Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite, tenho uma b450 steel legend, um ryzen 5 3600x, m2 512gb, placa de video rx 580 8gb e uma memoria de 8gb 3200mhz já instalada
estou na dúvida se instalo mais 2 memórias ram de 8gb ou um de 16gb?
image.png.3903a21161ec6ff7a46f87591f49d22b.png
trabalho com projetos e renderização de imagens, as vezes quando renderizo, a memória de 8gb fica praticamente 80% em utilização

Postado

Acho melhor um único modulo de 16GB junto com seu atual de 8GB lhe daria 24GB de RAM, mais pra frente quando aparecer uma boa promoção da pra cogitar pegar outro modulo de 16GB e usar no lugar do de 8GB tendo 32GB de RAM

Não é vantagem usar todos os 4 slots pois a carga de ter mais módulos conectados dividindo o mesmo canal normalmente faz com que a placa-mãe baixe o clock das memorias pra ter estabilidade ou ate pro PC ligar...

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado

Qual o uso principal do PC? Porque 16GB já dão conta da maioria das aplicações atuais. Ter 24GB para jogos e aplicações comuns não farão diferença em relação a 16GB. Sendo assim, colocar outro igual de 8GB sairá mais barato.

• Obrigado 1
Postado

@F4b10 então ficaria meio que "sobrando" uma memoria de 8gb no final. essa memória eu poderia pegar mais uma de 8 gb e ficar no resultado final com 2 de 16gb e 2 de 8gb?
ou como você disse, não é viavel usar todos os slots?

Postado
agora, J.Augusto F disse:

Qual o uso principal do PC? Porque 16GB já dá conta da maioria das aplicações atuais. Sendo assim, colocar outro igual 8GB sairá mais barato.

uso o PC para projetos 3D e renderizações de imagens. essa imagem anexada é o momento de uma renderização

• Moderador
Postado
agora, Gabriel Guilmo disse:

uso o PC para projetos 3D e renderizações de imagens. essa imagem anexada é o momento de uma renderização

Nesse caso se encontrar 16GB com bom preço pode usar junto com os 8GB atuais. Renderização 3D consome CPU mesmo, normal a utilização.

• Curtir 1
Postado
agora, J.Augusto F disse:

Nesse caso se encontrar 16GB com bom preço pode usar junto com os 8GB atuais. Renderização 3D consome CPU mesmo, normal a utilização.

entendi, o CPU sempre em momentos de renderização ele sobe pra 100%, cheguei a procurar pois achava um tanto quanto estranho, mas percebi que realmente é o que o programa pede

posso utilizar então uma de 16GB junto a minha de 8gb sem medo?
gostaria de tirar mais uma duvida, relativo a posição de instalação dessas memórias, pois tenho 4 Slots na placa-mãe
Segue anexo o que vem no manual...https://download.asrock.com/Manual/B450 Steel Legend.pdf

image.png

Postado
19 minutos atrás, Gabriel Guilmo disse:

" então ficaria meio que "sobrando" uma memoria de 8gb no final. essa memória eu poderia pegar mais uma de 8 gb e ficar no resultado final com 2 de 16gb e 2 de 8gb?
ou como você disse, não é viavel usar todos os slots?

Com um modulo de 16GB e um de 8GB a placa trabalharia em modo dual channel flex, não é tão bom quando 2x8GB ou 2x16GB mas você evita de ocupar slots à toa e com pentes de baixa capacidade.

Não é vantagem ocupar todos os slots, como mostra na tabela que você mesmo postou com 4 ocupados e usando apenas módulos single rank, a frequência da memoria ja fica limitada a 2933 ao invés dos 3200 e se algum desses módulos forem dual rank a frequência cai ainda mais pra 2667

Claro que se realmente você sentir que precisa de mais memoria, ai sim valeria o sacrifício da velocidade pra ter uns GB a mais de RAM

Postado
1 hora atrás, Gabriel Guilmo disse:

boa noite, tenho uma b450 steel legend, um ryzen 5 3600x, m2 512gb, placa de video rx 580 8gb e uma memoria de 8gb 3200mhz já instalada
estou na dúvida se instalo mais 2 memórias ram de 8gb ou um de 16gb?
image.png.3903a21161ec6ff7a46f87591f49d22b.png
trabalho com projetos e renderização de imagens, as vezes quando renderizo, a memória de 8gb fica praticamente 80% em utilização

Cara , não tem haver com o tópico , porém deixar o PC ligado 12 dias direto , é péssimo pra saúde dele , ainda mais se usar o modo suspender. 

Postado
16 horas atrás, Gabriel Guilmo disse:

Neste caso sem dúvidas 16GB  junto com os 8GB atuais pra o seu uso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...