Ir ao conteúdo

Excel erro no código excluir vba excel

Ir à solução Resolvido por RafaVillani,

Posts recomendados

Postado
13 horas atrás, RafaVillani disse:

@paulotucabom dia.

Vamos lá:

1- Erro ao excluir: Este erro esta acontecendo porque a função limparcampos não existe mais, retire a linha de comando Call limparcampos da sub Excluir.

ok @RafaVillani tinha feito isso ontem a noite mesmo e deu certo obrigado. mais estava sem confiança no que estava fazendo

2- Filtro: O filtro funciona, usando seu numero de exemplo, digite 10094-, somente os números não filtra, você deve digitar o número do orçamento mais o sinal de menos.

Entendi fiz o teste e deu certo mais achei que daria para puxar conforme fosse digitando, mais esta otimo

3-  Formulário reabrindo: Isto esta ocorrendo porque a linha de comando que chama o formulário senhafrm está dentro do evento Terminate do formulário loginfmr, então toda vez que o formulário loginfrm é fechado ele chama o formulário senhafmr. Para contornar esse problema retire o código senhafrm.Show do evento Terminate e coloque no evento DblClick do formulário loginfmr.

RafaVillani

Mas uma vez faltou confiança em mim fiz isso e tinha dado certo, a observação é, se eu abrir com senha beleza funciona tudo, mais se eu fechar e logo em seguida abrir de novo o excel não pede a senha isso e normal? outra situação aqui pra mim, e que quando aparece ele aparece na aba se usuarios onde tem as senhas cadastrada e eu tentei ocultar ela mais ai não funciona o VBA, como faço?

Postado

@paulotucaBoa noite. Quanto a questão do filtro, não entendi muito ao certo isso, me parece que o filtro funciona de forma diferente com números e texto.

Quanto a questão de fechar o excel e reabri-lo em seguida e o formulário de login não aparecer, analisando o código notei que no botão Fechar você utilizou o evento Unload Me. Então, o que eu acho que está acontecendo é, ao você entrar com usuário e senha, o excel fica em modo invisível e o formulário é aberto, quando você clica no botão Fechar, o código apenas fecha o formulário mas o excel continua aberto, apenas está oculto, outra coisa que notei é, como o usuário irá salvar o arquivo? Duas opções: 

1- podemos adicionar um comando para salvar a planilha cada vez que ela é modificada.

2- podemos adicionar o comando para salvar a planilha no botão fechar.

Acho a primeira opção mais segura.

Bom, para corrigir o erro do formulário substitua a linha de comando Unload Me por Application.Quit (esta opção fecha todos os arquivos abertos do excel) ou se preferir ThisWorkbook.Close (fecha somente a planilha que contem o formulário), porém, aconselho, no momento, deixar como está, ou fazer a alteração e habilitar, por hora, o botão fechar do formulário.

Analisando agora a questão da planilha usuários, o motivo dela ser sempre exibida e do código não funcionar com ela oculta é o mesmo. Dentro do botão Entrar você colocou esse código (Worksheets("usuario").Select), ou seja, toda vez que você clicar em entrar a planilha usuário será selecionada, e o código não funciona porque você está tentando selecionar uma planilha que esta oculta. Existe outra maneira de se verificar o usuário e senha sem a necessidade de selecionar a planilha usuário, dessa forma ela poderá ser ocultada.

Substitua todo o código do botão entrar por esse:

Dim linha As Integer
Dim l As Integer
linha = Planilha6.Range("A1").CurrentRegion.Rows.Count

If txt_Usuario = "" Then
    MsgBox "A caixa usuário não pode ficar vazia", vbInformation
    Exit Sub
End If
    If txt_Senha = "" Then
        MsgBox "A caixa senha não pode ficar vazia", vbInformation
    Exit Sub
End If

For l = 2 To linha
    If Planilha6.Cells(l, 1) = txt_Usuario.Text And _
    Planilha6.Cells(l, 2) = txt_Senha.Text Then
        Unload loginfrm
        UserForm2.Show
        Exit Sub
    Else
    MsgBox "Usuário e Senha estão incorreto ou não cadastrado", vbInformation
    txt_Usuario = ""
    txt_Senha = ""
    txt_Usuario.SetFocus
    Exit Sub
    End If
Next

Com este código você pode ocultar a planilha usuário, mas não vi a razão de você querer ocultar a planilha, uma vez que somente você tem acesso, e para os usuários o excel está oculto, somente o formulário é visível.

