Ir ao conteúdo

Placa-mãe com conector 12 pinos pra CPU. O que fazer?

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal,

Estou comprando uma placa-mãe Gigabyte Z390 M Gaming e um i7 9700 pra melhorar meu PC de trabalho, e já possuo uma fonte Corsair CX500. Mas eu vi que a placa-mãe tem 12 pinos de alimentação do CPU e não 8, como na placa atual. O que devo fazer? Comprar nova fonte? Deixar ligado só com 8?

Comprar fontes muito caras tá difícil pra mim visto que já estou gastando com esse processador e placa-mãe, então queria uma opinião de vocês... O que acham?

Postado

@RS Faria@Phynsx queria pedir ajuda de vocês mais uma vez. As negociações da nona geração não deram certo e tive que cancelar a compra, então parti para a compra da décima mesmo gastando um pouco mais. Dessa vez comprei, e até chega amanhã a placa-mãe MSI Z490-A PRO e a mesma tem também um conector de 8 pinos e um de 4 pinos para o CPU, e minha fonte continua sendo a CX500 que ainda não pude trocar. Vocês sabem se também posso deixar sem conectar algum local dessas conexões já que minha fonte só tem 8 pinos?

Eu falei com o suporte da MSI Global e quem falou comigo me informou que eu poderia deixar desconectado qualquer um doa dois sem problemas, mas fiquei desconfiado dessa resposta. O manual dessa placa não diz nada sobre isso. O que acham? 

Postado
  Em 22/04/2021 às 00:22, raulgrangeiro disse:

queria pedir ajuda de vocês mais uma vez. As negociações da nona geração não deram certo e tive que cancelar a compra, então parti para a compra da décima mesmo gastando um pouco mais.

Expandir  

Que sorte tu deu. :lol:

De resto, mesma coisa.. Só o cabo de 8 pinos, dá conta.. Eu, honestamente, nunca deixaria só um cabo de 4 pinos, pra alimentar a CPU, como informaram pra você ("me informou que eu poderia deixar desconectado qualquer um doa dois sem problemas").. Ainda mais que, 10ª Geração tem algumas CPUs que puxam um bocado..

• Curtir 1
Postado

Sim, segue-se a mesma ideia, o conector adicional é apenas um fornecimento extra de energia (além de contribuir para a estabilização da tensão de alimentação). O sistema continuará operando normalmente, mesmo que você não conecte o outro conector auxiliar.

Postado
  Em 22/04/2021 às 01:28, RS Faria disse:

Que sorte tu deu. :lol:

De resto, mesma coisa.. Só o cabo de 8 pinos, dá conta.. Eu, honestamente, nunca deixaria só um cabo de 4 pinos, pra alimentar a CPU, como informaram pra você ("me informou que eu poderia deixar desconectado qualquer um doa dois sem problemas").. Ainda mais que, 10ª Geração tem algumas CPUs que puxam um bocado..

Expandir  

Então diferente da placa da Gigabyte de nona que citei anteriormente em que deixaria metade do conector de 8 pinos sem conexão eu devo somente conectar o conector de 8 pinos completo e deixar o de 4 sem conexão?

Em 22/04/2021 às 01:37, Phynsx disse:

Sim, segue-se a mesma ideia, o conector adicional é apenas um fornecimento extra de energia (além de contribuir para a estabilização da tensão de alimentação). O sistema continuará operando normalmente, mesmo que você não conecte o outro conector auxiliar.

Expandir  

Interessante saber isso. Eu vou conseguir overclocar o 10700k somente com 8 pinos?

Postado
  Em 22/04/2021 às 01:58, raulgrangeiro disse:

Então diferente da placa da Gigabyte de nona que citei anteriormente em que deixaria metade do conector de 8 pinos sem conexão eu devo somente conectar o conector de 8 pinos completo e deixar o de 4 sem conexão?

Expandir  

Era pra usar só o conector de 8 pinos, independente da placa.. Foi isso que falamos lá em cima.. Acho que o destino te salvou..

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!