Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente, comprei um SSD SATA  e instalei ele no meu computador normalmente, porém, quando eu vou realizar a clonagem do meu HD antigo para  o SSD aparece a mensagem que o disco é incompatível por causa dos setores. Fui verificar o setor do HD e é 512 e o do meu SSD é 4k, tem como realizar a clonagem mesmo assim? 

Logo após isso eu tinha decidido instalar o windows 10 no meu ssd mesmo, porém ele nao aparece para selecionar durante a instalação do windows , abri o cmd e dei um list disk e ele nao apareceu, porém na bios ele é reconhecido normalmente.

Postado

@Breno Martins R Utilize o macrium reflect. Baixe, instale e rode. Vá em ferramentas, crie um disco inicializável de recuperação e inicie o PC por ele. Selecione a opção de fazer backup de discos e partições, selecione apenas as partições do windows e faça o backup para uma partição do mesmo HD que não estará no backup ou uma partição de outro disco ou pendrive (não do SSD). Após concluída a operação, restaure o backup para o SSD redimensionando a partição onde o windows está instalado para que caiba no SSD.

Poderia usar também o acronis true image, mas não sei se a versão trial dele permite a criação de disco. Para fazer ghost, você não pode estar no sistema, então uma outra opção seria usar o Hiren's BCD para iniciar um windows portátil.

Para quem não está acostumado a fazer uso de programas do tipo, geralmente dá mais trabalho que reinstalar o windows. Se optar por instalar o windows novinho no SSD, lembre-se de que o HD tem que estar desconectado da máquina para fazer a instalação (caso contrário o windows vai reaproveitar a partição de boot do HD e isso vai te dar dores de cabeça depois). Para configurar seu sistema recém instalado de maneira que facilite manutenção posterior, leia as dicas do tópico abaixo.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1528995-como-preparar-seu-pc-após-a-montagem-instalação-do-sistema-configurações-etc/

Postado

@WOZ Dods Boa tarde!  Então,  primeiro tentei fazer a alternativa de instalar o windows no ssd com o hd desconectado da maquina,  porém não tive êxito,  devido ao mesmo problema que estava antes,  do sdd não aparecer la lista de partições. Sendo assim,  eu criei um disco inicializavel de recuperação e iniciei o computador por ele, coloquei para fazer o backup da partição onde está localizada o windows para um pendrive,  porém está avisando que o tempo estimado para esse processo é de aproximadamente 9 hrs,  isso é normal ou eu devo ter errado em algum procedimento na parte de selecionar a partição para o backup? Obrigado desde já pela disponibilidade. 

• Curtir 1
Postado

Aí já esta executando o macrium pelo disco inicializavel de recuperação que eu criei,  nessa etapa etapa eu devo selecionar para realizar o backup do HD ? Se for,  o destino desse backup não daria pra ser outra partição do hd porque ele está uns 80% ocupado,  então uma nova partição desse hd não teria espaço para realizar o backup,  eu posso estar errado também pois não tenho um conhecimento muito aprofundado sobre isso,  agradeço a ajuda! 

16173873564851666886575253267464.jpg

Postado
1 hora atrás, Breno Martins R disse:

@WOZ Dods Boa tarde!  Então,  primeiro tentei fazer a alternativa de instalar o windows no ssd com o hd desconectado da maquina,  porém não tive êxito,  devido ao mesmo problema que estava antes,  do sdd não aparecer la lista de partições. Sendo assim,  eu criei um disco inicializavel de recuperação e iniciei o computador por ele, coloquei para fazer o backup da partição onde está localizada o windows para um pendrive,  porém está avisando que o tempo estimado para esse processo é de aproximadamente 9 hrs,  isso é normal ou eu devo ter errado em algum procedimento na parte de selecionar a partição para o backup? Obrigado desde já pela disponibilidade. 

Se há conteúdo no seu HD na partição do windows, ele deveria ser removido antes de fazer esse backup. Bem da verdade o ideal é que tenha apenas o windows lá.

Sobre a formatação, era para aparecer o SSD sem partição e você poderia criar a partir da tela de instalação avançada do sistema. Se não está aparecendo eu imagino duas situações: o SSD não está instalado/funcionando corretamente ou não foi inicializado. Para inicializar o SSD você deve ir no gerenciador de discos do windows e lá clicar com o botão direito sobre o SSD e selecionar a opção de inicializar. Feito isso você terá acesso a ele pela instalação do windows.

Outra coisa importante: se estiver tudo certo e você estiver usando um pendrive de instalação do windows que tenha sido criado da maneira correta (tem que usar a ferramenta DESSE LINK), então é importante ativar o AHCI e o UEFI na BIOS.

