Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou passando por uma pequena preocupação, meu atual SSD Sata 240gb da Kingston está caindo a saúde dele, atualmente está com 92%, e agora com uma provável crise de discos rígidos e SSDs por causa da nova moeda, eu tenho que correr contra o tempo pra comprar um SSD novo evitando em pagar o triplo futuramente. Minha dúvida é, qual eu compro, SSD Sata, M.2 ou NVMe??

Eu sou muito leigo nessa parte e queria saber qual é o melhor pra meu uso, meu PC é focado mais em jogos, o SSD seria apenas pra o Windows e Office que uso muito pouco, mas quero algo que dure por muitos anos, esse meu da Kingston tem apenas 3 anos de vida e já esta caindo a saúde...

Agradeço desde já!!

Postado

Cara

SSD SATA só vale a pena se estiver bem barato pois é a unidade de armazenamento SSD mais lenta e em seguida vem o M.2 ,então nesse caso,veja se sua placa-mãe suporta o M.2 e compre um SSD M.2 já que dependendo da placa-mãe e do SSD ele pode chegar nos 3500 MBPS diferente do SATA que o limite é de 500/530 MBPS,(NVMe e M.2 são a mesma coisa)

• Curtir 2
Postado

@Domimgod

Em relação a custo beneficio eu iria de SATA, conseguiria pegar um maior armazenamento com preço menor.

Por estética eu iria de M.2, eliminaria um cabo ali e ficaria com o setup mais clean, mas o custo é mais alto.

A diferença de velocidade em uso comum de ambos barramentos é quase que imperceptível, mas se trabalha com grandes transferências de arquivos, vale o M.2 NVME.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Pepse disse:

Cara

SSD SATA só vale a pena se estiver bem barato pois é a unidade de armazenamento SSD mais lenta e em seguida vem o M.2 ,então nesse caso,veja se sua placa-mãe suporta o M.2 e compre um SSD M.2 já que dependendo da placa-mãe e do SSD ele pode chegar nos 3500 MBPS diferente do SATA que o limite é de 500/530 MBPS,(NVMe e M.2 são a mesma coisa)

Sim minha placa-mãe suporta, mas em questão de durabilidade, os M.2 são mais resistentes? Considerando que o Sata e M.2 poderiam ser da mesma marca (como uma Samsung da vida).

4 minutos atrás, gustavoomt disse:

@Domimgod

Em relação a custo beneficio eu iria de SATA, conseguiria pegar um maior armazenamento com preço menor.

Por estética eu iria de M.2, eliminaria um cabo ali e ficaria com o setup mais clean, mas o custo é mais alto.

A diferença de velocidade em uso comum de ambos barramentos é quase que imperceptível, mas se trabalha com grandes transferências de arquivos, vale o M.2.

Sim, meu uso é pra jogos e eles eu armazeno nos HDs, o SSD seria mais pra o windows e o office que uso bem pouco. Na durabilidade qual você pegaria? Quero um que dure ja que vai iniciar essa crise e não quero me preocupar com SSD mais pra frente.

Postado

@Domimgod cara entre esses dois a durabilidade é quase a mesma já que ambos são SSDs de qualquer forma e a única diferença é o tamanho e a entrada

Sobre qual SSD ou marca é mais durável isso eu não sei,mas os SSDs da Crucial (M.2/SATA),Samsung(M.2 SATA),XPG(M.2) e certos modelos da Corsair são SSDs ótimos tanto SATA como M.2

• Curtir 1
Postado

@Domimgod durabilidade depende, você tem que ver o TBW, e isso varia da capacidade do SSD, por exemplo, os de 500GB geralmente tem um TBW entre 600 ~ 800 terabytes escritos 

aliás, não aconselho SSD do aliexpress

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Pepse disse:

@Domimgod cara entre esses dois a durabilidade é quase a mesma já que ambos são SSDs de qualquer forma e a única diferença é o tamanho e a entrada

Sobre qual SSD ou marca é mais durável isso eu não sei,mas os SSDs da Crucial (M.2/SATA),Samsung(M.2 SATA),XPG(M.2) e certos modelos da Corsair são SSDs ótimos tanto SATA como M.2

Beleza, vou ficar de olho nessas marcas, muito obrigado!

19 minutos atrás, Yan_ disse:

@Domimgod durabilidade depende, você tem que ver o TBW, e isso varia da capacidade do SSD, por exemplo, os de 500GB geralmente tem um TBW entre 600 ~ 800 terabytes escritos 

Sendo assim, o melhor para meu uso é pegar no mínimo de 500gb, dependendo do preço, eu pego até de 1tb, obrigado cara.

