Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul recorrente - todas as soluções já testadas


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal.

 

Estou com um problema bem incômodo. O meu computador (relativamente novo) começou a apresentar problemas de tela azul de forma recorrente nos últimos dias.

As telas azuis normalmente são ocasionadas pelos erros PAGE FAULT IN NONPAGED AREA, KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE e SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION.

 

Minhas specs são: R5 3600, placa-mãe B450 Gaming, 2x 8gb da Pichau 2666mhz e NVIDIA 1660 super - SSD 120gb + HD 1TB Toshiba

 

Procedimentos que já tentei:

a) Tirar as memórias, limpar e trocar de slot;

b) Fazer diagnóstico de memória através do app do Windows;

c) Atualizar o Windows;
d) Dar um chkdsk e dism /online através do CMD;
e) Atualizar drivers.

 

Não faço mais ideia do que possa ser. Na última oportunidade, vi através do Visualizador de Eventos que houve um "Despejo Memória" e nos detalhes apontava pro \Device\HarddiskVolume3, que no caso é onde fica o C: e o BootPartition.

Será que isso indica um problema no meu SSD?

 

Se alguém puder me ajudar, ficaria muito grato.

muito obrigado, desde logo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Ricardov disse:

Qual a fonte? Usa estabilizador?

500W - 80Plus Bronze

@GabrielLVa fonte é 500W - 80Plus Bronze e PFC Ativo da Pichau. Fiz os passos que me repassou, contudo aparece uma tela informando que "o sistema não pode encontrar o arquivo especificado", como se a pasta C:\Windows\Minidump não existisse, ou os logs não estivessem indo para lá - tanto que a pasta com os logs sequer foi criada na minha área de trabalho.

 

Na verdade eu usava o programa BlueScreenView, mas por algum motivo os logs das telas azuis pararam de ser exibidos lá e a pasta Minidump sumiu do meu computador. Fazem uns dois dias que mesmo dando tela azul, o BlueScreenView aparece em branco e não consegue identificar nenhum log. Será que pode ser alguma ação do MalwareBytes que está excluindo esses logs? Tem como identificar?

 

Vou mandar um print do CMD:

 

Sabe o que pode ser?

 

EDIT: Acabei esquecendo de responder algumas perguntas. Não uso estabilizador. Estou usando apenas um filtro de linha. Antes estava com dois monitores ligados, um 144hz e um 60hz mais antigo, diretamente na tomada, mas agora retirei o monitor 60hz (há umas 2 horas) enquanto testava novas soluções.

 

Irei reverter as atualizações dos drivers, creio que tenha criado um ponto de restauração.

 

Não tenho nenhum periférico, com exceção da Webcam.

 

Não fiz overclock

 

image.thumb.png.98ed1ced9f5ecb327ed2a4d25ead55c6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV sim, fiz exatamente como diz no passo a passo, abri o zip e arrastei pra área da trabalho, mas essa informação é retornada, conforme print anexo

 

paint.thumb.jpg.41f5356c9fe1910401dc1a46916765d1.jpg

 

O problema é que por mais que ali diz que a pasta foi gerada no desktop, não tem nada lá

 

test.thumb.jpg.2ebf31c1e616407583b2f15c7b121917.jpg

 

O estranho é que os arquivos de log da tela azul não estão sendo gerados na pasta Minidump, por algum motivo que desconheço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiramente:

42 minutos atrás, GabrielLV disse:
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Por fim, tente me enviar os logs manualmente:

 

1- Vá em C:\Windows\Minidump > Copie-os e cole-os na área de trabalho.
 
2- Abra um CMD normal (não abra como administrador), copie e cole o comando abaixo (com os parênteses), cole no CMD.
 

Citação

(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic bios get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state && wmic nic get name) >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" && wevtutil epl system C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx && wevtutil epl application C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx

  
Três arquivos serão gerados na área de trabalho: "Listappta.txt", "logssystem.evtx" e "logapplication.evtx".
 
Então vá na pasta do arquivos LogsCdH que você baixou anteriormente:
 
3- Vá em "Autoruns" > Execute o "Autoruns64.exe" > Espere carregar > Quando carregar, clique no ícone do disquete para salvar um log completo. Salve-o na área de trabalho.
 
4- Vá na pasta "Driverview-x64", execute o "DriverView.exe", espere carregar > Clique em "View" > Clique em "HTML Report - All Items" > Um será gerado tanto na pasta do Driverview. 
 
