Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá.

Sou iniciante em eletrônica.

Meu primeiro esquema apresenta uma expressão que não sei ler.

Ex. capacitor de " .0047 ìf ".

Alguém saberia dizer que multiplo/submultiplo é este ?

Grato

esquema.pdf

Postado

Pra capacitor eu só conheço mF, uF(μF), nF e pF. 

No seu esquema parece que houve um erro ao tentar inserir o símbolo "μ" ou foi digitado errado mesmo, se percebe que a letra i está no lugar do u conhecendo a faixa de trabalho do 555.

Portanto é uF (microfarad). 

Os capacitores ainda podem ser lidos usando o submultiplo nF, nesse caso fica 10nF e 4,7nF.

Agora, os valores são baixos pra fazer o led piscar de maneira visível. 

O que esse circuito faz? 

• Membro VIP
Postado

Olá Renato

O objetivo é produzir 30 kHz. Um zapper (dra. Hulda Clark).

Como não tenho osciloscópio, pretendo montar baseado nesta orientação do esquema, mas sei que corro o risco de obter um resultado variado.

Posteriormente, com o auxilio de um osciloscópio, vou ajustar para obter 32 kHz, 2,5 kHz e 7 Hz.

Vou considerar o µ.

Muito Grato

Postado
3 horas atrás, Sandro Boneberg disse:

Como não tenho osciloscópio, pretendo montar baseado nesta orientação do esquema, mas sei que corro o risco de obter um resultado variado.

Se usar a fórmula e der mesmo esses valores pode confiar, em eletrônica a matemática não falha. 

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Sandro Boneberg disse:

Ex. capacitor de " .0047 ìf ".

Alguém saberia dizer que multiplo/submultiplo é este ?

Acredito que em alguma passagem que ocorreu a digitação, o editor de texto colocou a letra grega mi (de micro). Depois, salvando para ser lido por outro aplicativo, este identificou o código como a letra ì. Isso já ocorreu comigo.

Outra explicação é que uma tradução para outro idioma tenha produzido este detalhe.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

@Sandro Boneberg

16 horas atrás, Sandro Boneberg disse:

Um zapper (dra. Hulda Clark)

Isso aí não faz nada além de produzir uma onda quadrada... Não é nada milagroso não viu 😆

Olha o que aparece quando pesquiso por essa tal Hulda Clark:

image.png.f7adb9034fea354dab507a3183a2ba43.png

Pois é, até com 555 da pra fazer um desses aí, mas eles vendem como algo milagroso para que possam cobrar um preço digamos 30 vezes o valor dos componentes... Talvez até mais?

image.thumb.png.91b8de1173bf869ec9abb55eafdd8945.png

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Lucca Rodrigues disse:

até com 555 da pra fazer um desses aí,

O que aparece no esquema é justamente um 555, mas com o código da Motorola. 

Nem sabia que diabos era esse tal de "zapper" então fui pesquisar... 

Essa senhora criou esse treco aí com o objetivo de curar doenças, inclusive câncer. Mas no final ela mesma morreu de câncer..... 

Também encontrei uma reportagem dizendo que a Anvisa suspendeu a venda disso por não passar de "engodo". 

Porém como primeira montagem a quem começa na eletrônica é bem interessante, da pra diminuir a frequência e ver o led piscar, ou então colocar um alto-falante ali e fazer um apito. 

Montei esse circuito muito quando comecei. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Encontrei uma biblioteca que achei interessante, vários temas.

Tem quase todo o material desenvolvido por Hulda Clark, incluindo uma versão em português de um dos livros.

https://br1lib.org/

Grato a Todos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...