Postado

@Domimgod Pode comprar das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG com tranquilidade. Observe o TBW como indicado pelo @Yan_ se quiser algo mais durável. Fique longe de Kingston e marcas genéricas. O Tinha o modelo WD SN500 a bons preços em uma das três maiores lojas semana passada (terabyte, kabum e pichau), mas não guardei o bookmark e não achei novamente depois. O swordfish costuma ter boas promoções na kabum. Lembre-se de sempre comparar os SATA e os NVMe, pois tenho visto regularmente modelos NVMe com preço similar a SATA e isso é o cenário ideal para comprar NVMe. Se não achar preços próximos (considero que a diferença de até 50 reais é um investimento válido em NVMe), então vá de SATA mesmo.

• Curtir 2
Postado

@Domimgod Cara, 92% é como se estivesse novo, um SSD dura muito tempo. Eu não me preocuparia agora por causa disso.

De qualquer maneira, se sua placa-mãe suporta SSD nvme, pegue ele, os mais lentos tem o dobro da velocidade de um SSD SATA e os melhores 10X mais velocidade.

• Curtir 2
Postado
25 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Domimgod Pode comprar das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG com tranquilidade. Observe o TBW como indicado pelo @Yan_ se quiser algo mais durável. Fique longe de Kingston e marcas genéricas. O Tinha o modelo WD SN500 a bons preços em uma das três maiores lojas semana passada (terabyte, kabum e pichau), mas não guardei o bookmark e não achei novamente depois. O swordfish costuma ter boas promoções na kabum. Lembre-se de sempre comparar os SATA e os NVMe, pois tenho visto regularmente modelos NVMe com preço similar a SATA e isso é o cenário ideal para comprar NVMe. Se não achar preços próximos (considero que a diferença de até 50 reais é um investimento válido em NVMe), então vá de SATA mesmo.

Vish, e o meu é Kingston kkkk
Mas valeu pela ajuda, vou ficar de olho nas marcas citadas, eu tava ate pensando em pegar pelo Aliexpress, mas vi muita reclamação principalmente na questão de durabilidade, vou optar comprar aqui mesmo por marcas confiáveis.

12 minutos atrás, fabkinder disse:

@Domimgod Cara, 92% é como se estivesse novo, um SSD dura muito tempo. Eu não me preocuparia agora por causa disso.

De qualquer maneira, se sua placa-mãe suporta SSD nvme, pegue ele, os mais lentos tem o dobro da velocidade de um SSD SATA e os melhores 10X mais velocidade.

Então cara, ainda tem uma boa saúde, mas ultimamente toda vez que ligo o PC o windows mostra um erro no SSD e inicia o reparo, isso é coisa de 1 a 2 segundos e pronto o sistema inicia normal, por isso que estou me agilizando em comprar logo um novo, temo que esse erro vá se agravando mais e os SSD fiquem mais caros a ponto de ser impossível para comprar

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Como o @fabkinder falou 92% de saúde não significa que seu SSD vai morrer a qualquer momento. Esses discos são projetados para terem uma área "reserva" justamente para fazer os dados serem recirculados entre os chips de armazenamento para aumentar a vida útil. 

Em questão de jogos, eu tenho um Samsung EVO 850(sata 550mbps) e um 970(M.2 Nvme 3500 mbps) ambos de 500GB. O modelo sata eu tinha antes, depois comprei o M.2, transferi o Windows e alguns jogos. A diferença é mínima,  nesse caso, devido a preço compensa mais comprar um SATA com 500 ou mais GB.

O que faz um SSD reduzir mais o tempo de vida é deixar a ocupação dele muito alta, com isso, os ciclos de regravação ficam mais pesados fazendo voce chegar mais rapidamente ao limite de gravações.

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, fabkinder disse:

Para a inicialização do windows, carregamento de programas e jogos a diferença entre o SSD SATA mais fuleiro e o NVMe mais rápido será de até 3 segundos no carregamento do windows e bem menos do que isso em todo o resto. Se o sistema estiver limpo e bem otimizado, a diferença fica nos milésimos de segundos. SSDs de alta velocidade são recomendados em aplicações muito específicas como servidores de dados e programas que transferem ou utilizam arquivos muito grandes. Para todo o restante é melhor comprar o mais barato NVMe disponível desde que tenha boa qualidade e durabilidade, isso se não compensar mais um SATA dependendo da faixa de preço. 