5- Vá na pasta "uninstalview-x64", execute o "UninstallView.exe", espere carregar > Clique em "View" > Clique em "HTML Report - All Items" > Um será gerado tanto na pasta do Uninstallview.

Feito esses cinco procedimentos, pegue todos os arquivos que foram gerados, salve-os como .zip ou .rar e anexe-os na sua próxima resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Desinstalei os drivers, como orientado.

 

Segue anexo os documentos solicitados.

 

OBS1: A pasta C:\Windows\Minidump está vazia, como havia comentado contigo. Por alguma razão, mesmo dando tela azul não estão sendo gerado logs (isso - de não gerar log - começou há uns três dias).

 

OBS2: Mesmo eu tendo colado o código no CMD e dado Enter, ele alega ter gerado o arquivo da minha área de trabalho, mas abro ela e não tem nada. Já tentei exibir arquivos ocultos, pesquisar pelo caminho, mas aparentemente nenhum arquivo foi gerado.

 

Item 3, 4 e 5 - Os logs seguem anexos.

Logs.rar

@GabrielLV reiniciei o computador e os arquivos apareceram.

 

Segue os logs que havia solicitado

 

 

LogsColetados.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

image.png

 

1- Primeiramente baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)
 
2- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html > vá na aba "Health" > Tire uma print de todos os itens que aparecem e poste aqui. 

 

3- Após me enviar as prints solicitadas acima, faça o seguinte:

Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite CHKDSK /R e tecle enter, uma mensagem de confirmação irá aparecer, tecle S e tecle enter e reinicie o computador. O procedimento pode demorar algumas horas, seja paciente e não interrompa o processo.
 

Poste resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Pelo menos por ora não aconteceu mais. Coincide também com a data em que tirei o segundo pente de memória RAM (deixei só 8gb, pois acreditei que um estava danificado). Pretendo inserir o pente novamente se não der erro até sexta-feira. No mais, acredito que esteja resolvido. Muito obrigado pelo auxílio.

 

Apenas uma dúvida final: sabe me dizer se de acordo com os prints do HD Tune PRO preciso tomar cuidado com o aviso de "atenttion" para o "Retired Block Count" do meu SSD?

No mais, muito obrigado mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, Eduardo Felipe Trevisan disse:

@GabrielLV Pelo menos por ora não aconteceu mais. Coincide também com a data em que tirei o segundo pente de memória RAM (deixei só 8gb, pois acreditei que um estava danificado). Pretendo inserir o pente novamente se não der erro até sexta-feira. No mais, acredito que esteja resolvido. Muito obrigado pelo auxílio.

Se o módulo de RAM estiver com defeito, tente fazer um diagnóstico de memória.

 

 

11 minutos atrás, Eduardo Felipe Trevisan disse:

Apenas uma dúvida final: sabe me dizer se de acordo com os prints do HD Tune PRO preciso tomar cuidado com o aviso de "atenttion" para o "Retired Block Count" do meu SSD?

No mais, muito obrigado mais uma vez.

Como este alerta está no SSD, recomendo que faça um diagnóstico com o software do fabricante:

https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=279&lang=en

 

Instale-o e execute-o, vá em Ferramentas > S.M.A.R.T. > Rode um teste rápido e um teste extenso. Se não indicar nenhum erro, então está tudo OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Não é necessário enviar os arquivos .dmp, pois o script que lhe enviei (LogsCdH) já os coleta automaticamente.

 

7 horas atrás, Eduardo Felipe Trevisan disse:

@GabrielLV Pelo menos por ora não aconteceu mais. Coincide também com a data em que tirei o segundo pente de memória RAM (deixei só 8gb, pois acreditei que um estava danificado). Pretendo inserir o pente novamente se não der erro até sexta-feira. No mais, acredito que esteja resolvido. Muito obrigado pelo auxílio.

 

18 minutos atrás, Eduardo Felipe Trevisan disse:

Coloquei a memória novamente e deu erro de tela azul outra vez...

 

Então o defeito deve estar na memória RAM, siga os procedimentos do tutorial que lhe enviei.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@GabrielLV Olá Gabriel, desculpe a demora em retornar, estava aguardando os resultados dos testes.

 

Aparentemente o problema estava na memória RAM mesmo. Retirei uma delas e consegui usar normalmente, sem qualquer apontamento de erro. Enviei a peça pra Pichau e eles já me retornaram, informando que irão trocar. Estou aguardando o recebimento de uma nova memória.

 

No mais, muito obrigado pelo auxílio prestado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!