Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá

Trabalho em casa (eu e mais uma pessoa) e preciso montar uma pequena rede.

Seriam dois computadores (windows 10 licenciados) acessando as mesmas pastas de arquivos. E preciso fazer backup.

Tenho um roteador comum Huawei com wifi fornecido pela Claro/NET. (e possibilidade de cabo)

Trabalhamos com arquivos de Photoshop grandes. Em média de 500mb a 1gb cada arquivo.

Qual seria a melhor opção?

1. Deixar os arquivos no meu PC (windows 10) e compartilhar a pasta de clientes na rede?

* tentei isso mas por enquanto não conseguimos utilizar. travou tudo.

2. Tenho um pc dell mais antiguinho com windows instalado e usá-lo como servidor para compartilhar as pastas dos clientes?

3. Utilizar esse pc antigo, mas com Linux para compartilhar as pastas?

Agradeço a ajuda.

Postado

@excello Bom, pelo tamanho dos arquivos eu já lhe adianto: faça uma rede gigabit. Compre um roteador com portas Gigabit com cabos compatíveis com Gigabit (CAT 5a ou 6). De preferência CAT 6. Recomendo roteadores TP-Link como este: Roteador TP-Link Archer C6 AC1200, 10/100/1000Mbps, 4 Antenas

Sobre sua pergunta, tudo vai depender dos equipamentos que tem, do tipo de uso e da frequência de uso. Se um dos computadores tiver armazenamento maior que o Dell e ele não tiver rede gigabit, melhor nem mexer com ele. Pode ser uma opção boa se ele tiver boa capacidade de armazenamento e rede gigabit, mas isso vai adicionar consumo na sua casa e isso também deve ser levado em consideração. Se são apenas dois PCs e um deles fica ligado a maior parte do tempo e os arquivos tem que passar por ele primeiro de qualquer maneira, melhor trabalhar apenas com o compartilhamento de pastas. Faça questão de conectar os dois à rede por cabo como descrevi acima. Se sua demanda for muito grande e puder fazer um investimento maior, aí existem os NAS (network-attached storage). O investimento é mais alto, mas é mais seguro, tem consumo menor e geralmente negocia a transferência de arquivos mais rápido, sem perder desempenho em uma máquina enquanto seu armazenamento está sendo acessado. Alguns tem a vantagem de Hot Swap, que permite a troca de discos rígidos sem ter que desligar o aparelho, o que pode ser bem vindo dependendo do volume de armazenamento, mas não creio ser o caso com apenas dois PCs.

Postado

@WOZ Dods Obrigado pela sugestão!

Sobre a rede gigabit sim, farei dessa maneira.

- Eu já havia tentado fazer o compartilhamento de pasta ( da maneira mais simples pelo windows 10) neste computador que eu uso. E dei acesso pra pessoa que trabalha ao meu lado. POrém ficou tudo lento travou a transferencia.... (mas nessa tentativa estavamos usando rede wireless).

A NAS é uma opção a se pensar. Vi alguns com preço atraente.

Mas eu tenho esse Dell que está parado aqui. Acha que não daria conta? OS arquivos sao esses de photoshop realmente de 500gb em media. E o total de arquivos fica na faixa 1tb...

Como trabalhamos em duas pessoas, vamos pegar um arquivo la, outra hora outro, nao varios ao mesmo tempo.

MInha duvida é se deixo o windows 10 nele, ou parto pro linux....

Mas verei a opção de NAS em breve.

• Curtir 1
Postado

@excello O windows 10 requer que você faça as configurações de uma forma específica, então tem que procurar tutorial de compartilhamento próprio para windows 10 como estes: 

https://pureinfotech.com/setup-network-file-sharing-windows-10/

https://www.tenforums.com/tutorials/111783-share-files-folders-over-network-windows-10-a.html

Tente o primeiro antes para ver se já resolve.

O problema do Dell é que você vai ter que comprar armazenamento para ele e talvez uma placa de rede também. Linux deixará ele mais leve, certamente, mas o compartilhamento entre linux e windows tem seus melindres e não entendo nada do assunto. Eu mesmo instalaria um HD de 3 ou 4 TB no desktop com melhor processador e veria se fica funcional. Só partiria para outra alternativa se não ficasse bom. Lembrando que se tiver um SSD tipo NVMe no desktop, seu problema de lentidão do sistema durante a transferência seria reduzido drasticamente.

1 hora atrás, excello disse:

Mas verei a opção de NAS em breve.

Tem que pesquisar marcas boas, pois comprar um NAS da Positivo e marcas similares é promessa de dor de cabeça. E se comprar mesmo use um bom filtro de linha nele, um clamper mais precisamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...