Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro É possivel extrair o firmware de um microcontrolador depois de gravado?


Posts recomendados

Estou aprendendo assembly ja programo em C e mais para frente queria começar a programar para microcontroladores e fazer engenharia reversa, queria saber se é possivel e como faz um "dump" (Não sei se esse e o termo certo) do firmware de um microcontrolador vi um site que o cara reprogramou um microcontrolador de um testador de componentes e escreveu um tetris em C/C++ e rodou, queria saber como isso é possivel o microcontrolador nao tem nenhum tipo de bloqueio? eu posso extrair o firmware de um microcontrolador de uma placa velha da qui de casa so por aprendizado? se usa algum aparelho para gravar ou extrair o firmware em um microcontrolador (alem do pc)? Estou com uma duvida sobre microcontroladores estou lendo alguns livros, nao tenho muita exeperiência em eletronica.

 vou deixar os links aqui:

 

https://dragaosemchama.com/2019/05/engenharia-reversa-do-gm328a-e-tetris/

https://dragaosemchama.com/2017/02/t-rex-ptbt/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Patrick Marins de Souza disse:

nao tenho muita exeperiência em eletronica

Permita-me então opinar que está querendo queimar muitas etapas e pegar um baita atalho.

Apesar de nunca ter contatado, existe sim empresa especializada nisso. Incrivelmente ouvi uma (01) informação que não era incrivelmente caro. Mas de novo, atalho inconveniente..

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Patrick Marins de Souza disse:

@vtrx Tá, mas então o que exatamente o cara do link fez?

Se voce realmente prestou atenção no link,deve ter lido o seguinte trecho;

Citação

Antes de prosseguirmos, devo mencionar que todos esses testadores de transistores são baseados no mesmo projeto, originalmente criado por Markus Frejek e continuado por Karl-Heinz. Você pode encontrar informações e o código em mikrocontroller.net. Ainda assim, há diversas de diferentes variações do circuito vendido no eBay e afins, neste post eu fiz engenharia reversa dos esquemas apenas para esta placa.

 

Citação

A melhor maneira, eu pensei, seria ter um olhar o firmware, isso se ele estivesse disponível. A flash não estava protegida e eu poderia ler sem problema. Eu usei ODA para fazer o disassembly. Há uma porta ISCP “invertida” na placa, então eu não tive que soldar fios a fim de ler o chip. Veja na figura abaixo como eu conectei meu USBASP ao Atmega.

 

Citação

Massa, e fiquei até feliz por descobrir tudo sozinho, mas alguns dias depois eu encontrei o seguinte pedaço de código no arquivo config.h do repositório de código aberto:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patrick Marins de Souza,

 

Na programação é possível gravar um comando que torna quase impossível a leitura do firmware e Eprom.

 

Digo quase porque existem empresas que cobram bem caro para poder extrair os dados de qualquer microcontrolador, e conseguem !

Mas para a grande maioria dos reles  mortais, a leitura é impossível. 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Patrick Marins de Souza disse:

@vtrxEntendi. E esse outro cara que extraiu o firmware com JTAG alguem pode me explicar exatamente o que ele fez?

https://sergioprado.org/extraindo-firmware-com-jtag/#:~:text=JTAG é uma interface física,do firmware de dispositivos eletrônicos.

Me parece que voce não le os artigos ou não compreendeu os funcionamento geral.

A interface JTAG ,que geralmente é usado no modo DEBUG,pode ser desabilitada na hora de programar o firmware.

Eu mesmo nunca a uso ou habilito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em resumo:

quando o cara grava o programa dentro do microcontrolador, ele pode deixar bloqueado ou não.

Se bloqueou as alternativas são:

1 - Estudar o sistema e entender a lógica para construir um código semelhante... (podem haver muitos erros nisso se você não conseguir entender tudo que o cara fez, seu código será incompleto).

2 - Pagar uma empresa para decapar o chip e expor a pastilha e extrair o código... (claro, isso depois de muitos dolares na conta deles).

 

Mas o que acontece é que estes microcontroladores são regraváveis, e você pode apagar o código nele e escrever outro por cima... provavelmente foi o que o cara fez no caso do tetris. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...