Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

analise de sistema ou ciencia da computação


Posts recomendados

Boa tarde gente, preciso de ajuda.

 

Sou formada em administração de empresas e estou querendo fazer uma segunda faculdade voltada para área de tecnologia. Mas estou com duvidas em relação qual curso fazer. Analise de sistema ou Ciência da computação?  Em relação a retorno, tanto em mercado de trabalho quanto concursos. Compensa fazer bacharelado ou fazer um técnico? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, depende da sua aspiração. Ok, você quer algo que dê grana. Mas tem interesse, afinidade e talento pra programar? O diploma sempre vai agregar no currículo, mas essas são áreas nas quais a sua progressão de carreira estará muito mais relacionada às suas habilidades pessoais e competências. Muitas empresas vão ter uma prova prática como principal etapa de seleção. Na minha opinião, ciência da computação é muito mais interessante, mas análise de sistema tem bem mais a ver com o que você já conhece da administração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 qual é a diferença pratica nessas duas formações?  Eu já exerço a minha formação na empresa que trabalho, mas quero algo para agregar e talvez seguir outros caminhos no futuro. E em relação ao mercado de trabalho, questionei porque não quero fazer essa faculdade apenas para constar no currículo mas sim para ter chance de ir para área. Muitos sites falam que CC é mais voltada para estudo e Analise é mais pratica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O Nome dos cursos já ajuda um pouco.

Análise e desenvolvimento de sistemas (ADS ): É uma curso com o objeto de formar analistas e desenvolvedores de sistemas. isso significa que ele é mais voltado ao desenvolvimento de soluções computacionais para empresas. Ele tem um foco bem grande em programação de alto nível, desenvolvimento de aplicativos para celular, desktop, desenvolvimento web e essas coisas. Você terá matérias mais voltadas á programação mesmo no curso como algoritmo 1, 2, banco de dados, desenvolvimento web...e algumas de administração também, afinal, se espera de um profissional de TI que ele saiba trabalhar em equipes, conhecer a dinâmica da empresa, liderar equipes...

Este curso costuma ser  mais fácil que CC, pois não tem tanta matemática e também é meio período (CC costuma ser integral, pelo menos nas universidades que conheço).

 

Ciências da computação Como no outro, o nome já diz, ciências da computação, o objetivo é formar um cientista da computação. 
Para começar, é necessário entender que a computação é um braço da matemática, os primeiros "computeiros" como Turing, neumann, Hoope, eram todos da área da matemática e a parte da computação era um braço dela, ainda hoje se estuda matemática nos cursos de matemática e boa parte de quem vai fazer mestrado/doutorado em matemática aplicada aplica para a computação, pois o computador é feito de matemática, tudo que o computador faz são cálculos.

O curso de CC é um braço da matemática, ele aborda a computação de maneira mais aprofundada que o de ADS, isso tá um embasamento teórico melhor sobre a área. Você terá matérias como cálculo 1,2,3, probabilidade e estatística, álgebra linear. Desenvolvimento web, inteligência artificial, programação web. esse embasamento teórico e matemático é um diferencial para quem quer trabalhar com inteligência artificial, big data, programação de jogos...ciência de dados (que é uma área em alta agora) usa muito matemática, estatística, álgebra linear, cálculo...e aí o cientista de dados tem uma expertise maior para atuar.

 

Porém, vai depender de cada um, você não infirmou muito bem o que você quer trabalhar, então não tenho uma resposta direta. Para quem quer programar, fazer site e essas coisas, ambos ensinam isso, porém, ADS acaba sendo um curso mais acertado, porque essas áreas não necessitam de um embasamento teórico tão aprofundado como você vê em CC, então você acabaria não usando tudo que você vê na faculdade, quem trabalha com beck end mesmo não usa nada de matemática. Então com ADS você acaba fazendo um curso em meio período e estuda mais o que você vai usar para a área que deseja trabalhar.

Agora se você tem interesse em ter contato com outras áreas, como inteligência artificial, ciências de dados, ou pensa em ir para academia depois (mestrado, doutorado), o curso de CC é mais adequado.

Lembre-se também que CC é mais difícil, principalmente se você odiar matemática e que costuma ser integral.

 

Vale ressaltar que tu não podes se prender apenas á faculdade, você depois pode ir estudando por conta o que tem mais interesse também, eu tenho professores  que fizeram análise de sistemas e aí fizeram doutorado em ciências da computação, tenho outros que fizeram ciências da computação e no doutorado foram para engenharia elétrica (só para avisar, eu estudo engenharia de computação, que é como se fosse  CC + engenharia eletrônica).

 

Mas espero que isso tenha dado uma ideia para você da diferença dos dois cursos, qualquer dúvida coloca ai nos comentários, comenta um pouco do que você quer aprender nesses cursos, com o que quer trabalhar...

beijos

 

 

@Aline Fernandes Alves sobre um ser mais prático e o outro mais estudo. Um amigo meu que faz doutorado em matemática aplicada (na área de computação) disse-me uma vez algo interessante. Em computação, tudo é prático.

Assim como em matemática, o estudo de computação exige de você realizar muito exercícios, fazer programas, errar, tentar de novo, compilar e ver se roda. Isso para qualquer curso, seja CC, EC, ADS, ES. 

Então nas duas você terá muita prática, porém. a parte teórica  e matemática você verá mais em CC mesmo. Mas eu dei uma resposta mais elaborada para você no tópico da questão, lê lá.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!