Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estive olhando e gostaria de desfrutar um pouco da suas experiências caso queiram,  me ajudarem a decidirem as seguintes peças para montagem de meu PC ?! 

O processador já tenho em mãos, estou com uma grande dúvida nos outros itens para montagem do pc, tendo em vista que o mesmo irá ser utilizado para jogo (esporadicamente), porém desejo jogar com qualidade.

JOGOS: Cs:GO, COD Warzone, LOL. 

PROCESSADOR: AMD RYZEN 5 3600   (COMPRADO)

placa-mãe:  ASRock B450M Steel Legend - R$ 749,90   ( ACEITO INDICAÇÕES caso tenha alguma melhor nessa faixa de preço)

MEMORIA:

Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - HX430C15FB3A/8 - R$ 359,90

OU

Memória XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41 - R$ 369,90

FONTE:

FONTE CORSAIR CV SERIES CV550 80 PLUS BRONZE 550W, CP-9020210-BR - R$359,91

OU

FONTE CORSAIR CV SERIES CV650 80 PLUS BRONZE 650W, CP-9020236  - R$409,91

SSD e HD:

SSD Kingston A400, 120GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 320MB/s - SA400S37/120G - R$199,99

Hd 1Tb Sata   - R$ 285,00

GABINETE + FAN's:

Gabinete Gamer Redragon, Wheel Jack, Vidro Temperado, Black, Sem Fan, GC-606BK - R$ 362,70

KIT VENTOINHAS AIGO DARKFLASH DR12 PRO 3IN1 RGB 3X120MM R$169,90

PLACA DE VIDEO: GTX 1660

Minha dúvida é, você tem alguma sugestão de alguma alteração ou escolha de algumas das peças acima ? Montei certo?  

@woz dods

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@arianeaaraujo No caso das memórias, são especificações muito parecidas. Eu iria com a Hyper X neste caso por ter latência mais baixa. Para o CoD Warzone 8GB é pouco. Ideal pelo menos 2x8GB.

22 minutos atrás, arianeaaraujo disse:

MEMORIA:

Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - HX430C15FB3A/8 - R$ 359,90

OU

Memória XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41 - R$ 369,90

Sobre a fonte, como a diferença de preço entre elas é pequena, eu ficaria com a de 650W, pois abre margem melhor para upgrades futuros.

23 minutos atrás, arianeaaraujo disse:

FONTE:

FONTE CORSAIR CV SERIES CV550 80 PLUS BRONZE 550W, CP-9020210-BR - R$359,91

OU

FONTE CORSAIR CV SERIES CV650 80 PLUS BRONZE 650W, CP-9020236  - R$409,91

Sobre HD e SSD, tenho visto alguns comentários no fórum não recomendando os A400 da Kingston. Dependendo da sua placa-mãe já vale procurar um SSD em padrão M.2.

24 minutos atrás, arianeaaraujo disse:

SSD e HD:

SSD Kingston A400, 120GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 320MB/s - SA400S37/120G - R$199,99

Hd 1Tb Sata   - R$ 285,00

Postado

Pegue um  SSD Crucial BX500 de 240GB, 120GB fica muito apertado e esses da Kingston já deram problema no passado. Também é bom adicionar mais um pente de memória de 8GB. Se quiser pode subir pra 3200MHz CL16, mas não é tão necessário.

34 minutos atrás, arianeaaraujo disse:

A placa-mãe eu compraria  Asrock Ab450M Steel Legend.. o que acha?!

Boa escolha, se não for abusar no overclock.

Sobre a fonte, eu pegaria um modelo mais robusto, mas acho que não vai ter muitos problemas com essa.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
38 minutos atrás, arianeaaraujo disse:

@XDRZ A placa-mãe eu compraria  Asrock Ab450M Steel Legend.. o que acha?! 