RafaVillani

Postado
37 minutos atrás, RafaVillani disse:

@paulotucaBoa noite. Quanto a questão do filtro, não entendi muito ao certo isso, me parece que o filtro funciona de forma diferente com números e texto.

Quanto a questão de fechar o excel e reabri-lo em seguida e o formulário de login não aparecer, analisando o código notei que no botão Fechar você utilizou o evento Unload Me. Então, o que eu acho que está acontecendo é, ao você entrar com usuário e senha, o excel fica em modo invisível e o formulário é aberto, quando você clica no botão Fechar, o código apenas fecha o formulário mas o excel continua aberto, apenas está oculto, outra coisa que notei é, como o usuário irá salvar o arquivo? Duas opções: 

1- podemos adicionar um comando para salvar a planilha cada vez que ela é modificada.

2- podemos adicionar o comando para salvar a planilha no botão fechar.

Acho a primeira opção mais segura.

Bom, para corrigir o erro do formulário substitua a linha de comando Unload Me por Application.Quit (esta opção fecha todos os arquivos abertos do excel) ou se preferir ThisWorkbook.Close (fecha somente a planilha que contem o formulário)

@RafaVillaniEu fiz essa alteração vou enviar o video para verificar se esta certo

37 minutos atrás, RafaVillani disse:

Analisando agora a questão da planilha usuários, o motivo dela ser sempre exibida e do código não funcionar com ela oculta é o mesmo. Dentro do botão Entrar você colocou esse código (Worksheets("usuario").Select), ou seja, toda vez que você clicar em entrar a planilha usuário será selecionada, e o código não funciona porque você está tentando selecionar uma planilha que esta oculta. Existe outra maneira de se verificar o usuário e senha sem a necessidade de selecionar a planilha usuário, dessa forma ela poderá ser ocultada.

Substitua todo o código do botão entrar por esse:

Dim linha As Integer
Dim l As Integer

If txt_Usuario = "" Then
    Exit Sub
End If
    If txt_Senha = "" Then
        MsgBox "A caixa senha não pode ficar vazia", vbInformation
    Exit Sub
End If

For l = 2 To linha
        Unload loginfrm
        UserForm2.Show
        Exit Sub
    Else
    MsgBox "Usuário e Senha estão incorreto ou não cadastrado", vbInformation
    txt_Usuario = ""
    txt_Senha = ""
    txt_Usuario.SetFocus
    Exit Sub
    End If
Next

Com este código você pode ocultar a planilha usuário.

RafaVillani

Rafa com esse codigo eu perco aquele acesso que tinha de administrador de dar dois clicks no userform login e ir direto para a planilha, teria problema em deixar esse acesso?

@RafaVillani O vídeo em anexo mostra que eu falei no inicio abri a planilha e dei dois click no userform você vai ver que fecha a planilha, depois abri de novo e ela foi direto sem o login.

Depois você vai ver que fechei e aparece aquela msg normal do excel para salvar esta certo?

20210331_211556.rar

Postado

@paulotucaDeve ter algo errado aí.

28 minutos atrás, paulotuca disse:

Rafa com esse codigo eu perco aquele acesso que tinha de administrador de dar dois clicks no userform login e ir direto para a planilha, teria problema em deixar esse acesso?

Você não perde esse acesso por causa das alterações que fiz, uma vez que elas foram feitas dentro do botão Entrar, e não altera em nada o evento duplo clique de formulário.

Isso não acorre com a planilha que tenho aqui, após o duplo clique sempre é me pedido a senha, como estão os seus códigos do evento duplo clique?

