Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar um LM6181 como buffer junto com um 4093 fica bom?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Bom pessoal, eu estou montando um ''gerador de áudio'', e gostaria que a onda quadrada fosse bem bonita de 1Khz até 20Khz. Montei um oscilador com o 4093, e é possível tirar uma boa onda quadrada dele nessa faixa de frequência, o problema é que o sinal de saída é muito grande para testar amplificadores e tem um offset alto, para resolver eu coloquei um capacitor para bloquear tensão contínua e um potenciômetro para controlar a amplitude, porém ao colocar um resistor de 10k como carga e ir variando o potenciômetro de amplitude a frequência era alterada, diminuía e aumentava  a depender da posição do pot de amplitude.

Eu gostaria de colocar um amp op como buffer, no caso o melhor que encontrei para comprar foi o LM6181, que tem um Slew Rate de 2.000 V / µs e banda de 100 Mhz, e ele é do tipo Current Feedback Amplifier, isso pode interferir em alguma coisa? E a qualidade da onda vcs acham que eu consigo um bom resultado nessa faixa de frequência (1Khz até 20Khz)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

Mas eu quero que a onda continue quadrada, a onda senoidal está sendo feita por um outro tipo de circuito.

A ideia era somente você visualizar as três portas em paralelo trabalhando como amplificador. 

Esquece dos resistores de 1k e capacitores, é pra colocar o potenciômetro de volume no lugar deles. 

Na saída das 3 portas a onda é quadrada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Renato.88 Hoje eu fui testar esse circuito, e ao colocar um pot de 50k, até um 1Khz a onda se mantém bonita independentemente da amplitude, a questão é que ao subir a frequência a onda começa a ficar assim:

Citação

sqr-f3.gif.270ac350374d3fd7f04a8e4191ba643f.gif

 

Porém ao diminuir o valor do potenciômetro de amplitude, para 1k mais especificamente, o ajuste fica bem mais sensível (o que é ruim,mas dá para resolver colocando um pot multivoltas) por outro lado a qualidade da onda ficou ótima, em qualquer amplitude a onda se mantém bem ''quadrada'' sem esse efeito da imagem acima .Eu gostaria de saber como eu posso simular a ''impedância de entrada'' de um amplificador usando resistores para analisar a eficiência do circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, nos diga onde está fazendo a leitura. Se no ponto marcado como OUT é o que se espera pela ação dos resistores e capacitores. Na saída os CMOS se espera resultado melhor que isso. E se deseja a onda quadradinha retire R2, com os capacitores após se torna uma carga para os CMOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!