Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um ventilador de teto Ponente Wind com controle remoto, ligo o ventilador e quando apago a luz pelo controle, a luminária não apaga totalmente, só desliga totalmente se desligar o interruptor. Já inverti os fios, já tentei quase tudo ao meu alcance, mas a luminária não fica totalmente apagada. Tem como corrigir esse problema?

• Membro VIP
Postado

Mostre uma foto (😞). Penso que uma (01) maneira de ser resolver é colocar uma carguinha mínima em paralelo com os leds ou seu driver.

• Curtir 1
Postado

Provavelmente dentro do receptor tem algum circuito tipo snubber em paralelo com o relé ou tiristor que faz o acionamento da lâmpada. 

Já tive esse problema num sensor de presença. 

8 horas atrás, Cotonho disse:

não sei como colocar essa carguinha.

É somente algo em paralelo com a lâmpada. 

Já tentou com fluorescente ou incandescente/halogena caso tenha alguma? 

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Thiago Miotto disse:

O fio azul do interruptor está ligado na rede de energia e na lâmpada, enquanto o preto só na lâmpada?

Pelo esquema sim. O azul é neutro, comum com o motor do ventilador e o preto é retorno do interruptor para lâmpada . Acredito que um filtro RF em paralelo com a lâmpada pode resolver. Seria isso @Renato.88

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Renato.88 disse:
15 horas atrás, Cotonho disse:

não sei como colocar essa carguinha.

É somente algo em paralelo com a lâmpada. 

... algo como um capacitor 10...100nF/250V e/ou um R 100K 2...3W

Postado
4 horas atrás, Mega Blaster disse:

Pelo esquema sim. O azul é neutro, comum com o motor do ventilador e o preto é retorno do interruptor para lâmpada .

O esquema diz isso.

Mas eu perguntei, pois imagino que a inversão poderia causar o funcionamento parcial, com um erro meio parecido com o que o autor comenta

Postado
4 horas atrás, Thiago Miotto disse:

imagino que a inversão poderia causar o funcionamento parcial

Para a lâmpada, não creio que fosse o caso. Talvez se o aparelho fosse 220 V e a rede dele 127 V. Então, com uma ligação bifasica onde uma fase ficaria sempre viva, poderia, em tese, causar isso. 

Postado

O ventilador é127V e a rede também.

Gostaria de saber qual seria a medida desse do RF que o Mega Blaster sugeriu? Tem como mandar uma foto dele?

• Membro VIP
Postado

Olá amigo. Não é o filtro rf mas sim o que eu sugeri. Achei esta foto na net que talvez possa te ajudar 1 pouco

99891.jpg

No seu caso ficaria entre os pinos 1 e 3 de sua caixinha ou fios AZ e PT. Mas antes tente um menor tipo 100nF/250V

Postado

@.if Isso isso isso! Era disso que eu estava falando. Alguém me disse um dia que era filtro de RF. Como entendo pouco de eletrônica, nunca me aprofundei. Desculpas pelo erro. Lendo sobre o assunto, filtro de RF é muito usado para sistemas de áudio. 

Postado

@.if Tem muitos anos, tive problemas com uns sensores de presença, me disseram para usar um capacitor e um resistor em série montado como você sugeriu. O que isso faz na prática? Só que não lembro mais o que tinha de problema. Tem + de 20 anos 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...