Postado

@RafaVillani Bom esse eu consigo mexer aqui e arrumar, sei que ja estou abusando, mais estou aprendendo muito, e se puder e você quiser ajudar eu serei muito grato, estou fazendo o curso VBA no site da Udemy e pesquisas, mais esse projeto esta acima do que tinha aprendido ate então.

bom você viu que coloquei o botão de imprimir eu ia usar o código USERFORM2.PRINTFORM para imprimir o userform, mais como ele e grande não deu certo, ai eu ia usar um que imprimisse a planilha mas ela e grande e fica fora de margem mesmo no sentido paisagem. teria como fazer um codigo de impressão para selecionar certas colunas e certas linhas para impressão e não todas as 20 colunas da planilha? 

Postado

@paulotuca Bom dia, fiz algumas modificações na planilha, dessa forma o problema da planilha fechar ao efetuar o duplo clique não exite mais. 

A alteração consiste em o administrador ter acesso à planilha através do formulário login, ou seja, se o usuário for padrão é aberto somente o formulário, se for administrador é dado total acesso à planilha.

administrador: paulo

senha: 123

Quanto a questão da impressão somente tive tempo de fazer o da planilha de em abertos, estou de saída agora, e provavelmente, só retornarei na segunda, selecionei os dados que julguei serem mais importantes para serem impressos.

Espero que lhe atenda.

RafaVillani

Com Botão - Relação de produtos - C-ABAS - Copia.rar

Postado

@RafaVillani

19 horas atrás, RafaVillani disse:

@paulotucaDeve ter algo errado aí.

Você não perde esse acesso por causa das alterações que fiz, uma vez que elas foram feitas dentro do botão Entrar, e não altera em nada o evento duplo clique de formulário.

Isso não acorre com a planilha que tenho aqui, após o duplo clique sempre é me pedido a senha, como estão os seus códigos do evento duplo clique?

@RafaVillani Eu estava fazendo errado, esse item eu consegui consertar aqui, obrigado

8 horas atrás, RafaVillani disse:

@paulotuca Bom dia, fiz algumas modificações na planilha, dessa forma o problema da planilha fechar ao efetuar o duplo clique não exite mais. 

Legal assim ficou bom

A alteração consiste em o administrador ter acesso à planilha através do formulário login, ou seja, se o usuário for padrão é aberto somente o formulário, se for administrador é dado total acesso à planilha.

administrador: paulo

senha: 123

Caramba nem imaginava esse código perfeito, mais no caso para mim cadastrar os usuários padrão esta dando o erro se tentou ai?

Quanto a questão da impressão somente tive tempo de fazer o da planilha de em abertos, estou de saída agora, e provavelmente, só retornarei na segunda, selecionei os dados que julguei serem mais importantes para serem impressos.

Espero que lhe atenda.

Rafa que isso eu vou estudar tudo o que você vez nesta planilha e tentar aprender muito, e bom fim de semana e bom descanso.

Postado

@paulotucaEstou de volta! Vamos lá:

Em 01/04/2021 às 21:09, paulotuca disse:

mais no caso para mim cadastrar os usuários padrão esta dando o erro se tentou ai?

Esse erro esta ocorrendo porque o código está tentando selecionar a planilha usuário, e ela está oculta, lembra-se? Substitua o código do botão Salvar por este:

Dim linha As Integer
Dim l As Integer
linha = Planilha6.Range("A1").CurrentRegion.Rows.Count + 1

If txt_Usuario = "" Or txt_Senha = "" Then
    MsgBox "A caixa usuário/senha não pode ficar vazia", vbInformation
    Exit Sub
End If

For l = 2 To linha
    If Planilha6.Cells(l, 1) = "" Then
        Planilha6.Cells(l, 1) = txt_Usuario
        Planilha6.Cells(l, 2) = txt_Senha
        MsgBox "Usuário cadastrado com sucesso", vbInformation
        txt_Usuario = ""
        txt_Senha = ""
        txt_Usuario.SetFocus
        Exit Sub
    End If
Next

E quanto a impressão das outras planilhas, você conseguiu fazer todas com o exemplo da planilha Em aberto?

