Ir ao conteúdo

Upgrade de PC i3 para i?

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Olá galera, tudo bem com vcs?

Então, eu tenho um PC que adquiri há 3 anos, e ele me servia muito bem, porém com diversas atualizações de jogos ele começou a travar bastante e complicar um pouco minha vida (principalmente em jogos como Path of Exile, LoL, Valorant e etc) e gostaria de dar um upgrade. Entretanto, ficou um pouco nublado a questão de até que processador posso adquirir; se preciso trocar a placa-mãe ou o cooler; se compensa pegar um i7 7700 (e se a placa-mãe aguenta); entre outros.

Segue a especificação do PC:

placa-mãe: MSI H110M PRO-VH PLUS (MS-7A15)

Processador: Core i3-7100 3.90GHz

Placa de vídeo: GTX 1050ti 4GB

BIOS: 1.80

Memória RAM: 8gm (6,23 utilizável)

Mais uma pergunta, caso dê pra por um processador nível I7, é necessário trocar o monitor? uso um de 15" padrãozinho da AOC.

Postado
13 minutos atrás, shake_me_down disse:

Olá galera, tudo bem com vcs?

Então, eu tenho um PC que adquiri há 3 anos, e ele me servia muito bem, porém com diversas atualizações de jogos ele começou a travar bastante e complicar um pouco minha vida (principalmente em jogos como Path of Exile, LoL, Valorant e etc) e gostaria de dar um upgrade. Entretanto, ficou um pouco nublado a questão de até que processador posso adquirir; se preciso trocar a placa-mãe ou o cooler; se compensa pegar um i7 7700 (e se a placa-mãe aguenta); entre outros.

Mais uma pergunta, caso dê pra por um processador nível I7, é necessário trocar o monitor? uso um de 15" padrãozinho da AOC.

Faltou citar o componente mais importante so setup, marca, modelo e potencia da fonte?

Qual valor disponível para o upgrade?

Postado

Um i7-7700 chega a ser tão caro que geralmente compensa mais trocar a placa-mãe e o processador por um i3-10100 que tem um desempenho um pouco maior que esse i7.

Postado
6 horas atrás, shake_me_down disse:

Ryzen 5 3300X.

placa-mãe A520M DS3H

Memória pode manter e até aumentar com mais 8 GBs se quiser, mas não precisa mexer nela de imediato.

Valor do investimento? uns 1400 a 1500 reais hoje (se sua fonte for razoável e não precisar ser substituída). Ganho de desempenho? Compare aí: 

image.png.717b2ad70d0bb9f5de0bf2db5f62ceb6.png

https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i3-7100-vs-AMD-Ryzen-3-3300X/2924vs3716

O 3300X é suficiente para rodar GPUs bem mais potentes que a sua, então já estaria preparado para upgrades futuros. Não sei dos requisitos dos jogos todos que citou, mas para Path of Exile, Witcher 3 e GTA V (e outros desse nível), sei que vai ficar com desempenho muito bom usando sua GPU atual.

@JorgeGus O 3300X tem desempenho superior (tanto single quanto multi threaded) e preço inferior ao i3 citado. https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i3-7100-vs-AMD-Ryzen-3-3300X-vs-Intel-i3-10100/2924vs3716vs3717

@shake_me_down Esqueci de mencionar que a MB que recomendei não dá suporte a OC. Se quiser uma com suporte a diferença de preço é pequena, podendo ser a B450M DS3H ou a B550M DS3H, ambas muito boas.

• Curtir 3
Postado
10 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Faltou citar o componente mais importante so setup, marca, modelo e potencia da fonte?

Qual valor disponível para o upgrade?

Então, é uma Gamemax GM500, e o valor seria no máximo R$2.500.

@WOZ Dods Então, mas com esse orçamento, essa é a melhor opção? já q vou ter q trocar a placa-mãe com um Ryzen. Caso pegue um desse, o monitor de 15" é o suficiente? além disso, preciso de algum cooler a mais? (sou meio leigo nisso)

Um dos meus problemas é que está sendo consumido muita CPU, e parece q meu processador "engasga" com as coisas ai tem uns drops de FPS gigantescos.

