Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aproveitar melhor a luminosidade do LED UV (Bateria 9V ou CR2032?)


Coisa Verde

Posts recomendados

Olá Amigos, Sou ignorante em eletrónica mas mesmo assim me aventurei em montar um Magazine tracer para minha arma de airsoft e estou com duvida de como montar o circuito para aproveitar melhor os LEDs UV 5mm.

 

Eu montei, em primeiro momento, 1 LED UV 5mm com o fio positivo em uma chave on/off  em uma Bateria CR2032 mas me parece que o led fica com a luz fraca (a bateria e o LED são novos).

Pretendo ampliar para 4 LEDS ao todo. Para aproveitar melhor a luminosidade do LED UV é melhor usar uma bateria 9v em vez da cr2032 ou não fará diferença? (imagino também que 9V irá durar mais tempo ligada).

Tenhos resistores de 470ohm e de 1000ohm.

 

Me desculpem pela pergunta extremamente básica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Por partes :

 

Led UV 5mm normalmente tem  as seguintes especificações

Tensão 3.2 ~3.8V

Corrente 30mA

 

Então, quando ligou em uma bateria 2032 que só fornece 3V o rendimento do LED está claramente comprometido.

Para ligar 4 leds desse em uma bateria de 9V vai seguir a configuração conforme imagem abaixo, dois pares em paralelo com resistores de aprox 91 Ohm .

 

Se quiser colocar 3 baterias 2032 em série para gerar os 9V voce vai ter a mesma luminosidade de uma bateria unica de 9V, porém MENOR TEMPO DE USO .

 

Baterias 2032 tem em media 200mA de carga, enquanto uma de 9V tem em media 500mA de carga.

 

Somando as 3 baterias de 3V voce vai obter então 9V, mas manterá a autonomia do pack em 200mA

 

Os circuito mostrado abaixo consome 60mA , então  com uma bateria de 9V voce terá no mínimo o dobre de autonomia  do pack  de 2032, cerca de 6h ao invés de 3h

 

'_'

 

 

 

 

led-uv-3p2.jpg

nao-sim.jpg

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado mesmo.

Foi muito didático e explicativo, entendi direitinho.

 

21 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Por partes :

 

Led UV 5mm normalmente tem  as seguintes especificações

Tensão 3.2 ~3.8V

Corrente 30mA

 

Então, quando ligou em uma bateria 2032 que só fornece 3V o rendimento do LED está claramente comprometido.

Para ligar 4 leds desse em uma bateria de 9V vai seguir a configuração conforme imagem abaixo, dois pares em paralelo com resistores de aprox 91 Ohm .

 

Se quiser colocar 3 baterias 2032 em série para gerar os 9V voce vai ter a mesma luminosidade de uma bateria unica de 9V, porém MENOR TEMPO DE USO .

 

Baterias 2032 tem em media 200mA de carga, enquanto uma de 9V tem em media 500mA de carga.

 

Somando as 3 baterias de 3V voce vai obter então 9V, mas manterá a autonomia do pack em 200mA

 

Os circuito mostrado abaixo consome 60mA , então  com uma bateria de 9V voce terá no mínimo o dobre de autonomia  do pack  de 2032, cerca de 6h ao invés de 3h

 

'_'

 

 

 

 

led-uv-3p2.jpg

nao-sim.jpg

 

@Tito Fisher eu teria um melhor aproveitamento da luz e da bateria ligando somente 3 LEDs com um resistor com menos ohm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Ligar 3 leds de 3.2V  em uma bateria de 9V ?

Não vai rolar, na prática cai no seu teste inicial

de ligar apenas um led dessa tensão em uma bateria de 3V  ( a 2032 , por exemplo )

Tipo assim, poderia até emitir algum farelinho de luz, talvez nem perceptível .

 

Veja que 3.2V  x  3  =  9,6 V 

 

Considere ainda que o calculo foi baseado na tensão minima de acionamento, e que cada led tem ainda uma resistencia interna que embora pequena acaba embaçando o resultado.