RafaVillani

Postado
7 horas atrás, RafaVillani disse:

@paulotucaEstou de volta! Vamos lá:

Esse erro esta ocorrendo porque o código está tentando selecionar a planilha usuário, e ela está oculta, lembra-se? Substitua o código do botão Salvar por este:

Então com esse codigo eu continuo deixando ela oculta não é? ou não? porque esta dando o erro vou colocar o video. eu imagino que seja pelo fato do botão excluir e o combobox na sub localizar, esta com a planilha usuario

Dim linha As Integer
Dim l As Integer
linha = Planilha6.Range("A1").CurrentRegion.Rows.Count + 1

MsgBox "A caixa usuário/senha não pode ficar vazia", vbInformation
    Exit Sub
End If

For l = 2 To linha
    If Planilha6.Cells(l, 1) = "" Then
        Planilha6.Cells(l, 1) = txt_Usuario
        Planilha6.Cells(l, 2) = txt_Senha
        MsgBox "Usuário cadastrado com sucesso", vbInformation
        txt_Usuario = ""
        txt_Senha = ""
        txt_Usuario.SetFocus
        Exit Sub
    End If
Next

E quanto a impressão das outras planilhas, você conseguiu fazer todas com o exemplo da planilha Em aberto?

A impressão vou ver faço hoje ainda foi muito corrido esse fds. e você conseguiu descansar esse feriadão

RafaVillani

20210405_205006.rar

Boa noite Professor @RafaVillani esta em anexo a planilha com aquelas alteração para imprimir eu só não mexi no código, mais percebi que na planilha as celular estão com os códigos =SE(formulario!F2="";"";formulario!F2) em todas as  celulas o porque?

Com Botão - Relação de produtos ABRIL.rar

Postado

@paulotucaBom dia, fiz as devidas correções no formulário de cadastro de usuários, dessa forma a planilha usuário pode permanecer oculta.

Finalizei as planilhas de impressão, somente não pude testar.

9 horas atrás, paulotuca disse:

=SE(formulario!F2="";"";formulario!F2) em todas as  celulas o porque?

Essas são as fórmulas que buscam os dados para serem impressos.

9 horas atrás, paulotuca disse:

e você conseguiu descansar esse feriadão

Deu pra dar uma boa relaxada, obrigado.

RafaVillani

Com Botão - Relação de produtos ABRIL.rar

Postado
14 horas atrás, RafaVillani disse:

@paulotucaBom dia, fiz as devidas correções no formulário de cadastro de usuários, dessa forma a planilha usuário pode permanecer oculta.

Boa noite @RafaVillani com esse código de senha que você usou não entendo ainda, e não consegui arrumar, mais eu cadastro o usuário tudo certinho, mais quando vou usar o usuário para entrar diz que não acho usuário, pode me dizer onde esta o erro?

@RafaVillani tive que editar porque eu fiz a depuração e acho que acabei conseguindo arrumar, bom eu acho vou deixar a imagem abaixo escrito que o que fiz, que é só copiar e colar o unload loginfrm e userform2.show , espero que esteja certo?

Citação

Finalizei as planilhas de impressão, somente não pude testar.

Fiz o teste e pedi para selecionar a planilha para imprimir mesmo depois de selecionado

Citação

Essas são as fórmulas que buscam os dados para serem impressos.

Deu pra dar uma boa relaxada, obrigado.

RafaVillani

Com Botão - Relação de produtos ABRIL.rar 332 kB · 3 downloads

Capturar.PNG

Postado

@RafaVillani Bom eu ainda estudando e analisando todo o código que você fez, na parte da impressão onde não estava dando certo eu fiz o seguinte, o código abaixo estava no inicio do botão imprimir, eu retirei ele e coloquei no final antes do end sub, esta certo? bom pelo menos aqui ele esta salvando em pdf pronto para imprimir,

If Me.Opt_aberto.Value = False Or Me.Opt_cancelado.Value = False Or Me.Opt_vendido.Value = fase Then
        MsgBox "Selecione a planilha a ser impressa!", vbInformation
            Exit Sub
End If