Postado
14 minutos atrás, shake_me_down disse:

Então, mas com esse orçamento, essa é a melhor opção? já q vou ter q trocar a placa-mãe com um Ryzen. Caso pegue um desse, o monitor de 15" é o suficiente? além disso, preciso de algum cooler a mais? (sou meio leigo nisso)

Um dos meus problemas é que está sendo consumido muita CPU, e parece q meu processador "engasga" com as coisas ai tem uns drops de FPS gigantescos.

Depende do que você quer fazer. Os jogos que citou vão ganhar bastante desempenho com a troca da CPU, mas sua GPU vai se tornar então o fator que vai limitar seu desempenho. Eventualmente terá que substituí-la para obter mais desempenho, mas com os preços de hoje (estamos com escassez de GPUs e os preços dobrara/triplicaram) não vale a pena comprar agora. 

O monitor vai de você. Se quer mais tela, invista nele. Isso é um fator que fica 100% a seu critério e não tem nenhuma influência sobre o upgrade.

Cooler a CPU sugerida já vem com um bom. Se seu gabinete estiver mal ventilado e for possível melhorar essa ventilação, então comprar umas ventoinhas sempre é uma boa ideia.

Seu processador atual tem baixo desempenho e você gosta de jogar jogos que dependem mais do processador do que da placa de vídeo. O upgrade que sugeri solucionaria esse problema. Seria possível fazer um upgrade melhor pegando um Ryzen 5 3600, mas aí você torraria toda a grana que tem e outras coisas importantes ficariam negligenciadas. Vou esperar o parecer do @NIGHT FALLsobre sua fonte, porque não conheço esse modelo e se não prestar você vai ter que investir em uma nova.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@WOZ Dods @shake_me_down

37 minutos atrás, shake_me_down disse:

Então, é uma Gamemax GM500, e o valor seria no máximo R$2.500.

É uma boa fonte sim, cumpre bem seu papel de forma segura e eficiente.

43 minutos atrás, shake_me_down disse:

Normal pra um Dual core, qualquer coisa hoje em dia faz ele engasgar. A troca sugerida vai te trazer um ganho de desempenho gigantesco.

• Curtir 2
Postado
41 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Depende do que você quer fazer. Os jogos que citou vão ganhar bastante desempenho com a troca da CPU, mas sua GPU vai se tornar então o fator que vai limitar seu desempenho. Eventualmente terá que substituí-la para obter mais desempenho, mas com os preços de hoje (estamos com escassez de GPUs e os preços dobrara/triplicaram) não vale a pena comprar agora. 

O monitor vai de você. Se quer mais tela, invista nele. Isso é um fator que fica 100% a seu critério e não tem nenhuma influência sobre o upgrade.

Cooler a CPU sugerida já vem com um bom. Se seu gabinete estiver mal ventilado e for possível melhorar essa ventilação, então comprar umas ventoinhas sempre é uma boa ideia.

Seu processador atual tem baixo desempenho e você gosta de jogar jogos que dependem mais do processador do que da placa de vídeo. O upgrade que sugeri solucionaria esse problema. Seria possível fazer um upgrade melhor pegando um Ryzen 5 3600, mas aí você torraria toda a grana que tem e outras coisas importantes ficariam negligenciadas. Vou esperar o parecer do @NIGHT FALLsobre sua fonte, porque não conheço esse modelo e se não prestar você vai ter que investir em uma nova.

Vou dar uma olhada então, e no caso do processador AMD Ryzen 5 3600, essa placa-mãe é o suficiente certo? (está por 1.369 na terabyte esse processador e a placa-mãe por 479), no caso, não tem SSD, só um HD de 1 Tera, você acha q compensa por no lugar de uma memoria de 8? Se sim, se tiver algum modelo q seja compatível e tal

Sobre a ventilação, possui a do processador e uma ventoinha na parte frontal da fonte. E a parte boa é não precisar trocar a placa de vídeo e a fonte então, já q são o q mais achei caro.

Como comprei ele pronto e tem anos já, não peguei o lance de tudo o q precisa, então desculpa as inúmeras perguntas...

• Curtir 1
Postado

@shake_me_down Por esse preço fico até tendado a comprar um 3600 também, pois faz tempo que não vejo nessa faixa de preço. Não entendi a questão de SSD/RAM. Está perguntando se tem algum SSD que eu indique? Isso vai depender do quanto quer/pode gastar, se ainda vai caber no seu orçamento. O que eu indico hoje é este: SSD Adata Swordfish, 250GB, M.2 PCIe, Leituras: 1800MB/s e Gravações: 900MB/s - ASWORDFISH-250G-C - R$ 369,90

Esses preços todos, da MB, CPU e SSD são promocionais e recomendo que feche a compra rápido. Lembre que tem a MB B550M DS3H que permite OC se achá-la a bons preços. Alternativamente a B450M DS3H também permite OC e custa perto do que a A520M DS3H custa. 

