Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor Samsung 795MB CRT nao liga mais. (com vídeo do defeito)


Posts recomendados

Olá Srs, espero que todos estejam bem.

Meu monitor de uso da assinatura começou a apresentar falta de sincronismo horizontal, mas com uns tapinhas, ele voltava a funcionar, e obviamente com o tempo foi piorando.

E hj em dia ele só liga e desarma a fonte.

A única coisa que observei foi o Q590 esquentando e um resistor de baixo valor junto, qual é a função desse FET no circuito?

Alguém pode me indicar um caminho pra eu nao ter que levantar todos os diodos da fonte em busca de algum curto?

Já tirei o TSH, liguei sem a bobina defletora, substituí Q590, desconectei a placa do tubo (RGB) e mesmo assim o problema persiste, nao mexi no flyback ainda.

 

Antes de ele nao ligar mais ele tava conforme a imagem do vídeo anexado na mensagem (arquivo zipado 420 KB)
 

20200624_022324.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse FET Q590 é o que eleva a tensão para o saída horizontal, você pode remover ele da placa, o efeito será a imagem ficar menor que a tela no sentido horizontal (faixas pretas nas laterais).

Se sem esse FET a imagem aparecer normal, é muito provável que o flyback dele estará ruim.

Um outro detalhe, antes de remover esse FET, faça uma minuciosa análise nas soldas da placa, pois um mau contato também pode provocar falhas na imagem, verifique desde o processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio sempre salvando...

 

No começo era mal contato sim, pois com uns tapinhas, a imagem voltava, torci a placa, pressionei vários componentes do circuito (nos quatro pontos da placa) e nao consegui achar esse maldito mal contato.  Mas hj certamente nao é mais só isso, pois a fonte nem consegue armar. Tava crente que fosse algum capacitor, mas nem imagino o que seja agora, Q590 nao é, pois já o substitui, e o sintoma permanece.

Bcpetronzio, vou tirar o CI do vertical, e depois achar o +B do Flyback, tentar isolar, pra pelo menos armar a fonte.

 

Quanto ao processador, será?, ele trabalha aparentemente protegido, longe dos setores problemáticos, mas você ter falando isso, me parece que quando eu mexia entorno daqueles transistores atuadores  (da largura, e outros ajustes) parece que o defeito se manifestava, mas como não pareceu fazer sentido naquela região, eu apenas refiz as soldas deles.

 

Pra ajudar, tem o manual de serviços aqui: https://www.hardware.com.br/comunidade/monitor-795mb/1531195/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Tá difícil viu, hj retirei a bobina L501 pra tentar isolar o circuito, retirei o diodo D501, retirei D606 pra testar, e nada.

O duro é que eu cismei que o problema está nessa seção do  BDRV, e nao consigo "enxergar" outras possibilidades.

Como eu isolo o problema na fonte com o problema do circuito?

Talvez seja na fonte e eu nao esteja "vendo".

 

Um monitor de CRT é BEM MAIS COMPLEXO que um LCD, será que só eu penso assim?

 

Vou dormir q já estou cansado desse monitor por hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
5 horas atrás, Stealth disse:

Um monitor de CRT é BEM MAIS COMPLEXO que um LCD, será que só eu penso assim?

 

Vou dormir q já estou cansado desse monitor por hoje.

Não é só você que pensa assim, na realidade eles são bem mais complexos que os LCDs.

Troque primeiro os capacitores da fonte, talvez só isso já resolve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 07/04/2021 às 10:24, BCP disse:

Os capacitores do secundário, principalmente os que estão na fonte que alimenta o processador e o circuito horizontal.

 

Fontes de 7V (geram as de 6,5V e 5V) a de 14V e as de 50V e 80V.

Seriam: C622, C627, C628 e C629.

 

Olá BCP, é normal esquentar o T490 (TSH), quando eu alimento a linha de 50v, com 12v (com o monitor desligado) ?

 Tem algum problema eu tentar acionar a placa sem o tubo, e sem as bobinas defletoras?, pode queimar alguma coisa?.

 

O que eu tenho observado é que a linha principal (14v) fica com 11v, e ela alimenta outras baixas tensões. Pois ela com 11 volts, é insuficiente pra acionar corretamente a linha de 12 (que provém do ci 7812), mas é suficiente pra acionar a lógica (MICOM) pois a alimentação desta provém do 5v do 7805.

Por que será que essa linha está só com 11v?

 

Já removi IC301 vertical, IC601 pwm, substituí o T490 pelo 2310FX, sendo que na minha placa veio o J6916 (que não é o que está no service manual).

 

Já não sei mais o que fazer, aguardo novas instruções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Stealth Ligar a placa sem o tubo não tem problema mas sem a bobina defletora você não terá e real situação do monitor.

O T490 esquentar é normal quando a alimentação estiver completa, mas não é normal esquentar a ponto de machucar a mão em pouco tempo...

Quando isso esta ocorrendo (esquentando rápido, é sinal que o flyback esta ruim, o transistor é fraco (não é seu caso a não ser que esse transistor seu for falso).

Um outro motivo para aquecimento, é o pulso horizontal deformado por motivo de alimentação baixa nos drivers ou processador dom problemas, o fato dos 12V estar baixo pode ser um desses motivos.

Comece verificando esses 12V, que começa nos 14V da fonte C627 passa pelo transistor Q625 e vai para o regulador IC622 (7812).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!