Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gigabyte RTX 3060 Ti Gaming OC, 82º ?


Posts recomendados

Mais alguém que tenha a Gigabyte rtx 3060 Ti Gaming OC pegando a mesma temperatura ? meu gabinete é um Darkflash dlm 21 com a frontal em mesh, engraçado que a 2060 super da galax que eu tinha chegava a 71º, e a 1650 super no máximo a 65º, mas essa 3060 ti triple fan chega a 82º, esquenta tanto que aumentou até a temperatura do meu processador.

 

Obs.: Não uso ar condicionado, temperatura ambiente do RJ como sempre alta.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardo162

82C é temperatura normal em full load. (site com temperatura máxima da sua RTX -link).

Pode melhorar isso aumentando o fluxo de ar no gabinete, ou (o que mais recomendo e tem resultado imediato) fazendo uma curva personalizada de fans da placa de vídeo pelo MSI Afterburner. Por esse programa você pode programar para que os fans da placa girarem 100% quando chegar a 80C por exemplo, 75C 90% etc

 

Também não uso ar condicionado e minha RTX 2060 (2 fans) da Gigabyte chegava a 83C em full load, mexi nas curvas dos fans pelo MSI e a partir daí ela não passa de 78C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Husardo disse:

@leonardo162

82C é temperatura normal em full load. (site com temperatura máxima da sua RTX -link).

Pode melhorar isso aumentando o fluxo de ar no gabinete, ou (o que mais recomendo e tem resultado imediato) fazendo uma curva personalizada de fans da placa de vídeo pelo MSI Afterburner. Por esse programa você pode programar para que os fans da placa girarem 100% quando chegar a 80C por exemplo, 75C 90% etc

 

Também não uso ar condicionado e minha RTX 2060 (2 fans) da Gigabyte chegava a 83C em full load, mexi nas curvas dos fans pelo MSI e a partir daí ela não passa de 78C.

 

Então Husardo, não sei se você chegou a reparar no vídeo que postei acima, mas as fans da placa de vídeo no automático, já estão chegando a mais de 95%. Meu gabinete é um Aigo darkflash dlm 21 mesh, cheio de fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, leonardo162 disse:

 

Então Husardo, não sei se você chegou a reparar no vídeo que postei acima, mas as fans da placa de vídeo no automático, já estão chegando a mais de 95%. Meu gabinete é um Aigo darkflash dlm 21 mesh, cheio de fans.

 

Certo, agora vi. Mas eu colocaria uma curva bem agressiva, mais do que já está (100% da velocidade em 78C ou 77C e 95% em 75C é o que eu uso). Isso forçará mais as ventoinhas, mas deve baixar mais a temperatura. Isso força mais os fans da placa, mas preserva uma temperatura melhor da GPU.

 

Outra coisa, se seu monitor é 60Hz, não tem por que deixar FPS destravado, ligue o vsync se puder, coloque 60 FPS máximo no Riva Tuner. Isso fará a placa entregar apenas o que o monitor pode entregar de atualização da tela, sem entregar mais FPS que precisa, gerando mais calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardo162 Tenho uma RTX 3070 Gaming OC da Gigabyte e ela também bate os 82ºC, o que é normal para a placa, pois o modelo OC faz overclocking sozinho aumentando sua frequência enquanto tiver energia disponível e folga entre a temperatura alvo limite (82ºC de fábrica). você pode alterar a temperatura limite no app da Gigabyte Aorus, assim como curva de fans, limite de frequência, consumo de energia e etc. Minha placa é nova e também assustei quando vi as temperaturas, mas está tudo dentro do normal.

Eu recomendo você alterar a fan curve e desanexar a temperatura limite da frequência no app, e depois reduzir a temperatura limite pra casa dos 70ºC, assim ela ainda vai alcançar altas frequências e ficar com uma temperatura OK (a minha fica 73ºC em 1975Mhz)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, JeanLN disse:

@leonardo162 Tenho uma RTX 3070 Gaming OC da Gigabyte e ela também bate os 82ºC, o que é normal para a placa, pois o modelo OC faz overclocking sozinho aumentando sua frequência enquanto tiver energia disponível e folga entre a temperatura alvo limite (82ºC de fábrica). você pode alterar a temperatura limite no app da Gigabyte Aorus, assim como curva de fans, limite de frequência, consumo de energia e etc. Minha placa é nova e também assustei quando vi as temperaturas, mas está tudo dentro do normal.