É uma ótima placa, com 4 slots de memória e slot M2. Atende bem a configuração que você montou. Verifique somente a versão da BIOS se está atualizada antes de comprar.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, arianeaaraujo disse:
  1. PROCESSADOR: AMD RYZEN 5 3600   (COMPRADO)
  2. MEMORIA: Memória HyperX Fury RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - HX430C15FB3A/8 - R$ 359,90 OU Memória XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41 - R$ 369,90
  3. FONTE: FONTE CORSAIR CV SERIES CV550 80 PLUS BRONZE 550W, CP-9020210-BR - R$359,91 OU FONTE CORSAIR CV SERIES CV650 80 PLUS BRONZE 650W, CP-9020236  - R$409,91
  4. SSD e HD: SSD Kingston A400, 120GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 320MB/s - SA400S37/120G - R$199,99 + Hd 1Tb Sata   - R$ 285,00
  5. GABINETE + FAN's: Gabinete Gamer Redragon, Wheel Jack, Vidro Temperado, Black, Sem Fan, GC-606BK - R$ 362,70 / KIT VENTOINHAS AIGO DARKFLASH DR12 PRO 3IN1 RGB 3X120MM R$169,90
  6. PLACA DE VIDEO: GTX 1660
  1. Ótima escolha de CPU, Não tem como errar com essa. Faltou a placa-mãe (já comprou?). Se não tiver comprado ainda, recomendo a B450M DS3H como melhor alternativa de baixo custo, ou a B550M DS3H como melhor alternativa para futuros upgrades. No geral dificilmente você vai precisar de upgrade com essa CPU por muitos anos, então a B450M DS3H já seria mais que suficiente se estiver com o orçamento curto.
  2. Não pegue nenhuma das duas. Na Kabum você compra memórias em promoção quase toda semana. Na Pichau de vez em quando também tem umas boas. Hoje recomendo esta: MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 8GB (1X8) DDR4 3200MHZ BRANCA, TLPBD48G3200HC16C01 - R$299,01
    Até ontem (quando comecei a escrever essa resposta) tinha vários modelos abaixo de 320 reais na Kabum. Infelizmente eles esgotaram e restou essa opção da pichau. A Team Group não é a melhor das marcas, é jovem e está apenas começando a entrar em evidência, mas já tem boa credibilidade no mercado americano e alguns modelos premiados. 
    A latência das kingston não aumentará a performance em relação a uma memória de 3200 MHz. Custando mais caro, não considero a melhor das opções.
  3. Recomendo uma fonte robusta e mais durável. Se quiser uma que você vai instalar e não se preocupar mais por uns 10 anos, compre esta: Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular - R$ 599,90. Observe que a garantia oferecida pelo fabricante é de 10 anos. A qualidade dos componentes é bem superior, bem como a economia de energia por ser 80+ gold, então a diferença se paga ao longo dos anos.
  4. Esse SSD é conhecido por falhar prematuramente. Não recomendo em hipótese alguma. Ao invés disso pode pegar esse: SSD WD Green, 120GB, M.2, Leitura 545MB/s - WDS120G2G0B - R$ 229,90 ou este: SSD Adata Swordfish, 250GB, M.2 PCIe, Leituras: 1800MB/s e Gravações: 900MB/s - ASWORDFISH-250G-C - R$ 399,90. Observe que o segundo tem performance muito superior (NVMe) e custa 100 reais a mais para ter o dobro da capacidade.
    Lembre que HDs SATA da WD duram mais, e que você deve evitar os classificados como "surveillance", bem como os que tem menos de 7200 RPM.
  5. O wheel jack tem frente fechada e isso reduz o fluxo de ar substancialmente. Recomendo estes se quiser um econômico: 
    GABINETE GAMER AIGO DARKFLASH LEO PRETO LATERAL VIDRO - R$199,90
    GABINETE GAMER AIGO DARKFLASH BF3 PRETO LATERAL VIDRO - R$239,90
  6. GPU faltou saber a marca e modelo exato. Tem muitas versões do mesmo modelo e é bom saber se pelo menos é bem ventilado.

Com ambos os gabinetes que sugeri você vai precisar de ventoinhas. Recomendo das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe. Qualquer modelo com pelo menos 40 a 50 CFM de fluxo de ar e no máximo 28 dB de ruído serve. Tem várias alternativas custando menos de 30 reais e eu recomendo instalar pelo menos duas ventoinhas, idealmente quatro, metade no painel frontal na parte mais baixa puxando ar frio para dentro, metade em cima ao fundo e no painel traseiro jogando ar quente para fora.

17 horas atrás, arianeaaraujo disse:

A placa-mãe eu compraria  Asrock Ab450M Steel Legend.. o que acha?! 

Se for pegar B450, pegue a Gigabyte B450M DS3H. A Steel Legend tem como única vantagem um VRM um pouquinho melhor para OC. Se não vai fazer OC, então essa única vantagem é perdida. A qualidade de fabricação da Gigabyte é superior, bem como o suporte (drivers, BIOS e utilitários). Vejo muitas pessoas aqui no fórum fazendo questão da Steel Legend sem entender a razão de ela ter se tornado tão popular e eventualmente as mesmas pessoas passando aperto depois de terem comprado porque a marca não oferece um bom suporte.  

• Curtir 3
Postado

@WOZ Dods  De início, já agradeço a análise feita acima.