 

Outra coisa que também deve levar em conta é que a tensão nominal da bateria , no caso 9V , depois de algum tempo de uso cai para 8V ou 7.5V ( ou mesmo durante o uso inicial dependendo da corrente exigida )

 

Então, ligando 2 leds de 3.2V  a tensão necessária  de 6.4V vai ser mantida durante todo o tempo em que a bateria forneça corrente para os leds. 

 

'_'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Existe ci especializado em aproveitamento de pilhas/baterias pra leds... p.ex.

3b7d8be1e0fed3cfd25e7a6962c2c055.jpg

A princípio aproveita até a penúltima gota da sua bateria 9V. Pra aproveitar até a última... me fez lembrar que uma das 1ªs lanterninhas de minha coleção usava 1 pilha só e os leds eram 3V. A pilha com 0.7V e o led ainda acendia. A mágica? Era um regulador step up com um (01) transistor. Infelizmente não estou achando rapidão na net pra te mostrar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Existe ci especializado em aproveitamento de pilhas/baterias pra leds

 

 

Ola @.if .

 

De fato as minhas respostas ao usuário  foram bem simplinhas, já que ele abriu o post dizendo

 

Em 15/02/2021 às 00:38, Coisa Verde disse:

Sou ignorante em eletrónica mas mesmo assim me aventurei

 

O que ele deseja implementar não é difícil para veteranos  ou mesmo eletronicos iniciantes, e existem vários tutoriais ensinando a fazer ou modificar tais dispositivos . 

 

Espero que ele nos retorne com os resultados !

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... já as minhas são ligeiramente mais amplas com intuito (ok... subliminar) de expandir as opções além de expandir oportunidades pra eventuais vindouras inquietações do gênero 😁.

Infelizmente isso é mais forte que eu portanto não tenho muito controle sobre kk. Mas sim, estou ciente da probabilidade do surgimento de ímpetos de agressividade kk. Por sorte, tenho um baita escudo de bom humor 😁

 

25 minutos atrás, Tito Fisher disse:

ele abriu o post dizendo

 

Em 15/02/2021 às 00:38, Coisa Verde disse:

Sou ignorante em eletrónica mas mesmo assim me aventurei

'Quem pergunta é ignorante por algum tempo. Quem não pergunta é ignorante pra sempre' 🤪

 

Quanto a isso...

22 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Espero que ele nos retorne com os resultados !

tmj mas é melhor se habituar ao vácuo pois são raros os que retornam.

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me. Ao sugerir isso pro garoto, trocadilhamente você está dizendo 'erre'...🤪

Ok o vendedor pode até entender mas o correto é 91 ohms mesmo ok? Aqui a gente escreve R pra facilitar pois pra achar o Ω é um pns. Nem sei se tem no teclado. O mesmo quando nos referimos a capacitor pF, nF, µF não devemos ler p-efe, ene-efe e uefe e sim pico , nano e micro... farad ... é o mais correto tecnicamente falando ok? O µ ... também ruim achar.

 

O que me fez lembrar (pra variar)... muito (e muito) antigamente usava-se o termo condensador ainda usado em alguns países e na elétrica automotiva - tinha no meu fusquinha 76🚘😁

 

Ex. é quando você le ou pede resistência 220V 5500W automaticamente você lê e fala certo e não lê e nem pede 220 vê  5500 dábrium. Mesmo totalmente analfabeto na elétrica, o vendedor da loja não iria entender de imediato além de rir de você.😁

 

Agora sério..uma alternativa prática mais fácil pro garoto é usar 100Ω... muito + fácil de achar 🙂

 

 

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

O intuito foi ajudar

é claro... tmj.

 

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

e ter que comprar no ML?

... é uma boa oportunidade pra ele aprender sobre as unidades de medida de resistor e seus prefixos 😁

Já a digikey - um pouco mais profissional - prefere e dá mais resultados em ohm (clique) do que o R (clique) mas sim... é tudo a lesma lerda. 🤪

Em tempo.. em esquema elétrico quando não se coloca nenhum sufixo no resistor, subentende-se que a unidade é ohm

1a6f5db59fae9e7fba88089aeaecd47c.png

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!