16 minutos atrás, Breno Martins R disse:

Aí já esta executando o macrium pelo disco inicializavel de recuperação que eu criei,  nessa etapa etapa eu devo selecionar para realizar o backup do 😄 ? Se for,  o destino desse backup não daria pra ser outra partição do hd porque ele está uns 80% ocupado,  então uma nova partição desse hd não teria espaço para realizar o backup,  eu posso estar errado também pois não tenho um conhecimento muito aprofundado sobre isso,  agradeço a ajuda! 

Seu HD está lotado. Não vai dar para fazer esse processo pelo macrium. O backup teria que ser dessas três partições que você está vendo, sendo que uma delas tem mais de 300 GBs ocupados. O certo seria só ter o windows nela, aí teria uns 20 a 40 GBs ocupados no máximo. Isso no macrium equivale a 10 minutos de trabalho. Esse tempo que você está vendo aí não é real, pois não existe outra unidade no sistema com capacidade para receber esse backup, e ele não pode ser feito na mesma partição do sistema que está sendo copiada.

Verifique a inicialização do SSD, crie o pendrive do windows com a ferramenta correta (não precisa baixar a ISO, ele baixa automático na hora de criar o pendrive) e tente instalar novamente.

Postado

@WOZ Dods Entendi a parte da remoção dos arquivos na partição do windows. Agora sobre  a formatação, o ssd foi iniciado no gerenciamento de disco, tirei print e irie anexar a imagem aqui. Eu estou usando um pendrive de instalação do windows que criei pelo rufus, será que isso influencia em algo ? Vou baixar essa ferramenta que voce indicou para criar um novo pendrive de instalação. Na BIOS o ahci está ativado. Grato desde já .

imagem_2021-04-02_155233.png

Postado
1 minuto atrás, Breno Martins R disse:

Eu estou usando um pendrive de instalação do windows que criei pelo rufus, será que isso influencia em algo ?

Pode ser o caso.

4 minutos atrás, Breno Martins R disse:

Agora sobre  a formatação, o ssd foi iniciado no gerenciamento de disco, tirei print e irie anexar a imagem aqui.

O instalador do windows tinha que enxergar esse SSD normalmente. Inclusive você não deveria ter particionado ele, o windows tem que particionar automaticamente para criar a organização de partições que precisa para funcionar corretamente.

Exclua a partição antes de instalar o sistema e lembre-se de particionar como recomendei no outro tópico.

Postado

@WOZ Dods Fiz o procedimento do pendrive com o windows e na hora da formatação apareceu as partições,  eu particionei conforme o tópico que você me sugeriu e quando o pc vai reiniciar após a formatação aparece a seguinte mensagem que está na imagem,  na bios o meu ssd esta em 1° e só tem ele conectado, pois desconectei meu hd para a formatação. 

16173943429831383356928736546469.jpg

16173944580315853349912615384935.jpg

Postado

@Ricardov Consigo sim, conectei novamente meu hd para logar no windows antigo, nele o ssd é reconhecido, tem até as pastas do windows nele por causa da instalção que eu fiz. A ISO foi baixado diretamente do site da microsoft e usei o programa sugerido por eles.

Postado

@Breno Martins R Nada disso que foi dito nos últimos posts tem muito a ver com seu problema. Você tem que ir no boot devices (ou algo do tipo) e selecionar o SSD ou a partição de boot dele. Seu problema é que esse dispotivo não está selecionado como boot primário e, consequentemente, a BIOS não está enxergando ele. Como disse previamente, é ideal que esteja selecionada a opção de boot via UEFI e, à partir disso, a partição de "windows boot manager" seja a opção primária de boot. Um jeito fácil de configurar tudo corretamente e restaurar os padrões de fábrica, configurar o AHCI e UEFI como ativos (secure boot desativado SEMPRE), salvar e reiniciar, então entrando com a opção de inicar pela partição de boot do windows.

@Ricardov Dicas válidas na intenção de ajudar, mas que desconsideram a situação do colega. Tem muito conteúdo sobre o assunto na net, bom pesquisar antes de oferecer ajuda.

@Breno Martins R GPT é irrelevante nesse sentido. Poderia estar em qualquer formato, mas o problema é sua BIOS enxergar a partição de boot do windows e reconhecer que ela é primária, tudo isso configurável na própria BIOS. Depois que o windows passa da primeira etapa de instalação o resto segue macio se tudo estiver configurado corretamente, não tem segredo além de configurar o básico.

Lembre-se de que nas opções de boot você tem que definir qual dispositivo tem prioridade, mesmo quando só tem um pendrive e um HD conectados (dependendo da versão de BIOS), pois muitas vezes o sistema pode presumir (por causa das configurações) que um dispositivo tem prioridade sobre o outro ou que sequer existe nas opções de boot. Tem que revisar tudo nessa sessão e encontrar as opções corretas de acordo com sua BIOS, sendo que cada BIOS é de um jeito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!