiPageFault+0x35e (TrapFrame @ ffffd28a`f374f2d0)
05 ffffd28a`f374f460 05abb51f`55986892 : 00000000`00000000 edb92471`3fda4d7f 183cdb82`cc6e14a9 24cc5380`a9044db2 : navagio+0x30ef43
06 ffffd28a`f374f468 00000000`00000000 : edb92471`3fda4d7f 183cdb82`cc6e14a9 24cc5380`a9044db2 00000000`00000001 : 0x05abb51f`55986892
3: kd> .trap ffffd28a`f374f2d0
NOTE: The trap frame does not contain all registers.
Some register values may be zeroed or incorrect.
rax=53ea12a88a9c1fac rbx=0000000000000000 rcx=0000000000001000
rdx=0000000000000000 rsi=0000000000000000 rdi=0000000000000000
rip=fffff8044eddef43 rsp=ffffd28af374f460 rbp=ffffd28af374f5a0
 r8=ffffad083c795080  r9=ffffeb7580730a20 r10=ffffeb00e6144000
r11=ffffeb75badd6000 r12=0000000000000000 r13=0000000000000000
r14=0000000000000000 r15=0000000000000000
iopl=0         nv up ei ng nz ac po nc
navagio+0x30ef43:
fffff804`4eddef43 f3a4            rep movs byte ptr [rdi],byte ptr [rsi]

 

image.png


Desinstale o PUBG.
 

---

 

Analisando os logs do visualizador de eventos no seu PC, existem as seguintes passagens:

image.png

 

image.png

 

image.png

 

Esses avisos indicam que sua placa-mãe possui o chip TPM (Trusted Platform Module), que é um dispositivo de segurança que contém chaves para criptografia geradas pelo computador. Aparentemente ele está danificado.

 

Você utiliza o bitlocker? Se não utiliza, então desative essa funcionalidade no BIOS.

 

 

Procure a opção "Security Device Support" no setup e desative-a.

 

Após fazer os procedimentos acima, execute estes comandos:

 

Citação

 

1- Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite SFC /SCANNOW e tecle enter. O procedimento pode demorar alguns minutos.

 

2- (Faça o procedimento 2 SOMENTE se o procedimento 2 emitir um aviso dizendo que existem erros que não puderam ser corrigidos, do contrário, pule para o procedimento 3).

 

Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação > Clique em "Reiniciar Agora" para entrar na inicialização avançada.
Vá em "Solução de Problemas" > Opções Avançadas > Prompt de Comando
no Prompt de Comando, digite o comando bcdedit e tecle enter


bNrNBJb.png

 

Localize o item "osdevice" onde informa a partição que o Windows está instalado (na imagem acima, ela está na partição E:), e então utilize o seguinte comando


sfc /scannow /offbootdir=X:\ /offwindir=X:\windows


(atente-se aos espaços antes de cada / e \)


Neste comando substitua X pela letra informada no comando bcdedit.


3- Após executar o passo acima, volte para o Windows na inicialização normal, abra um CMD como administrador e digite o comando:


DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth


(atente-se aos espaços antes de cada / )

 

 

Veja se os problemas persistem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Certo, irei fazer isso que você me disse. porém, tenho 2 Pubg no meu computador; o Pubg LITE e o PUBG normal (da steam) qual devo desinstalar?
E em relação aos Logs, você disse que não foi coletados corretamente, quer que eu refaça o procedimento de coleta dos logs? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Bom dia... surgiu um novo problema, não consigo acessar a BIOS do computador. 
Eu faço os procedimentos básicos, reinício, e fico apertando DELETE, ele entra na BIOS, porém, logo sai, e reinicia novamente... O que pode ser?

Abaixo tem um Gif, porém a qualidade está um pouco ruim. O que devo fazer agora?E982ADDF-472D-41B5-B3BB-8B474A323D64.gif.f42545c3dd46c06f3ecb2d7091cbe2d5.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!