Eu recomendo você alterar a fan curve e desanexar a temperatura limite da frequência no app, e depois reduzir a temperatura limite pra casa dos 70ºC, assim ela ainda vai alcançar altas frequências e ficar com uma temperatura OK (a minha fica 73ºC em 1975Mhz)

 

Muito obrigado pelas informações, então basta baixar o app gigabyte aorus e reduzir o alvo limite de fábrica que é 82º para  70º ? vou fazer isso, tomara que resolva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardo162 Sim, deve resolver o problema, e se você quiser, pode reduzir ainda mais a temperatura alvo buscando uma de seu agrado, mas acho que reduzir muito pode acabar limitando um pouco a frequência  que a placa atingirá. O segredo é ir testando até alcançar o equilíbrio, pois como nenhuma placa é igual, o ponto de equilibro da sua será diferente da minha. Depois passa aqui e diz se ajudou ou resolveu o problema.

@leonardo162 Outra dica: Aproveita e cadastra a sua placa no site que você ganha mais um ano de garantia (sobe para 4 se não me engano)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, JeanLN disse:

@leonardo162 Sim, deve resolver o problema, e se você quiser, pode reduzir ainda mais a temperatura alvo buscando uma de seu agrado, mas acho que reduzir muito pode acabar limitando um pouco a frequência  que a placa atingirá. O segredo é ir testando até alcançar o equilíbrio, pois como nenhuma placa é igual, o ponto de equilibro da sua será diferente da minha. Depois passa aqui e diz se ajudou ou resolveu o problema.

@leonardo162 Outra dica: Aproveita e cadastra a sua placa no site que você ganha mais um ano de garantia (sobe para 4 se não me engano)

 

Eu mudei mas a placa continua pegando 78º em pouco tempo jogando rdr2, acho que fiz alguma coisa de errado, abaixo vou colocar uma SS do que eu mudei, desci a temperatura alvo de 83 para 70º e cliquei em aplicar, é só isso mesmo ?

 

nbm186H.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardo162 Sim, você fez certo, como são modelos de placas diferentes, gabinetes, ventilação diferente e etc, podem ter variações, mas dá para reduzir mais ainda: No canto inferior direito, a sua fan está como semi-passiva, recomendo deixar ela em ativa, e lá na "FAN SPD.(RPM)", deixa em manual e aumenta um pouco a barra (eu deixaria até a metade só pra um teste inicial e depois você ajusta conforme o resultado) e vê como fica, deve baixar um pouco mais a temperatura.

Vale também ver o fluxo de ar da sua case , pois influencia muito, a minha tem um vidro na frente das fans de entrada de ar, e ao retirar a temp. cai uns 8º; Deixar o gabinete em local ventilado, fans do gabinete em alta rotação, não deixar o PC no chão ou em local abafado também ajuda muito.

Caso ainda assim não ficar no seu agrado, acho que apenas reduzindo a frequência que a placa atinge (isso eu já não recomendaria pois vai diminuir a potencia dela); Mas vale lembrar que esse modelo de placa foi feito para atingir altas temperaturas por bastante tempo e o limite dela se não me engano é mais de 95ºC, então mesmo em 83ºC não causaria problema algum.

Para mudar a fan curve da placa, basta ir em "Custom" da opção "FAN SPD.(RPM)" e alterá-la (se não me engano eu mudei a minha um pouco para mais agressiva)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode até ter um gabinete em mesh, mas tem quantos coolers instalado? E quanto de CFM esses coolers tem?

 

Após responder a pergunta acima recomendo dar continuidade com o que citarei mais abaixo;

 

Eu recomendo você utilizar o MSI Afterburner e utilizar essa curvatura de fans:

fans.png.a1654c90aee96a814f18b01119d7c839.png

 

 

Outra coisa, você pode optar pelo undervolt, onde você diminui a carga de energia da GPU mas mantém a mesma performance (em algumas casos até melhora como o meu, porém também fiz um leve overclock).

 

Com o undervolt diminui 9~12° de temperatura e fiz um OC de quase 100MHz. Lembrando que o undervolt não rompe a garantia da sua placa de vídeo, mas o overclock sim.

Apesar de sua GPU ser BEEEM SUPERIOR a minha, eu diria que um undervolt seria interessante.

 

Vídeo comparativo da minha GPU sem undervolt e com undervolt

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!