Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso limpar o cooler box do meu Ryzen porque tá entupido de pó, eu preciso retirar a placa-mãe do gabinete pra remover o cooler e tal? ou pode fazer tudo dentro do gabinete mesmo? outra dúvida é, o cabo da fonte pode ficar em contato com a placa-mãe? porque o espaço que tem pra passar o cabo que vai alimentar o processador meio que a placa-mãe cobre depois de montar e ficaria encostando.

Postado
26 minutos atrás, Nathan48 disse:

Preciso limpar o cooler box do meu Ryzen porque tá entupido de pó, eu preciso retirar a placa-mãe do gabinete pra remover o cooler e tal? ou pode fazer tudo dentro do gabinete mesmo?

Tire o PC da tomada e aperte o botão de power para desenergizar o sistema. Depois é só tirar o cooler e limpar, o resto da máquina pode ficar dentro.

27 minutos atrás, Nathan48 disse:

outra dúvida é, o cabo da fonte pode ficar em contato com a placa-mãe? porque o espaço que tem pra passar o cabo que vai alimentar o processador meio que a placa-mãe cobre depois de montar e ficaria encostando.

Não tem problema, esses cabos são isolados.

Postado

Atente que se você remover o cooler, vai ter que limpar e trocar a pasta térmica. Se não tiver ou não quiser fazer, não remova o cooler completo, mas só a ventoinha. São 4 parafusos menores mais escondidos.

Postado

o ideal é não limpar, quanto menos você mexer melhor, a menos que o seu pc esteja sujo a ponto de atrapalhar a ventilação

image.png.f119dd8fa933e4ce1b21119f787369ec.png

mas se for só uma poeirinha deixa quieto, você pode comprar ar comprimido em spray ou limpa contato, desliga tudo da tomada e dá uma jateada generosa, quanto menos contato com as peças melhor, se aplicar o limpa contato deixa evaporar.

Postado

@Nathan48 Antes de retirar o cooler e desligar o PC, rode algum stress test ou jogo pesado pra esquentar o CPU, isso ajuda a deixar mole a pasta termica e evitar acidentes.

Desligue logo depois, e tire o cooler. Nao puxe direto, rode no sentido horario e antihorario varias vezes ate sentir que a tensão superficial da pasta cedeu. Dai voce puxa...

• Curtir 1
Postado

@wagner2029 Então, eu acabei de ligar o pc após limpá-lo e eu realmente não pretendia fazer nada que possa envolver um risco desnecessário porque sou leigo nessas coisas.. Tudo o que eu fiz foi tirar o cooler box e com secador no modo frio tirar todo o pó que tinha nele que por sinal era muito mesmo. O computador quando realizava atividades bem leves como vídeo no YouTube e tal já tava em pios de 60C pra mais.. E jogando passava dos 80C. Depois que religuei ele certinho na bios ele tava em 30C (antes 43 à 45C). Então acredito que resolvi o problema haha, to bem orgulhoso por mais que seja algo fácil de ser fazer.

@Brc Fiz isso, valeu! Eu estranhei porque o cooler box realmente tava grudado no processador.. Foi muita sorte ele não sair junto mas já fica de fica pra próxima!

@Shaman93 Então a pasta térmica tava novinha e bem espalhada foi realmente uma pena eu ter que tirar e aplicar de novo (não sabia se poderia usar a mesma).

Postado
22 horas atrás, wagner2029 disse:

o ideal é não limpar, quanto menos você mexer melhor,

Eu diria exatamente o contrário, o ideal é manter sempre limpo... O filtro de poeira da entrada eu limpo pelo menos 1 vez por semana (não leva nem 1 minuto) e parte interna a cada 2 meses mais ou menos, com +1 limpeza profunda (desmontando, limpando dissipador da GPU, etc) feita 1 ou 2 vezes por ano. Entendo o lado de que mexer é dar chance pro azar, mas deixar sujo também...

Postado

@Shaman93 eu lido com mais de 50 computadores, quase todos eles eu que tirei da caixa para instalar e desinstalei para instalar um novo, essas maquinas eu acompanho desde novas, a mais velha tem 10 anos, quanto menos mexer na maquina melhor, se for uma poeirinha que não estiver atrapalhando a ventilação é melhor deixar lá, maquina que fica desmontando com frequência dura menos, isso eu digo baseado em conhecimento empírico.

Postado

Trabalho em uma faculdade com 200 computadores (alguns com mais de 15 anos de uso e 10 com mais de 20 anos ainda usando windows 98) raramente tive que abri-los para fazer limpeza.

Claro se o cooler estiver entupido de poeira ao ponto da rotação estiver baixar melhor retirar o cooler e com uma VASSOURINHA (pincel de pintura de cerdas finas) limpar. Só isso !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...