Postado

@paulotucaBom dia. Peço desculpas, nos dois erros foi falta de atenção minha. Substitua o código do botão entrar por este:

Dim linha As Integer
Dim l As Integer, cont As Integer
cont = 0
    Exit Sub
End If

If txt_Usuario = "paulo" And txt_Senha = "123" Then
   Unload loginfrm
   Application.Visible = True
   Exit Sub
Else
    For l = 2 To linha
            cont = 1
            Unload loginfrm
            UserForm2.Show
            Exit Sub
        End If
    Next
End If
If cont = 0 Then
    MsgBox "Usuário e Senha estão incorretos ou não cadastrados", vbInformation
    txt_Usuario = ""
    txt_Senha = ""
    txt_Usuario.SetFocus
    Exit Sub
End If

Quanto a impressão, volte as linhas de comando que você moveu para o inicio novamente, e substitua os "Or" por "And", dessa forma:

If Me.Opt_aberto.Value = False And Me.Opt_cancelado.Value = False And Me.Opt_vendido.Value = False Then
    Exit Sub
End If

RafaVillani

Postado
5 horas atrás, RafaVillani disse:

@paulotucaBom dia. Peço desculpas, nos dois erros foi falta de atenção minha. Substitua o código do botão entrar por este:

Dim linha As Integer
Dim l As Integer, cont As Integer
cont = 0
    Exit Sub
End If

If txt_Usuario = "paulo" And txt_Senha = "123" Then
   Unload loginfrm
   Application.Visible = True
   Exit Sub
Else
    For l = 2 To linha
            cont = 1
            Unload loginfrm
            UserForm2.Show
            Exit Sub
        End If
    Next
End If
If cont = 0 Then
    MsgBox "Usuário e Senha estão incorretos ou não cadastrados", vbInformation
    txt_Usuario = ""
    txt_Senha = ""
    txt_Usuario.SetFocus
    Exit Sub
End If

@RafaVila Bom dia, que isso meu amigo não precisa pedir desculpa eu só tenho a agradecer, bom fiz a alteração e tudo rodando normal, obrigado.

Quanto a impressão, volte as linhas de comando que você moveu para o inicio novamente, e substitua os "Or" por "And", dessa forma:

If Me.Opt_aberto.Value = False And Me.Opt_cancelado.Value = False And Me.Opt_vendido.Value = False Then
    Exit Sub
End If

@RafaVilla ok aqui no trabalho deu tudo certo foi direto para impressora padrão do sistema. muito obrigado.

Tenho mais desafios esta dispostos a me ajudar?

RafaVillani

Postado
1 hora atrás, RafaVillani disse:

@paulotucaClaro, tentarei ajudar no que for possível.

RafaVillani

@RafaVillani Como ficou o código de administrador entrar através de senha, apenas achei um incomodo, quando tenho que mexer nos códigos ou alguma alteração se eu abrir o userforme2 só ficou a opção de clicar no botão fechar e ai sai tudo tenho que entrar de novo com a senha de adm, você aconselha a ficar assim mesmo?

outra questão é, eu tentei abri em outro pc e na primeira tentativa deu um erro e foi para o módulo VBA, teria uma maneira de o usuário não ver o modulo VBA quando dar erro?

Postado
Em 01/04/2021 às 00:32, RafaVillani disse:

Bom, para corrigir o erro do formulário substitua a linha de comando Unload Me por Application.Quit (esta opção fecha todos os arquivos abertos do excel) ou se preferir ThisWorkbook.Close (fecha somente a planilha que contem o formulário), porém, aconselho, no momento, deixar como está, ou fazer a alteração e habilitar, por hora, o botão fechar do formulário.

@paulotuca, por esse motivo eu aconselhei a habilitar o botão fechar do formulário.

A questão do erro em outro PC pode ser por causa de incompatibilidade de versões do office, pode ser contornado de duas formas, um tratamento de erro ou simplesmente proteger o projeto VBA com senha.

RafaVillani

Postado
50 minutos atrás, RafaVillani disse:

@paulotuca, por esse motivo eu aconselhei a habilitar o botão fechar do formulário.

