Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Mais alguém que tenha a Gigabyte rtx 3060 Ti Gaming OC pegando a mesma temperatura ? meu gabinete é um Darkflash dlm 21 com a frontal em mesh, engraçado que a 2060 super da galax que eu tinha chegava a 71º, e a 1650 super no máximo a 65º, mas essa 3060 ti triple fan chega a 82º, esquenta tanto que aumentou até a temperatura do meu processador.

Obs.: Não uso ar condicionado, temperatura ambiente do RJ como sempre alta.

Postado

@leonardo162

82C é temperatura normal em full load. (site com temperatura máxima da sua RTX -link).

Pode melhorar isso aumentando o fluxo de ar no gabinete, ou (o que mais recomendo e tem resultado imediato) fazendo uma curva personalizada de fans da placa de vídeo pelo MSI Afterburner. Por esse programa você pode programar para que os fans da placa girarem 100% quando chegar a 80C por exemplo, 75C 90% etc

Também não uso ar condicionado e minha RTX 2060 (2 fans) da Gigabyte chegava a 83C em full load, mexi nas curvas dos fans pelo MSI e a partir daí ela não passa de 78C.

Postado
2 minutos atrás, Husardo disse:

@leonardo162

82C é temperatura normal em full load. (site com temperatura máxima da sua RTX -link).

Pode melhorar isso aumentando o fluxo de ar no gabinete, ou (o que mais recomendo e tem resultado imediato) fazendo uma curva personalizada de fans da placa de vídeo pelo MSI Afterburner. Por esse programa você pode programar para que os fans da placa girarem 100% quando chegar a 80C por exemplo, 75C 90% etc

Também não uso ar condicionado e minha RTX 2060 (2 fans) da Gigabyte chegava a 83C em full load, mexi nas curvas dos fans pelo MSI e a partir daí ela não passa de 78C.

Então Husardo, não sei se você chegou a reparar no vídeo que postei acima, mas as fans da placa de vídeo no automático, já estão chegando a mais de 95%. Meu gabinete é um Aigo darkflash dlm 21 mesh, cheio de fans.

Postado
10 minutos atrás, leonardo162 disse:

Então Husardo, não sei se você chegou a reparar no vídeo que postei acima, mas as fans da placa de vídeo no automático, já estão chegando a mais de 95%. Meu gabinete é um Aigo darkflash dlm 21 mesh, cheio de fans.

Certo, agora vi. Mas eu colocaria uma curva bem agressiva, mais do que já está (100% da velocidade em 78C ou 77C e 95% em 75C é o que eu uso). Isso forçará mais as ventoinhas, mas deve baixar mais a temperatura. Isso força mais os fans da placa, mas preserva uma temperatura melhor da GPU.

Outra coisa, se seu monitor é 60Hz, não tem por que deixar FPS destravado, ligue o vsync se puder, coloque 60 FPS máximo no Riva Tuner. Isso fará a placa entregar apenas o que o monitor pode entregar de atualização da tela, sem entregar mais FPS que precisa, gerando mais calor.

Postado

@leonardo162 Tenho uma RTX 3070 Gaming OC da Gigabyte e ela também bate os 82ºC, o que é normal para a placa, pois o modelo OC faz overclocking sozinho aumentando sua frequência enquanto tiver energia disponível e folga entre a temperatura alvo limite (82ºC de fábrica). você pode alterar a temperatura limite no app da Gigabyte Aorus, assim como curva de fans, limite de frequência, consumo de energia e etc. Minha placa é nova e também assustei quando vi as temperaturas, mas está tudo dentro do normal.

Eu recomendo você alterar a fan curve e desanexar a temperatura limite da frequência no app, e depois reduzir a temperatura limite pra casa dos 70ºC, assim ela ainda vai alcançar altas frequências e ficar com uma temperatura OK (a minha fica 73ºC em 1975Mhz)

Postado
7 minutos atrás, JeanLN disse:

@leonardo162 Tenho uma RTX 3070 Gaming OC da Gigabyte e ela também bate os 82ºC, o que é normal para a placa, pois o modelo OC faz overclocking sozinho aumentando sua frequência enquanto tiver energia disponível e folga entre a temperatura alvo limite (82ºC de fábrica). você pode alterar a temperatura limite no app da Gigabyte Aorus, assim como curva de fans, limite de frequência, consumo de energia e etc. Minha placa é nova e também assustei quando vi as temperaturas, mas está tudo dentro do normal.