Duvidas restante:

- placa-mãe : Sobre ela, eu ainda tinho dúvidas entre a  Gigabyte B450M DS3H e Asrock Ab450M Steel Legend, tendo em vista que a Steel com um olhar externo e grosseiro, é mais bonita por conta dos metais e o RGB que a mesma possui (coisas frufru de toda menina rs) porém o preço das duas (Gigabyte B450M DS3H   599,00)  e (Asrock Ab450M Steel Legend - 759,90), dá uma difença grande de 160,00, não sei se pela aparência da Steel valeria a pena, com base no que você falou, vale a pena investir em um cooler rgb de qualidade que irá suprir a aparência com os efeitos led.

- SSD, independe de qual placa acima eu escolher os dois ssd serve para ambas?

- Gabinete, eu gostei do wheel jack, pois vi CPUs montadas e ficaram bem lindas com o Cooler RGB, mas... como disse que o fluxo não é bom, eu gostaria de alguma indicação que seja com vidro ao lado e que apareça os RGB na frente (mais uma vez coisas de menina), pretendo colocar combinando os cooler com o rgb rosa. Teria alguma outra opção que daria pra suprir essa "frescura" minha?

-GPU então, como deve dar para perceber sou meia leiga no assunto, e somente me indicaram a GTX 1660, na verdade não sei qual moderam já que não se especificaram, já aproveito também para lhe pedir ajuda também nesse quesito.   Com base nos jogos que irei jogar (CS;GO, LoL, CoD Warzone), qual você me indicaria? o jogo será apenas para distrações aos finais de semanas esporadicamente, porém desejo jogar com qualidade!

No mais, estarei seguindo todas suas recomendações e mais uma vez aproveito pra agradeçer.

Postado
28 minutos atrás, arianeaaraujo disse:

- placa-mãe : Sobre ela, eu ainda tinho dúvidas entre a  Gigabyte B450M DS3H e Asrock Ab450M Steel Legend, tendo em vista que a Steel com um olhar externo e grosseiro, é mais bonita por conta dos metais e o RGB que a mesma possui (coisas frufru de toda menina rs) porém o preço das duas (Gigabyte B450M DS3H   599,00)  e (Asrock Ab450M Steel Legend - 759,90), dá uma difença grande de 160,00, não sei se pela aparência da Steel valeria a pena, com base no que você falou, vale a pena investir em um cooler rgb de qualidade que irá suprir a aparência com os efeitos led.

Minha recomendação é preocupar com o desempenho e durabilidade agora. As opções de RGB são variadas e você pode acrescentar quando quiser (ou quando tiver promoção, o que eu recomendo). Dá para colocar fitas de LED, dá para colocar ventoinhas, acessórios, etc. Pegue a B450M DS3H agora, depois você compra uma fita de LED e coloca na posição que achar legal. A MB já tem controladora de RGB e só vai precisar comprar a fita correta (12V) para usar.

30 minutos atrás, arianeaaraujo disse:

- SSD, independe de qual placa acima eu escolher os dois ssd serve para ambas?

Qualquer SSD hoje vai servir em ambas, isso é tranquilo. Os tipos são SATA, M.2 SATA e M.2 NVMe/PCIe. Todos esses são compatíveis com todas as MBs citadas nesse tópico.

31 minutos atrás, arianeaaraujo disse:

- Gabinete, eu gostei do wheel jack, pois vi CPUs montadas e ficaram bem lindas com o Cooler RGB, mas... como disse que o fluxo não é bom, eu gostaria de alguma indicação que seja com vidro ao lado e que apareça os RGB na frente (mais uma vez coisas de menina), pretendo colocar combinando os cooler com o rgb rosa. Teria alguma outra opção que daria pra suprir essa "frescura" minha?

Os dois que recomendei vão mostrar o RGB sem dificuldade. Só não será de vidro na frente, pois isso é prejuízo. Você tem várias alternativas se quiser mesmo investir grana nisso. Por exemplo, pode comprar o Corsair Carbide Spec Delta, que já vem com 3 coolers RGB de qualidade no painel frontal. Alternativamente pode comprar os gabinetes que sugeri e comprar um kit de ventoinhas da deepcool como esse: Kit Fan com 5 Unidades Deepcool RF120M RGB 120mm, DP-FRGB-RF120-5C-M - R$ 295,00

Tem um kit, não sei se é este, que já vem até com o HUB para ligar na placa-mãe. Os RGBs desse modelo já vem prontos para conectar na placa-mãe sem dificuldade, com um sistema de extensão que facilita a instalação (vide foto abaixo). Assim você instala duas ou três ventoinhas RGB em cima e atrás, mais duas ou três no painel frontal.

