Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Orçamento, bem até 900 reais. Pode extrapolar se valer a pena o custo/benefício

Especificar melhor, ele não é pra mim é para um amigo ele pediu algumas recomendações o processador é um 9900k

• Solução
Postado

@Normal user O melhor Water Cooler é nenhum. WCs tem baixo desempenho para o quanto custam e geralmente um air cooler de mesmo preço terá desempenho maior e menor ruído. Mais importante, WCs não tem redundância, então se falhar a bomba ou o líquido coagular você sempre experimentará uma falha catastrófica, pois não tem um bloco de metal para dissipar passivamente como em air coolers. Veja o vídeo abaixo para entender melhor:

Spoiler

Os Air Coolers que indico são esses abaixo, lembrando que você tem que observar se um modelo cabe no seu gabinete antes de comprar (no site do fabricante do gabinete tem a altura máxima de cooler de CPU que ele suporta).

• CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool Gammaxx 400 V2 - 155mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
Postado

@Normal user Se WC tipo AIO falha, você joga ele inteiro fora e compra outro. Isso pode acontecer até mesmo antes de 3 anos de uso, mas a média de durabilidade é mais ou menos essa. Já air cooler você reaproveita no próximo PC e talvez até no outro. Se a ventoinha falhar depois de uns 10 anos, você compra outra de 30 a 50 reais e funcionará mais 10 anos tranquilamente.

@Normal user Bastante pesado. Você pretende fazer OC?

https://www.tomshardware.com/reviews/corsair-a500

• Curtir 1
Postado

@Normal user Cara, se for fazer OC o WC pode ser interessante, mas o ganho pelo custo de manutenção geralmente não compensa (como disse tem que trocar regularmente). Pense comigo, para um OC ser funcional (e não matar seus componentes) você tem que investir mais em MB, cooler e fonte. Se vai investir tanto é MUITO mais barato comprar uma CPU melhor logo de uma vez. OC pequeno só para ganhar mais uns FPS (dependendo da GPU e resolução, claro), aí qualquer air cooler de duas ventoinhas e 4+ heatpipes dá conta. Pesquise reviews dos modelos que te interessarem. Se baseie em reviews para escolher, e veja o vídeo que enviei também que é muito importante. Nele o Linus compara coolers da Noctua com WCs da Corsair, basicamente ambos são top de mercado, e os corsair perdem feio. Em OC eles ganhariam, pois aí a coisa muda bastante de figura e a utilidade de WCs se torna mais evidente. 

@Normal user Tem outros da Scythe e tem os Noctua que são campeões também. Inclusive os Noctua são os mais silenciosos do mercado.

2 minutos atrás, Normal user disse:

Ele tem bem mais núcleos que o 9900k e o clock a 4.5GHz, ou seja, seguraria mas quantos graus você acha?

Não faço a mínima. Veja nos reviews e terá ideia, especialmente nos reviews da própria CPU. 

Esse PC é para games?

• Curtir 1
Postado

Vou ler

Ele é 0,5mm mais alto do que o gabinete suporta

Se retirar a parte rosada de cima dele acha que entra? 

imagem_2021-04-09_170847.png

Eu acho que não...

Fiz as medidas e na verdade vai caber sim. 

Postado

@Normal user Acredito que teria que tirar toda a carenagem visível nessa foto para caber. Isso se for possível tirar. Vale a pena ler o review por que geralmente eles elucidam quais são as partes removíveis e quais não são. Sinceramente? Se não OC não for prioridade tem vários modelos de alta qualidade e desempenho que cabem em qualquer gabinete. Vale a pena pesquisar.

Postado

Air cooler é coisa de 2002.

E essa de que air cooler é mais silencioso do que um watercooler... Jesus, parece que o lance aqui é todo invertido! Só não sei se é falta de conhecimento ou se fazem de sacanagem mesmo.

Tá lotado de watercooler bom de 240mm até R$900. E são quase todos têm desempenho semelhante entre si. Os watercoolers que começam a apresentar um desempenho superior são os da Corsair e NZXT, mas é pouca coisa a mais por um preço que aumenta a galope. Obviamente eles possuem alguns mimos a mais como revestimento trançado nas mangueiras, construção diferenciada, etc, mas é algo meio que pra entusiasta e para quem tem sobrando para gastar.

• Curtir 1
Postado

@Lilisandro Assista o vídeo. Pessoalmente eu já sabia do que ele demonstra há muito tempo, até por que existe uma infinidade de matérias na internet, de revistas sérias (desde que os WCs tipo AIO foram inventados por sinal), que atestam o mesmo. Entendo que goste de WC, mas não justifica dizer que as informações atestadas por testes sérios são inválidas. WC tem apelo estético, mas pouco mais que isso. Se tiver o cash para fazer um open loop, aí sim eu vou compreender o benefício real, mas mesmo assim se não for fazer OC (que só é justificado como hobby) não justifica o investimento. Isso tudo fora o fato de que aqui no Brasil pagamos muito mais por esses produtos, aumentando ainda mais o custo/benefício de air coolers. 

Enfim, assista o vídeo e procure matérias sobre o assunto. Não estou reinventando a roda, só apontando um fato tão velho quanto "2002" e que é comumente ignorado por quem não entende qual é o propósito de uma tecnologia como essa.

• Curtir 1
Postado

@Normal user Prefiro, pessoalmente, me ater a marcas consagradas. Se encontrar um review ou teste desse modelo que justifique a opção, vai fundo, mas sem testes prefiro não opinar. A questão toda é essa, todo fabricante promete muito, mas o quanto cumpre? Resta saber através de testes rigorosos e sérios.

@Lilisandro Nunca tinha visto sua config. Claramente você não tem o problema que a maior parte dos usuários tem, que é priorizar o custo/benefício. Se seu ponto básico de comparação não bate com o de outra pessoa, acho improvável que tenham a mesma perspectiva. Sério, você está em outro patamar da perspectiva de consumo, não dá para comparar o que você crê com o que a maioria de nós precisa.

• Curtir 1
Postado

@Lilisandro Relendo o que escrevi peço desculpas. Descreditar o que uma pessoa diz é de extremo mal gosto. O que você diz é válido dentro de uma perspectiva e isso tem que ser levado em consideração também. Cabe apenas ao OP observar se é válido para si.

Postado

@Normal user Nessa faixa de custo temos boas opções da CM e outras marcas. Se a perspectiva original era o cooler da Corsair e você achou os testes dele positivos, recomendo que se atenha a essa opção. Até por que o preço está bom para o que ele oferece hoje. As opções são muitas, mas devo sempre salientar que se o objetivo não for OC, é MUITO melhor investir na qualidade de arrefecimento do gabinete e, posteriormente, da CPU, do que concentrar só na CPU e achar que isso fará diferença.

Postado
4 minutos atrás, Normal user disse:

Vou dar uma olhada nuns testes fazer umas comparações e já volto, quanto ao MA410P ele seria melhor?

Os testes dele que li foram muito positivos levando em consideração o preço praticado aqui no Brasil. Pessoalmente eu colocaria mais uma ventoinha nele (ou em qualquer outro que só tenha uma pré-instalada) para extrair o melhor desempenho possível. O problema é que aí caímos no território (de preço) do Hyper 212 Turbo, bem como de outros modelos que já vem com duas ventoinhas pré-instaladas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...