Eu recomendo você alterar a fan curve e desanexar a temperatura limite da frequência no app, e depois reduzir a temperatura limite pra casa dos 70ºC, assim ela ainda vai alcançar altas frequências e ficar com uma temperatura OK (a minha fica 73ºC em 1975Mhz)

Muito obrigado pelas informações, então basta baixar o app gigabyte aorus e reduzir o alvo limite de fábrica que é 82º para  70º ? vou fazer isso, tomara que resolva.

Postado

@leonardo162 Sim, deve resolver o problema, e se você quiser, pode reduzir ainda mais a temperatura alvo buscando uma de seu agrado, mas acho que reduzir muito pode acabar limitando um pouco a frequência  que a placa atingirá. O segredo é ir testando até alcançar o equilíbrio, pois como nenhuma placa é igual, o ponto de equilibro da sua será diferente da minha. Depois passa aqui e diz se ajudou ou resolveu o problema.

@leonardo162 Outra dica: Aproveita e cadastra a sua placa no site que você ganha mais um ano de garantia (sobe para 4 se não me engano)

Postado
26 minutos atrás, JeanLN disse:

@leonardo162 Sim, deve resolver o problema, e se você quiser, pode reduzir ainda mais a temperatura alvo buscando uma de seu agrado, mas acho que reduzir muito pode acabar limitando um pouco a frequência  que a placa atingirá. O segredo é ir testando até alcançar o equilíbrio, pois como nenhuma placa é igual, o ponto de equilibro da sua será diferente da minha. Depois passa aqui e diz se ajudou ou resolveu o problema.

@leonardo162 Outra dica: Aproveita e cadastra a sua placa no site que você ganha mais um ano de garantia (sobe para 4 se não me engano)

Eu mudei mas a placa continua pegando 78º em pouco tempo jogando rdr2, acho que fiz alguma coisa de errado, abaixo vou colocar uma SS do que eu mudei, desci a temperatura alvo de 83 para 70º e cliquei em aplicar, é só isso mesmo ?

nbm186H.png

Postado

@leonardo162 Sim, você fez certo, como são modelos de placas diferentes, gabinetes, ventilação diferente e etc, podem ter variações, mas dá para reduzir mais ainda: No canto inferior direito, a sua fan está como semi-passiva, recomendo deixar ela em ativa, e lá na "FAN SPD.(RPM)", deixa em manual e aumenta um pouco a barra (eu deixaria até a metade só pra um teste inicial e depois você ajusta conforme o resultado) e vê como fica, deve baixar um pouco mais a temperatura.

Vale também ver o fluxo de ar da sua case , pois influencia muito, a minha tem um vidro na frente das fans de entrada de ar, e ao retirar a temp. cai uns 8º; Deixar o gabinete em local ventilado, fans do gabinete em alta rotação, não deixar o PC no chão ou em local abafado também ajuda muito.

Caso ainda assim não ficar no seu agrado, acho que apenas reduzindo a frequência que a placa atinge (isso eu já não recomendaria pois vai diminuir a potencia dela); Mas vale lembrar que esse modelo de placa foi feito para atingir altas temperaturas por bastante tempo e o limite dela se não me engano é mais de 95ºC, então mesmo em 83ºC não causaria problema algum.

Para mudar a fan curve da placa, basta ir em "Custom" da opção "FAN SPD.(RPM)" e alterá-la (se não me engano eu mudei a minha um pouco para mais agressiva)

• Curtir 1
Postado

Você pode até ter um gabinete em mesh, mas tem quantos coolers instalado? E quanto de CFM esses coolers tem?

Após responder a pergunta acima recomendo dar continuidade com o que citarei mais abaixo;

Eu recomendo você utilizar o MSI Afterburner e utilizar essa curvatura de fans:

fans.png.a1654c90aee96a814f18b01119d7c839.png

Outra coisa, você pode optar pelo undervolt, onde você diminui a carga de energia da GPU mas mantém a mesma performance (em algumas casos até melhora como o meu, porém também fiz um leve overclock).

Com o undervolt diminui 9~12° de temperatura e fiz um OC de quase 100MHz. Lembrando que o undervolt não rompe a garantia da sua placa de vídeo, mas o overclock sim.

Apesar de sua GPU ser BEEEM SUPERIOR a minha, eu diria que um undervolt seria interessante.

Vídeo comparativo da minha GPU sem undervolt e com undervolt

• Curtir 1
Postado

@leonardo162 acho melhor mudar o power target ou fazer undervolt. limita um pouco menos a gpu. Roda o heaven bemchmark em Stock, anota os scores e fps. Daí diminui em 10% o power target e roda de novo. Assim por diante 

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

cara tambem tenho uma 3060ti gaming oc e tambem esta chegando a 85º não sei se é normal

meu case é um corsair 465x e infelizmente não tenho ar condicionado e moro no norte do parana 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!