Bom Rafa eu voltei ele para Unload me.

50 minutos atrás, RafaVillani disse:

A questão do erro em outro PC pode ser por causa de incompatibilidade de versões do office, pode ser contornado de duas formas, um tratamento de erro ou simplesmente proteger o projeto VBA com senha.

RafaVillani

@RafaVillani eu realmente não tenho ideia de como fazer e qual seria melhor, pode me explicar este código?

Postado
1 hora atrás, paulotuca disse:

Bom Rafa eu voltei ele para Unload me.

@paulotucasomente não esqueça de corrigir quando o projeto estiver terminado.

Quanto ao erro, preciso saber onde está dando o erro para poder ver a possibilidade do tratamento de erro.

Para inserir senha no projeto, no menu do VBA clique em ferramentas, depois em propriedades VBA project, uma tela será aberta, vá para a aba segurança, digite a senha e clique em Ok.

RafaVillani

Postado

@paulotucasomente não esqueça de corrigir quando o projeto estiver terminado.

Anotado para não esquecer, obrigado

Quanto ao erro, preciso saber onde está dando o erro para poder ver a possibilidade do tratamento se erro.

Assim que conseguir eu tiro print e te envio.

Para inserir senha no projeto, no menu do VBA clique em ferramentas, depois em propriedades VBA project, uma tela será aberta, vá para a aba segurança, digite a senha e clique em Ok.

RafaVillani

Neste caso seria apenas para bloquear quem sabe entrar no VBA correto, não seria em caso de erro na planilha e volta para o VBA em modo de depuração?

Postado
1 minuto atrás, paulotuca disse:

Neste caso seria apenas para bloquear quem sabe entrar no VBA correto, não seria em caso de erro na planilha e volta para o VBA em modo de depuração?

Isso, o erro vai ocorrer, mas a pessoa não terá acesso ao projeto VBA.

Postado
31 minutos atrás, RafaVillani disse:

Isso, o erro vai ocorrer, mas a pessoa não terá acesso ao projeto VBA.

Ótimo que bom, fica estranho né vai que eles acessa e exclui alguma coisa.

Bom eu tentei colocar no userform2 um gráfico sendo extraido de uma outra planilha, mais não obtive êxito sabe me dizer se é possivel ter um notão no userform para mostrar um gráfico?

@RafaVillani o que poderia ser, as vezes na hora de preencher o formulário de cadastro eu aperto o tab para mudar de caixa de texto e ela fica dentro do mesmo campo dando espaço, o que pode ser?

Postado

Bom eu tentei colocar no userform2 um gráfico sendo extraido de uma outra planilha, mais não obtive êxito sabe me dizer se é possivel ter um notão no userform para mostrar um gráfico?

@paulotucaÉ possível sim, preciso dos dois arquivos para poder ver essa questão.

o que poderia ser, as vezes na hora de preencher o formulário de cadastro eu aperto o tab para mudar de caixa de texto e ela fica dentro do mesmo campo dando espaço, o que pode ser?

Testei aqui, e sempre o cursor vai para a próxima box, mas você pode conferir a propriedade tabindex de cada objeto do formulário, você pode numerar os objetos para que sigam a ordem de acordo com a numeração dada a cada um deles.

RafaVillani

Postado
17 horas atrás, RafaVillani disse:

@paulotucaÉ possível sim, preciso dos dois arquivos para poder ver essa questão.

Irei refazer este projeto e já te envio

17 horas atrás, RafaVillani disse:

Testei aqui, e sempre o cursor vai para a próxima box, mas você pode conferir a propriedade tabindex de cada objeto do formulário, você pode numerar os objetos para que sigam a ordem de acordo com a numeração dada a cada um deles.

RafaVillani

Deve ser alguma erro no pc ou questão de bugs, sei-la, que do nada fica normal depois que mandei essa msg não teve mais esse problema.

esse deixa assim rsrsrs

o erro que disse ontem quando abri pela primeira vez em pc diferente é esse da imagem, mais depois de algumas vezes abrindo ele para e fica tudo normal

Capturar.PNG

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!