Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Eu quero começar a fazer serviços básicos como instalação de sistema (famoso formatar), já tenho um plano de como farei isto, dando opções aos interessados quanto os tipos de sistema que posso usar, programas adicionais e tal.

Contudo, na região onde moro o pessoal é muito "ignorante", no sentido que não entendem bem como funciona o mundo legal da informática. Por exemplo, já tenho certeza que vou perder possíveis clientes por não instalar um Windows ou pacote office ativado, pois vão dizer "o outro lá faz isto pelo mesmo preço". Neste caso eu devo avisar esta pessoa que se trata de uma prática ilegal? A cidade é muito pequena, então qualquer coisa na qual você pareça "dedo-duro", o resultado é sempre negativo.

Postado
22 horas atrás, GusGraf disse:

Tudo bem jovem?

O curso "Como ganhar dinheiro montando computadores" aborda também o trato com os clientes, dá uma olhada.

Tudo tranquilo! Obrigado pelo link, mas eu já havia visto o curso, contudo minha questão é mais haver ao mercado ilegal, onde muitos oferecem produtos e programas que não possuem licenciamento original.
A dúvida seria mesmo se eu apenas digo que não faço este tipo de procedimento ou explico aos interessados que se trata de uma prática criminosa (não necessariamente nestas palavras), sendo neste último caso eu podendo eu futuramente ser boicotado pelos demais da área (como tentei dizer antes, onde moro o pessoal é muito tóxico na questão de concorrência).
Sei que o certo seria apenas eu ficar na minha, mas ao mesmo tempo é difícil ver gente ganhando enquanto faz um trabalho "sujo", não que muitos já saibam disto e nem se importam, se é que você me entende.

Simplesmente é frustrante alguns casos, que por exemplo, uma vez me ofereci para fazer uma instalação limpa de sistema para um amigo, sem cobrar nada, mas ele recusou minha oferta e preferiu pagar um outro apenas porque aquele instalava um "Windows original"...

22 horas atrás, .if disse:

Instale um linux p.ex. linuxmint.com e fique em paz😁.

Resenha do cliente: "Péssimo serviço, estragou meu PC, não funciona mais nada nele"
Agora me lembrei de um comentário muito antigo de alguém irritado com um serviço pois o cara não "instalou" o facebook no PC.

• Membro VIP
Postado

Questão delicada e não tem como lançar muita luz legal nela.

37 minutos atrás, Lost Byte disse:

"Péssimo serviço, estragou meu PC, não funciona mais nada nele"

Alguns caminhos pra tentar evitar os comentários acima:

-explique e dê uma mini introdução ao s.o. linux gratuito pra ele. Explique as vantagens com relação a virus, segurança e tal. Mostre onde está o facebook, insta, watszap web e cia. Vai que cola.

-Ok ele não aprovou. Dentro do linux que você instalou, entre na net e mostre onde/como baixar e comprar o sistema pago com seu (dele) cartão de crédito ou similar.

-depois de baixado, instale/ative pra ele

Mas de novo, questões delicadas pra ambientes e pessoas brutalizadas. Não há muito o que fazer de legal. Você não vai conseguir concorrer com os "instaladores" com facilidade.

E não há necessidade de comentar sobre as implicações das sugestões que dei acima ok? Foram só devaneios de 6ª sem muito valor nutricional pro teu tópico 😁

• Curtir 1
Postado

@.if
Pois é, é muito complicado lidar com o pessoal. Eu trabalho hoje em um ramo completamente diferente e mesmo sendo apenas um funcionário, eu já vejo muita coisa errada já partindo das distribuidoras até o cliente que insiste em fazer tudo errado para depois vir reclamar que ele não fez o certo e dizendo que a culpa é do estabelecimento.

Creio que o negócio mesmo é iniciar a oferecer o serviço, se contentar com o que aparecer de demanda e tentar se destacar com a qualidade que está a meu alcance.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!