Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Soma de valores de acordo com valor de outra coluna


Posts recomendados

Tenho duas dúvidas que são difíceis para mim mas que talvez possa ser simples para vocês.

 

image.png.70ce16fd5e4d1c979f928c0207ca8042.png

 

Eu queria saber como eu poderia fazer uma soma da quantidade de acordo com as unidades que, neste caso, seriam as unidades Maracanã, Botafogo e São Cristóvão.

E a outra pergunta seria como eu poderia fazer uma soma da quantidade de acordo com cada data, por exemplo, no dia 21/02/2021 teve um total de 1132.

 

OBS: Queria saber como fazer em uma query apenas em cada uma das situações para ser possível realizar um plot.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Se for como eu estou imaginando, e só usar os comandos GROUP BY e SUM. Ficaria assim.

 

Para o caso de somar por data:

 

SELECT data, SUM(valor) FROM nome_da_tabela
GROUP BY data

 

E para o caso de somar pela unidade:

 

SELECT unidade, SUM(valor) FROM nome_da_tabela
GROUP BY unidade

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado nesse group by por data, a data é exibida em dia/mes/ano, mas internamente a maioria dos programas de banco de dados armazenam também a hora, minuto,segundos, e algumas vezes milissegundos. Pela tabela, Botafogo tem duas entradas no dia 24, o que me leva a crer que o campo tem mais precisão do que o que está sendo exibido. O correto seria usar alguma função de conversão de data para character para usar no group by.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Marco Tada Acho mais fácil neste caso usar uma máscara para a data selecionando apenas o dia/mês/ano, ou mês/dia/ano como alguns DB's salvam as datas, assim não precisa se preocupar com horas minutos e segundos e conversões de valores para texto. No MySQL é assim

DATE_FORMAT(BirthDate, "%Y/%m/%d")

DATE_FORMAT(SeuCampoData, "%Y/%m/%d")

Dai pode usar o Group By apenas com dia/mês/ano ou outro formato necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!