39 minutos atrás, arianeaaraujo disse:

-GPU então, como deve dar para perceber sou meia leiga no assunto, e somente me indicaram a GTX 1660, na verdade não sei qual moderam já que não se especificaram, já aproveito também para lhe pedir ajuda também nesse quesito.   Com base nos jogos que irei jogar (CS;GO, LoL, CoD Warzone), qual você me indicaria? o jogo será apenas para distrações aos finais de semanas esporadicamente, porém desejo jogar com qualidade!

Depende de quanto pretende gastar. Hoje os preços estão absurdos e eu tenho até indicado que as pessoas comprem CPU com GPU integrada para segurar as pontas jogando com baixa qualidade até os preços normalizarem. Estou pesquisando mas a maioria das ofertas está simplesmente esgotada. Os preços mais baixos da 1660 Super, abaixo de 2600 reais, todos parecem pertencer a lojas falsas ou tranbiqueiras. O melhor preço em loja decente que achei foi na Pichau a 2800~2900 reais... Realmente o momento é péssimo para GPUs. 

49 minutos atrás, arianeaaraujo disse:

No mais, estarei seguindo todas suas recomendações e mais uma vez aproveito pra agradeçer.

Se tiver tempo, faça pesquisas paralelas de componentes com os critérios que sugeri. Eu sempre tento encontrar boas ofertas, mas isso muda de hora para hora. Quando for fechar a compra é imprescindível pesquisar tudo novamente.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
53 minutos atrás, arianeaaraujo disse:

ela é mais bonita, de fato, mas o preco dela não condiz com a capacidade dos VRMs, nessa faixa de preco ( 700 - 850 ) todas as placas-mãe de outras marcas, aguentam um 2700X em OC para 4.2GHz, se você fizer OC nela com um 2700X é perigoso de perder a placa porque as linhas derreteram...

• Curtir 3
Postado
7 horas atrás, WOZ Dods disse:
  1. Ótima escolha de CPU, Não tem como errar com essa. Faltou a placa-mãe (já comprou?). Se não tiver comprado ainda, recomendo a B450M DS3H como melhor alternativa de baixo custo, ou a B550M DS3H como melhor alternativa para futuros upgrades. No geral dificilmente você vai precisar de upgrade com essa CPU por muitos anos, então a B450M DS3H já seria mais que suficiente se estiver com o orçamento curto.
  2. Não pegue nenhuma das duas. Na Kabum você compra memórias em promoção quase toda semana. Na Pichau de vez em quando também tem umas boas. Hoje recomendo esta: MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 8GB (1X8) DDR4 3200MHZ BRANCA, TLPBD48G3200HC16C01 - R$299,01
    Até ontem (quando comecei a escrever essa resposta) tinha vários modelos abaixo de 320 reais na Kabum. Infelizmente eles esgotaram e restou essa opção da pichau. A Team Group não é a melhor das marcas, é jovem e está apenas começando a entrar em evidência, mas já tem boa credibilidade no mercado americano e alguns modelos premiados. 
    A latência das kingston não aumentará a performance em relação a uma memória de 3200 MHz. Custando mais caro, não considero a melhor das opções.

Eu to montando um pc também e segue configurações semelhantes às dele. Eu até montei um tópico com dúvidas, mas não tive respostas ainda, vou aproveitar o tpc dele q é semelhante e tentar conseguir umas respostas com você.

Eu selecionei estas memórias para comprar: https://pt.aliexpress.com/item/1005001867726013.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.30d3449aJiFzia&algo_pvid=bd28fc71-9939-4940-9f9d-4bc3838f8d51&algo_expid=bd28fc71-9939-4940-9f9d-4bc3838f8d51-38&btsid=0bb0624516165371782458016e91ae&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

e eu estava pensando em uma B450M DS3H também, mas o clock da memória é superior ao dela...valeria mais a pena eu pegar a B550 DS3H por esta diferença em MHz? O processador q vou pegar é o Ryzen 5 3600 também. 

