Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema Alocando 16GB de RAM automaticamente.


Posts recomendados

Meu sistema de um tempo pra cá começou alocar 16gb da minha memoria ram automaticamente, ja troquei e limpei os slot's e pentes de memoria e nada (até volta os 32gb, mas depois de um tempo ele aloca de novo), já atualizei a bios, fiz reset varias vzs, procurei na bios para ver se tinha opção para desativar isso e nada. Se alguém souber o que eu posso fazer para usar toda minha memoria ram novamente, eu ficaria muito grato.

placa-mãe B450m DS3H

Memorias Corsair Vengeance 2400 mhz (4x8GB)

Placa de video RX 570 4GB 

Processador Ryzen 5 1600 

 

1.PNG

2.PNG

3.PNG

4.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O estranho é que tem 8 GBs sumindo da conta. Pelos prints da de ver que o sistema realmente reconhece os 32 GB, mas que está alocando 8GB para memória de vídeo. O que por si só ja é estranho, afinal voce tem uma GPU dedicada que possui 4GB, fechando os 12GB que o gerenciador também mostra. Mas ainda assim, a conta não fecha.

 

Dá uma olhada nesse video. No seu caso, a solução é o inverso do que ele faz, desativando o UMA.

 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@sdriver @Eder Neumann

Primeiramente, se o computador já possui uma placa de vídeo avulsa, o sistema não irá alocar nenhuma memória para atuar como VRAM, muito menos quando o processador do usuário é um Ryzen 5 1600 que nem sequer possui vídeo integrado, e mesmo que tivesse, o BIOS permite no máximo 2GB de memória RAM compartilhada para atuarem como VRAM e não 8GB muito menos 16GB (memória RAM compartilhada neste caso não será subtraída do valor total pois existem diferenças entre você compartilhar XGB para atuarem exclusivamente como VRAM e compartilhar XGB para serem usados somente quando faltar VRAM).

 

@Vinicius Guina Os 32GB estão sendo corretamente reconhecido no BIOS? Se sim, então o problema deve estar no Windows. Se não estão sendo reconhecidos nem no BIOS, isso indica um defeito de hardware.

 

Em todo caso, tente remover um dos módulos de memória RAM e ligue o PC, veja se os 24GB serão reconhecidos. Se não forem, desligue o PC, conecte o módulo de RAM novamente e remova outro. Repita esse procedimento com os quatro módulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Então, na BIOS reconhece normalmente os 32GB. Porém eu não acredito que possa ser problema no windows, porque eu tinha ubuntu num pendrive e coloquei pra testar e estava a mesmo coisa. 

Eu ja testei só 3 pentes e ele reconhece os 24gb normalmente, só acontece isso quando tá com 32gb 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Vinicius Guina Aparentemente temos algum defeito na placa-mãe que impede que as memórias em dual-channel sejam reconhecidas. Já vi casos de isso acontecer por conta de pinos tortos no socket da placa-mãe, mas como você usa um processador AMD, acho difícil que seja o caso, porém acredito ser um problema de hardware mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@GabrielLV conforme o Vinicius informou ali acima, o sistema reconhece na BIOS corretamente os 32GB.

Ainda de acordo com os prints de Windows está bem claro que ou a BIOS ou o sistema operacional estão com alguma configuração estranha ou ainda algum tipo de bug. O próprio CPU-Z mostra corretamente todas as memórias nos seus slots.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!