Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Estou tendo o seguinte problema com meu computador:

As vezes o computador não liga. Preciso apertar o botão de power do gabinete diversas vezes até que ele inicie.

Quando ligado ele funciona normalmente, por várias horas e em várias aplicações. Já testei temperatura, colocando pra usar 100% do CPU e se manteve estável.

Há pouco tempo teve um dia que ele não ligou após dezenas de tentativas. Fiz uma limpeza geral nele pra tirar a poeira (limpo frequentemente a cada 3 meses mais ou menos) e após isso ligou normalmente. Desconfiei disso mas o problema já voltou a aparecer mesmo após uma semana de ter sido limpo.

Agradeço se alguém puder sugerir qual possa ser o problema ou o que eu poderia fazer para testar e descobrir.

Configurações:

Intel Core i3-8100 Coffee Lake 3600MHz
Gigabyte Z370M AORUS
Kingston HyperX FURY 8GB (2x4GB) 2666Mhz DDR4 CL15
Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8) 2666MHz DDR4 CL16
HD WesternDigital SATA 3,5´ Blue 1TB 7200RPM 64MB
SSD 128GB SATA3 - OCZ Vertex 4 Series
Corsair Carbide Spec-03
Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650
Filtro de linha APC P8T3V

Postado
Em 23/02/2021 às 15:52, Kleber Peters disse:

Ele está ligado num estabilizador? 

Faça o seguinte teste: desconecte o cabo de força da fonte, aperte o power, conecte o cabo de força e aperte o power novamente. Veja se liga.

Não está ligado num estabilizador. Uso um filtro de linha.

Fiz o teste que você me sugeriu. Na primeira vez após tirar o cabo da fonte e recolocar, ligou de primeira ao apertar o botão.

Hoje ocorreu de novo de não ligar então fiz o mesmo procedimento novamente mas não vi diferença. Tive que apertar o botão de ligar do gabinete umas 8 vezes.

Caso seja relevante esse detalhe: quando o computador hiberna, ele liga novamente facilmente ao clicar no mouse ou teclado.

Obrigado pela atenção!

Postado
2 minutos atrás, rafaelzrt disse:

Na primeira vez após tirar o cabo da fonte e recolocar, ligou de primeira ao apertar o botão.

Hoje ocorreu de novo de não ligar então fiz o mesmo procedimento novamente mas não vi diferença.

A fonte que não está desarmando quando desliga. Você desliga o filtro de linha após a utilização?

Postado
1 minuto atrás, Kleber Peters disse:

A fonte que não está desarmando quando desliga. Você desliga o filtro de linha após a utilização?

Se estou em casa, deixo ligado. Ao sair, desligo o filtro da tomada. Mas não notei comportamento diferente nesses dois casos. Vou prestar mais atenção nos próximos dias.

Não deveria desligar? As vezes desligo a fonte na chave traseira dela tb. Não sei se é uma boa prática ou não fazer isso.

Postado
Em 26/02/2021 às 18:17, Kleber Peters disse:

Aconselho a desligar após o uso, a menos que tenha algum equipamento ligado no mesmo filtro que precise ficar ligado, como um roteador, por exemplo. 

Tente desligar e verifique se muda o comportamento. 

Nos ultimos dias tentei observar isso mas não notei nenhuma diferença. Quando eu desligo o computador e mantenho o filtro ligado e volto a tentar ligar tenho essa dificuldade. E o mesmo quando desligo também o filtro e volto a religar tudo.

Notei outra coisa, se eu segurar o botão power o computador tende a ligar. Mais fácil do que eu ter que apertar o botão umas 10 vezes.

• Solução
Postado

Você tem problema de maresia ai? Pode ser seu botão power com problema. Faz um teste. Inverte nos conectores da placa-mãe o power e o reset swith e liga pelo reset pra ver se para o problema. 

• Obrigado 1
Postado
Em 03/03/2021 às 17:18, Kleber Peters disse:

Você tem problema de maresia ai? Pode ser seu botão power com problema. Faz um teste. Inverte nos conectores da placa-mãe o power e o reset swith e liga pelo reset pra ver se para o problema. 

Maresia não. Mas aqui em Belém a umidade do ar é muito alta.

Fiz o teste agora, inverti os conectores. Ligou na primeira tentativa ao ligar pelo botão de reset.

Será que apenas oxidou o botão do gabinete?

Postado
2 horas atrás, rafaelzrt disse:

Será que apenas oxidou o botão do gabinete?

Sim, é possível. Ou algum outro desgaste. Se não te incomoda, mantenha a inversão e seja feliz. Se sim, terá que substituir o botão power então. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Kleber Peters disse:

Sim, é possível. Ou algum outro desgaste. Se não te incomoda, mantenha a inversão e seja feliz. Se sim, terá que substituir o botão power então. 

Se isso descarta problemas na fonte e na placa-mãe fico mais tranquilo então. Me surpreende ter um problema desses num gabinete da Corsair, em gabinetes mais simples não tive problemas assim.

Enfim, muito obrigado Kleber pela atenção e ajuda em encontrar o problema. 😄

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!