Postado

@Fillodok Oi meu caro. Então, primeiro é importante criar seu próprio tópico (me chame lá se achar pertinente) e daí progredir a discussão. Só porque suas perguntas foram breves (e condizentes com o presente tópico), concedo em responder aqui: 
Sobre memórias de marcas desconhecidas, prefiro usar memórias de marcas conhecidas e confiáveis porque sei bem que tem barato que sai caro. As marcas que indiquei nesse tópico oferecem garantia VITALÍCIA fora do Brasil (algumas oferecem dentro do território nacional também), e só isso já me dá a confiança de que o produto vale o que custa. Quando a diferença de valor é pequena, prefiro pagar mais pela garantia de durabilidade, pois sei como é desgastante ter que gastar novamente com um hardware que deveria durar uma década, mas durou apenas um ou dois anos. Acaba-se, por fim, gastando mais do que se tivéssemos nos preocupado com a qualidade do produto no momento da aquisição.

5 horas atrás, Fillodok disse:

e eu estava pensando em uma B450M DS3H também, mas o clock da memória é superior ao dela...valeria mais a pena eu pegar a B550 DS3H por esta diferença em MHz? O processador q vou pegar é o Ryzen 5 3600 também. 

Não sei de onde tirou essa informação, mas está completamente equivocada. Veja, a B450M DS3H suporta memórias de 3600 MHz com facilidade, mas não nativamente. Ela, como a maioria, depende de XMP/DOCP/EOCP para atingir essa frequência, mas se beneficia da frequência superior de qualquer maneira. As B550, quais defendo o uso para basicamente qualquer CPU de 3ª geração em diante hoje (exceto as que terminam em G, pois não são compatíveis), tem melhor compatibilidade com memórias de alta frequência e são menos propensas a falhas no uso de XMP. Claro, com um chipset mais maduro, mais evoluído, essa sempre é a tendência. Raramente as pessoas compreendem que chipsets não são apenas números arbitrários e promessas vazias, mas sim todo um processo de aprimoramento e aperfeiçoamento que acompanham os mesmos fatores dos demais componentes, sejam eles CPUs, memórias ou até unidades de armazenamento. Quanto mais moderno o chipset, geralmente maior a compatibilidade, performance e durabilidade do sistema como um todo. 

Voto pelos B550. Se não puder/quiser pagar o adicional, então a B450M DS3H é uma opção notoriamente estável e duradoura. Se for entusiasta de OC, então não se contente com menos do que os chipsets iniciados em X.

Nota: acabei de perceber que não indiquei, nesse tópico, as marcas de maior qualidade no quesito memórias. Elas são: G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG. 

Lembre sempre de procurar na Kabum se quiser o melhor custo/benefício. Crie um filtro (eu distribuo o meu filtro regularmente aqui, mas não o tenho à mão no momento) para separar essas marcas com pelo menos 3200 MHz e monitore os preços regularmente. Comumente pode se achar preços abaixo de 320 reais para memórias de alta qualidade e desempenho (semana passada tinha uma ótima custando 240 reais por módulo de 8 GBs). 

Postado
22 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se for entusiasta de OC, então não se contente com menos do que os chipsets iniciados em X.

só uma coisa: na série 500, a unica diferenca do chipset X pro B é:

mais pci-e

mais m.2

mais SATAs

tem B550 como a Aorus Master que é simplesmente melhor em questão de VRM do que a maioria ( 99% ) das X570

• Amei 1
Postado

@Yan_ Pois é! X570 promete melhor OC, é série entusiasta, mas o produto específico tem que ser avaliado individualmente. No geral não tem diferença alguma para o usuário comum, especialmente com o fator "custo Brasil". Se estivéssemos nos EUA e a diferença fosse de 20 mangos, aí faria mais sentido, mas aqui raramente faz.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods  Ok, anotado!

Realizei a compra da placa-mãe indicada ( B450M DS3H), e também achei uma promoção em minha cidade e acabei realizando a compra de uma memoria ram, pois a loja estava fechando por conta da atual situação e o preço estava bem bom, porém o que foi me indicado foi de 300MHZ, e  a que peguei foi de 3000MHz, acha que terei problemas? ( Memória XPG Spectrix D41, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16) peguei 2 iguais totalizando 16GB.

Postado

@arianeaaraujo 3200 dá mais desempenho à sua CPU, isso é inegável. 3400 e até 3600 ainda tem ganhos nítidos, mas 3200 costuma ser o mais indicado por ter melhor custo/benefício. Vai funcionar direitinho, mas 3200 seria ainda um pouco melhor.

• Curtir 1
Postado

@arianeaaraujo Não sou fã de fazer OC em componentes que não foram feitos especificamente para isso, pois podem ficar instáveis e aí é uma novela à parte. No geral a diferença de desempenho não será absurda, mas seria vantajosa na hora da aquisição do componente justamente porque a diferença de preço entre as velocidades é pequena ou inexistente quando se pesquisa bem antes de comprar.

• Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!