Vou recomendar que troque de gabinete assim que puder se ele tem instalação de fonte em cima. Hoje você compra gabinete de qualidade à partir de 200 reais, com instalação de fonte em baixo, painel frontal telado (mesh) e painel lateral de vidro. Infelizmente os mais baratos parecem não ter filtragem no painel frontal, mas isso se resolve depois se seu orçamento estiver apertado. O ideal é ter pelo menos duas ventoinhas de 120 mm de qualidade, uma no painel frontal admitindo frio ar e outra no traseiro dispensando ar quente.

Os seus componentes antigos podem ser vendidos para ajudar nesse upgrade ou posteriormente para fazer um upgrade de gabinete. Quando for adquirir um avise e te ajudo a escolher.

Marcas de ventoinhas que indico: Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe.

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, shake_me_down disse:

Sobre a ventilação, possui a do processador e uma ventoinha na parte frontal da fonte. E a parte boa é não precisar trocar a placa de vídeo e a fonte então, já q são o q mais achei caro.

Como comprei ele pronto e tem anos já, não peguei o lance de tudo o q precisa, então desculpa as inúmeras perguntas...

@shake_me_down

Apenas um adendo importante.
Não são apenas a fonte, processador e placa de vídeo que aquecem, todos os demais componentes também.
O fato da fonte ficar na parte superior do gabinete é um agravante. Primeiro porque a fan da fonte foi feita pra refrigerar a fonte, não o gabinete, segundo pois estando na parte superior ela coleta todo o ar quente que está no gabinete fazendo que ela mesmo aqueça ainda mais diminuindo drasticamente a eficiência da mesma, isso leva a degradação dos componentes, redução da vida útil além de um maior gasto de energia.
Tenha em mente que o que faz a troca de calor dos componentes é justamente o ar, logo se seu gabinete for fechado e não tiver ar entrando, basicamente você não tem troca de calor, isso compromete o funcionamento, a vida útil e até mesmo o desempenho de todo o setup. Um bom sistema de refrigeração é indispensável pra quem quer um com bom desempenho.

Tem gabinetes muito bons custando na casa dos 200 reais. 

https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-aigo-drakflash-leo-preto-lateral-vidro

Se em todo caso não for possível a troca do gabinete, recomendo que faça a aquisição de ao menos 1 fan de 120mm e adapte em seu gabinete, seja no painel frontal ou lateral para que possa cuidar da injeção de ar frio.

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods cometi um equivoco, ele tem as ventoinhas embaixo mesmo (junto da fonte), e sobre o processador, achei aceitável o preço também, está parecido com os i5 de ultimas gerações.

Na placa-mãe, a A520M DS3H tá em torno de R$479 e a B450M DS3H R$630 e uma que fica meio caro é a B550M DS3H que ta em torno de R$940. A configuração ficaria provavelmente A520M DS3H, AMD Ryzen 5 3600, GTX 1050ti, fonte de 500w, HD de 1tb. Acho q da pra brincar um pouco kkkk, o SSD é mais se seria útil, ou ele atualmente não é necessário para esse computador?

PS: Está com promoção na Terabyte, então acredito q isso seja o fator do preço estar assim. Os valores mais altos são porque normalmente não tem lá.

@NIGHT FALL então, eu errei ali, perdão, o gabinete é parecido com esse mesmo até dei uma limpada hj quando fui ver que fonte era), inclusive esse PC foi comprado na Pichau quando tinha essas configurações.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, shake_me_down disse:

Acho q da pra brincar um pouco kkkk, o SSD é mais se seria útil, ou ele atualmente não é necessário para esse computador?

SSD não aumenta seu desempenho, mas reduz o tempo de carregamento do sistema e de programas absurdamente. O Windows carrega normalmente em 1 a 2 minutos (a menos que tenha acabado de instalar). Com o SSD esse tempo cai para 10 a 15 segundos. Programas abrem instantâneamente, jogos carregam rápido. 

