Ir ao conteúdo

Outro ARDUINO, placa para projeto definitivo

Ir à solução Resolvido por Maria Cristina Oliveira,

Posts recomendados

Postado

Prezados, digamos que eu montei um projeto usando a placa-Arduino UNO. Sabemos que o seu chip principal é o atmega328PU. Aí o projeto deu certo e eu quero fazer uma plaquinha PCB só para este projeto e não mais continuar usando a placa-Arduino. Vejam se o meu raciocínio está correto:

- Consigo um atmega328PU, cristal, capacitores e todos os demais componentes e desenho o layout da minha PCB. Crio a placa (layout, corrosão, etc). Placa pronta;

- Gravo o atmega328PU num gravador à parte. Para esta tarefa usarei um software de gravação e buscarei o mesmo arquivo .HEX que usei para gravar quando estava utilizando a placa-Arduino; 

- Uma vez gravado com sucesso basta eu soldar (ou soquetar) o atmega328PU na placa que eu fiz e pronto.

É só isso pessoal ? e o tal do bootloader ?

OBS: Uma outra dúvida básica é: Tem placas-Arduino em que o atmega328PU é soquetado. Se no meu exemplo em que já havia visto o projeto funcionando na placa-Arduino UNO não bastaria eu simplesmente tirá-lo dali e pôr na PCB que eu fiz ? e repôr a placa-Arduino UNO soquetando um atmega328PU novo que eu comprar.

Minha dúvida neste tópico é: Como transformar projetos em placas definitivas do jeito certo ?

Grato

• Curtir 1
Postado

Parabéns @eletron1791é muito bom ver a força de vontade que estás aplicando nesse projeto. Seria ótimo ver um pouco do que estás fazendo para ambientar melhor a sua questão. Quanto ao quesito de PCB, hoje eu recomendo que você procure empresas que fabriquem isso de forma customizada por meio de seu layout, existem várias no setor e não é caro; ainda tratando desse quesito de PCB procure ver o DataSheet do ATMEGA que irá auxiliar-lhe bastante no âmbito de tuas questões. Segue o link para o mesmo abaixo e desde já é uma honra servir!

https://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=Atmega328&gclid=Cj0KCQjwutaCBhDfARIsAJHWnHtWjEUkcvPUjaj2jNeCDlk_rLt8st3Zh7v4kijNFLXy4gjZ0uPJ7hkaAln1EALw_wcB

Postado
4 horas atrás, eletron1791 disse:

OBS: Uma outra dúvida básica é: Tem placas-Arduino em que o atmega328PU é soquetado. Se no meu exemplo em que já havia visto o projeto funcionando na placa-Arduino UNO não bastaria eu simplesmente tirá-lo dali e pôr na PCB que eu fiz ? e repôr a placa-Arduino UNO soquetando um atmega328PU novo que eu comprar.

Oi: 

Desse jeito dá certo, porque eu já fiz. Só que, na hora de repor o atmega na placa Arduíno-UNO, tem que ser um atmega que já tenha o bootloader, senão não vai funcionar na IDE do Arduíno.

Tem lojas que já vendem o kit atmega328+cristal+2 capacitores+bootloader, pronto para colocar na placa Arduíno-UNO. 👍

Postado

Legal MCO, entendi, mas este bootloader é um programinha que a gente grava no atmega328 ? A gente baixa ele e é sempre o mesmo para qualquer projeto, para qualquer versão de atmega328 ? é isso ?

Vi que tem bastante material sobre isso na internet, https://br-arduino.org/2015/05/arduino-bootloader-atmega-standalone.html

Nem precisa se dar ao trabalho de responder. Grato Maria.

Mas e quanto a minha primeira situação ? digamos que minha placa-Arduino tenho o atmega SMD, mas aí quero fazer uma PCB e usar um outro atmega igual, basta gravar o mesmo .HEX do projeto que deu certo ?

• Curtir 1
  • Solução
Postado
52 minutos atrás, eletron1791 disse:

Mas e quanto a minha primeira situação ? digamos que minha placa-Arduino tenho o atmega SMD, mas aí quero fazer uma PCB e usar um outro atmega igual, basta gravar o mesmo .HEX do projeto que deu certo ?

Oi: 

Quanto a isso eu já não sei te responder.

Sobre o bootloader, tudo o que sei é que ele possibilita gravar o atmega na placa do arduíno usando a porta USB, sem a utilização de um gravador específico, pela IDE do Arduíno.

Se você postar suas dúvidas na parte de programação de microcontroladores, mais gente pode te ajudar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!