Ir ao conteúdo

Usar um LM6181 como buffer junto com um 4093 fica bom?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, eu estou montando um ''gerador de áudio'', e gostaria que a onda quadrada fosse bem bonita de 1Khz até 20Khz. Montei um oscilador com o 4093, e é possível tirar uma boa onda quadrada dele nessa faixa de frequência, o problema é que o sinal de saída é muito grande para testar amplificadores e tem um offset alto, para resolver eu coloquei um capacitor para bloquear tensão contínua e um potenciômetro para controlar a amplitude, porém ao colocar um resistor de 10k como carga e ir variando o potenciômetro de amplitude a frequência era alterada, diminuía e aumentava  a depender da posição do pot de amplitude.

Eu gostaria de colocar um amp op como buffer, no caso o melhor que encontrei para comprar foi o LM6181, que tem um Slew Rate de 2.000 V / µs e banda de 100 Mhz, e ele é do tipo Current Feedback Amplifier, isso pode interferir em alguma coisa? E a qualidade da onda vcs acham que eu consigo um bom resultado nessa faixa de frequência (1Khz até 20Khz)?

Postado

Nem precisa de usar um amplificador a parte, dá pra fazer com o 4093 mesmo. 

images?q=tbn:ANd9GcR0VthmicXa1q2Bo_X8GEK

Usando as portas restantes do CI elas servem como buffer. 

Mas pra regular o volume, use um potenciômetro de no mínimo 50K.

Esse de 10k é pouco, os amplificadores tem sempre uma impedância maior. 

• Curtir 2
  • Solução
Postado
4 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

Mas eu quero que a onda continue quadrada, a onda senoidal está sendo feita por um outro tipo de circuito.

A ideia era somente você visualizar as três portas em paralelo trabalhando como amplificador. 

Esquece dos resistores de 1k e capacitores, é pra colocar o potenciômetro de volume no lugar deles. 

Na saída das 3 portas a onda é quadrada. 

• Curtir 1
  • 3 meses depois...
Postado

@Renato.88 Hoje eu fui testar esse circuito, e ao colocar um pot de 50k, até um 1Khz a onda se mantém bonita independentemente da amplitude, a questão é que ao subir a frequência a onda começa a ficar assim:

Citação

sqr-f3.gif.270ac350374d3fd7f04a8e4191ba643f.gif

Porém ao diminuir o valor do potenciômetro de amplitude, para 1k mais especificamente, o ajuste fica bem mais sensível (o que é ruim,mas dá para resolver colocando um pot multivoltas) por outro lado a qualidade da onda ficou ótima, em qualquer amplitude a onda se mantém bem ''quadrada'' sem esse efeito da imagem acima .Eu gostaria de saber como eu posso simular a ''impedância de entrada'' de um amplificador usando resistores para analisar a eficiência do circuito.

Postado

Por favor, nos diga onde está fazendo a leitura. Se no ponto marcado como OUT é o que se espera pela ação dos resistores e capacitores. Na saída os CMOS se espera resultado melhor que isso. E se deseja a onda quadradinha retire R2, com os capacitores após se torna uma carga para os CMOS.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Felipe Alves 2207 disse:

o capacitor C3 que no meu circuito é 100uf

Tá explicado. 

Capacitores não são muito bons em transmitir a onda quadrada. 

Eles agem como filtros e acabam cortando parte da onda, da maneira que apareceu aí no seu gráfico. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!