Ainda sim, o desempenho de tudo isso após carregado é o mesmo do HD. Não há ganho real em desempenho, então fica a seu critério se vale a pena ou não. Eu pessoalmente deixo meu PC em Stand by a maior parte do tempo e com isso o ligamento é instantâneo de qualquer maneira. O consumo do standby é baixo, menor que o de uma lâmpada, então não ligo muito para a conta de luz.

5 minutos atrás, shake_me_down disse:

PS: Está com promoção na Terabyte, então acredito q isso seja o fator do preço estar assim. Os valores mais altos são porque normalmente não tem lá.

Vou salientar: se for comprar, compre tudo rápido. Amanhã te garanto que muito disso que discutirmos aqui hoje já não estará em estoque ou já estará com outros preços.

• Curtir 3
Postado

@WOZ Dods Vou comprar esses então, muito obrigado a você e o @NIGHT FALL

Última dúvida só, https://www.terabyteshop.com.br/busca?str=A520M+DS3H muda alguma coisa essas duas placas? tem o mesmo nome mas com um AC a mais, ai não sei se muda a compatibilidade com o processador e tal (nesse caso tenho preferência pela mais barata uhahuaha).

O processador https://www.terabyteshop.com.br/produto/11313/processador-amd-ryzen-5-3600-36ghz-42ghz-turbo-6-core-12-thread-cooler-wraith-stealth-am4 é esse também, q no caso adicionei já. 

Desculpa de novo pelas varias perguntas, sou bem leigo nessa questão de hardware.

• Curtir 2
Postado

@shake_me_down A que tem AC no nome acrescenta WIFI integrado. Meio ***** já que por esse preço você compra uma placa wireless bem superior à integrada, com melhor performance, e ainda sobra metade do valor se bobear. Fora que para jogos é melhor cabo.

Ixi, sabia que o Ryzen 5 3600 em promoção ia acabar rápido, mas dessa vez acabou em tempo recorde... Por esse preço de 1529 ainda vale a pena, pelo menos.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods realmente, o tempo de eu fazer uma comida aqui foi o tempo de acabar auhauhhua mas peguei por 1550 ainda, junto da placa-mãe. Agora é só aguardar mesmo, ai vejo se formato pra instalar os dois ou se mando em algum lugar kkkk

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@shake_me_down Você vai ter que formatar ao trocar a placa-mãe, isso é invariável. Leia o tópico que deixarei abaixo para aprender uns truques de como deixar seu PC redondinho deopis da instalação do sistema. Sobre a placa-mãe, lembre-se de seguir o tópico para a instalação correta dos drivers.

• Amei 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@WOZ DodsOpa, olá de novo!

Chegou meu processador AMD Ryzen 3600+placa-mãe, ai me deparei com o lance do gabinete que você comentou ali em cima. Em uma pesquisa achei o meu que é esse aqui: C3TECH Gamer Preto, MT-G600BK (https://www.youtube.com/watch?v=jVqEHeaknXY) ele é o suficiente? Irei comprar +1 ventoinha provavelmente, pois só há a do cooler e +1. Ainda não terminei de montar tudo.

• Curtir 1
Postado

@shake_me_down Apesar de eu ter certa aversão à marca C3tech, que fabrica muitos produtos de má qualidade e os vende pelo preço dos de boa qualidade no mercado brasileiro, devo confessar que o gabinete é bem promissor. Tem frente em mesh, filtragem, instalação de ventoinhas em boas posições e quantidades. O problema dele é apenas que vem com apenas uma ventoinha e essa vem instalada no lugar mais errado possível. Você acrescentou alguma depois que comprou?

Postado

@WOZ Dods vou acrescentar +3, duas em cima e uma atrás (q vi que é o correto aparentemente ou uma em cima e uma atrás), sobre aquela que ja vem no gabinete, eu reposicionei ela 1 pouco mais pra cima (real, agr q me dei conta que não tem muito sentido ela onde estava, porque no máximo refrigera o HD)

• Curtir 1
Postado

@shake_me_down Na verdade a posição ideal para a ventoinha frontal (se só tiver uma) é o mais embaixo possível, pois lembre-se: ar frio é pesado, ar quente é leve. Enfim, 4 ventoinhas são ideal hoje, duas de intake no painel frontal (nas posições mais baixas possível) e duas de exaustão, uma no painel traseiro e outra no superior bem atrás. Com isso você mantém o fluxo de ar mais saudável possível. Veja as imagens abaixo para entender melhor.

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!