Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera, após uma queda de energia liguei meu pc normalmente e logo após uns minutos ligado ele deu um erro e reiniciou mostrando que não foi encontrado o sistema operacional, diante isso consegui fazer o boot nele instalando o win10 novamente, porém fui verificar a saúde do Hd e encontrei  o erro de Rellocated sector count em vermelho, deixando a saúde do HD crítica, porém fiz os testes de badblocks e não possui nenhum em vermelho, posso confiar novamente nesse HD ou melhor não? tem alguma salvação ?

Sem título.png

Postado

Se os erros apareceram depois de uma queda de energia provavelmente não existe muito risco em continuar usando o HD, já que não foi um defeito do próprio HD que ocasionou os erros.

O HD do meu notebook também passou a apresentar um setor realocado depois dele cair no chão ainda ligado, isso já faz 4 anos, e até hoje não houve nenhum outro problema.

Em todo caso, tire uma cópia de segurança dos arquivos importantes regularmente e também verifique periodicamente se os erros não estão aumentando.

• Moderador
Postado
  Em 11/03/2021 às 21:32, vHzera disse:

porém fiz os testes de badblocks e não possui nenhum em vermelho, posso confiar novamente nesse HD ou melhor não? tem alguma salvação ?

Expandir  

Como exatamente você fez esse teste?

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem badblocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).

"Current Pending Sector Count" =  Indica a existência de setores cuja escrita ou leitura de dados falhou e é necessário uma análise para detectar se a falha pode ser corrigida ou se é um defeito físico.

"Reallocated Sectors Count" = Já existem badblocks físicos no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).

Causas do badblock:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

Apesar da existência de badblocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos, especialmente o seu caso, onde está apontando um alerta crítico.

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...