Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(Upgrade processador) esse upgrade faz sentido?


Posts recomendados

Bom dia!
Meus caros amigos venho aqui encarecidamente perguntar a vocês se a troca de um i5 3570 por um xeon E3 1230 v2 fara uma boa diferença no meu setup pois de acordo com varios testes que eu achei na internet o xeon  E3 1230v2 e um processador que dizem  se comparar  diretamente ao i7 3770.

Atualmente meu setup e o seguinte:

CPU: Intel(R) Core(TM) i5-3570 CPU @3.40GHz

Memória: 8 GB RAM 1600 MHz HyperX

placa-mãe: AZUS H61MA-BR

VGA: GTX 960 4GB Galaxy EXOC Edition Overclock TECLAB BRASIL

cooler: Corsair Seidon 120V

PSU: CX 600 Corsair

 

Venho reparando que em diversos cenários o i5 que vem ficando em 100% de uso ao invés da minha gtx 960 logo isso creio que é carecterizado como gargalo.
esse i5 3570 ele possui 4 núcleos e 4 threads, apesar do i7 e o xeon também ter 4 núcleos eles possuem 8 theads creio eu que isso me daria ganho de FPS em alguns jogos.

e acabaria com gargalo em outros. 

então a duvida é essa galera.
Vale a pena ou não fazer essa troca já que vou gastar bem pouco o ganho de desempenho sera significativo ou não vai mudar nada vai continuar dando drop no que dava e gargalando? 

pretendo também coloca mais 1 pente de memoria de 8 GB para ficar com 2x 8 1600 totalizando 16gb infelizmente eo que posso fazer no momento está tudo muito caro e não tem como investir em nada novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabriel santiago Vale sim a pena mano!, só tem que ver em questões de compatibilidade e tudo mais. Mais será um baita Upgrade para você retirar esse gargalo existente no teu PC por parte de CPU!. Será mais viável ainda que faça um Overclock nele para que ele possa fornecer mais desempenho, já que o TDP dele é baixo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PauloHSPadre você ja teve os 2 quais e o que não achou diferente?
ja teve o xeon e3 1230 e o i7 3770?
 

@Gustolinha você sabe me dizer se o ganho e bem perceptivel eu vi ums testes e vi que no BF4 jogo que amo e jogo ate hoje o i5 3570 toma uma surra para o i7 3770 mas não vi para o xeon e eu estava pensando ir de xeon por estar na faixa de 300 reais e como eu falei a cima o pessoal insistir que o desempenho dele e basicamente o mesmo de um i7 3770

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx geralmente jogo games competitivos como, BF4, BF5, COD , CSGO, SFV5, MK X

MK11, gosto de alguns campanha também mas o meu foco e conseguir jogar isso ai o melhor que der dentro desse setup que tenho e reparei que alguns dos problemas que tenho nesses jogos é o meu i5 3570 dando 100% de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

i5 3570 por um xeon E3 1230 v2

 

Com o 1230v2 na melhor das hipóteses estaria trocando "6 por meia dúzia" para jogos. Haveria algum ganho em multitasking devido aos threads extras.

 

Se ao invés do 1230v2 pudesse usar o 1270v2 ou 1280v2 - o que a ASUS H61M/A-BR  não suporta ganharia uns 10% de performance (em jogos).

 

Cheguei a esta conclusão depois de pesquisar a respeito pois andei pensando em trocar um um i5-3570K (@3400) por um E3-1270v2  mas os quase R$ 500,00 que podem no E3-1270v2 não valeria a pena, sendo melhor opção vender o kit i5-3570 e comprar nem que seja um kit i3-10100F.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabriel santiago Não é por aí mano, o Xeon precisará de um OC bruto para se tornar viável, coisa que na minha opinião seria melhor espera para comprar o I7 e mais 8gb de memoria ram!

 

@gabriel santiago Quase isso, mais a grande diferença pega no Clock do processador, tente ativar a opção de Turbo Boost do seu processador ,por enquanto será melhor!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabriel santiago

 

Eu fiz essa troca recentemente.. De um i5 4570 pra um 1230 V3.. Pelo menos pra mim, foi bem notável a diminuição de stuttering que eu tinha, comparado ao Core i5.. 

 

Só que tem uma contrapartida: eles puxam mais energia e esquentam BEM mais que um Core i5..

 

 

14 minutos atrás, Gustolinha disse:

Mano sobre o ganho ele reduz o gargalo existente, mais em ganho de FPS é insignificante EX:

 

 

O Xeon 1220 é Quad Core puro.. Do Xeon 1230 pra cima, são 4 núcleos / 8 threads.. Esse vídeo comparou dois CPUs iguais..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gustolinha disse:

Cpu errado* falha minha link certo:

 

 

Mais ou menos, o que falei antes.. No geral, a experiência com o Xeon será melhor, pelos threads a mais, mas aí ele tá BEM limitado pela placa de vídeo..

 

 

@gabriel santiago

 

O vídeo acima mostra um pouco da diferença entre eles..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria no caso ai e uma GTX 950 a minha e uma GTX 960 de 4GB EXOC que é uma edição que já vem de fabrica estabilizada com OVERCLOCK no caso a minha rende mais que isso ai que ele ta mostrando no vídeo.

fiquei confuso por que o Manin falou que os threds não influenciam e no teste justamente parece que os threds estão dando uma folga para o processador buguei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@gabriel santiago Você viu discrepância no fps? Obviamente que o Xeon terá menor utilização, pois tem threads a mais, você dobra a quantidade de threads e divide a utilização. Mas perceba que hypertreading só faz sentido quando o núcleo em questão não está sobrecarregado, pois ele necessita do mesmo pra injetar informações a serem processadas.

Hypertreading aproveita o ciclo ocioso do CPU emulando um novo núcleo.

 

Pra jogos no geral é irrelevante, mas pode ser relevante para um discord em segundo plano por exemplo, ou outra tarefa que não seja pesada sendo executada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, gabriel santiago disse:

no caso ai e uma GTX 950 a minha e uma GTX 960 de 4GB EXOC que é uma edição que já vem de fabrica estabilizada com OVERCLOCK no caso a minha rende mais que isso ai que ele ta mostrando no vídeo.

fiquei confuso por que o Manin falou que os threds não influenciam e no teste justamente parece que os threds estão dando uma folga para o processador buguei.

No vídeo é uma RX 480, que é BEM melhor que a GTX 960..

 

A diferença maior tá no Forza e no AC Origins, jogos que usam muita da CPU.. O Tomb Raider parece limitado pela placa de vídeo.. De toda forma, os threads a mais dão uma margem melhor pra CPU e, como o cara que fez o vídeo diz (BEM importante parar pra ouvir também), os jogos travam menos com o Xeon.. Na parte do AC Origins é BEM nítido as travadas e as falhas de carregamento de texturas, no sistema com o Core i5.. É mais do que só os números mostram..

 

Eu notei isso, na minha troca.. Muda da água pro vinho?? NÂO.. Melhora bastante, mas não será algo tão bom, quanto as CPUs mais novas e algumas nem tão novas assim.. Mas, pra dar uma sobrevida num PC velho, acho válido, se o preço tiver bom...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!