Veja o comparativo de tempo de carregamento abaixo:

Spoiler

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Domimgod disse:

Sim, meu uso é pra jogos e eles eu armazeno nos HDs, o SSD seria mais pra o windows e o office que uso bem pouco. Na durabilidade qual você pegaria? Quero um que dure ja que vai iniciar essa crise e não quero me preocupar com SSD mais pra frente.

Cara, SSD é pra ser usado e não apenas para boot. Você perde justamente a rapidez nos loadings dos programas/games.

Neste caso, pegue SATA, pois com o mesmo valor terá maior capacidade de armazenamento. Essa de SSD só pra boot é coisa de brasileiro durango kid ostentar, igual watercooler fuleiro de 120mm.

Quanto a durabilidade, irá variar conforme o TBW do fabricante, mas no geral duram anos/décadas. O meu Samsung de 2013/2014 só agora chegou aos 50%.

Aqui cabe outro detalhe, quanto maior o espaço menor será a taxa de regravações, que é justamente o que determina a vida útil do mesmo.

• Curtir 2
Postado
32 minutos atrás, sdriver disse:

Como o @fabkinder falou 92% de saúde não significa que seu SSD vai morrer a qualquer momento. Esses discos são projetados para terem uma área "reserva" justamente para fazer os dados serem recirculados entre os chips de armazenamento para aumentar a vida útil. 

Em questão de jogos, eu tenho um Samsung EVO 850(sata 550mbps) e um 970(M.2 Nvme 3500 mbps) ambos de 500GB. O modelo sata eu tinha antes, depois comprei o M.2, transferi o Windows e alguns jogos. A diferença é mínima,  nesse caso, devido a preço compensa mais comprar um SATA com 500 ou mais GB.

O que faz um SSD reduzir mais o tempo de vida é deixar a ocupação dele muito alta, com isso, os ciclos de regravação ficam mais pesados fazendo voce chegar mais rapidamente ao limite de gravações.

Como o meu uso é 95% é só jogo, então eu instalei tudo nos HDs que tenho, nesse meu SSD é so o windows e office. Como eu tinha mencionando no comentário anterior, é que toda vez que vou ligar meu PC aparece um erro do SSD e o windows repara em questão de 1 a 2 segundos e o sistema inicia normal, meu medo é que isso prolongue mais com o passar do tempo e no dia que eu precisar trocar, o SSD ja vai ta mais caro do que uma moto kkk

17 minutos atrás, Phoenyx disse:

Cara, SSD é pra ser usado e não apenas para boot. Você perde justamente a rapidez nos loadings dos programas/games.

Neste caso, pegue SATA, pois com o mesmo valor terá maior capacidade de armazenamento. Essa de SSD só pra boot é coisa de brasileiro durango kid ostentar, igual watercooler fuleiro de 120mm.

Quanto a durabilidade, irá variar conforme o TBW do fabricante, mas no geral duram anos/décadas. O meu Samsung de 2013/2014 só agora chegou aos 50%.

Aqui cabe outro detalhe, quanto maior o espaço menor será a taxa de regravações, que é justamente o que determina a vida útil do mesmo.

Então, com maior capacidade do SSD, vou colocar jogos que mais uso, e esse meu de 240gb, vou usar pra jogos também, não irei deixar de lado, saka? 

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx Olha os preços dos que indiquei nesse outro tópico: 

Tem de 256 também na mesma faixa de preço de SATA. Na Terabyte salvo engano o Patriot 256 está na faixa de 300 ou menos.

13 minutos atrás, Domimgod disse:

Como o meu uso é 95% é só jogo, então eu instalei tudo nos HDs que tenho, nesse meu SSD é so o windows e office. Como eu tinha mencionando no comentário anterior, é que toda vez que vou ligar meu PC aparece um erro do SSD e o windows repara em questão de 1 a 2 segundos e o sistema inicia normal, meu medo é que isso prolongue mais com o passar do tempo e no dia que eu precisar trocar, o SSD ja vai ta mais caro do que uma moto kkk

Reparticionar (ou dar clean) e reinstalar o sistema provavelmente solucionaria esse problema.

Postado
9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Reparticionar (ou dar clean) e reinstalar o sistema provavelmente solucionaria esse problema.

Eu tinha acabado de formatar porque tinha chegado a CPU... Vou dar uma pesquisada no google algumas possíveis soluções

• Curtir 1
Postado

@Domimgod Pode ser cabo, porta da MB, mas por ser kingston o mais provável é erro na controladora mesmo. Eu reinstalaria o sistema usando uma mídia nova do W10 e faria a customização pra melhorar o desempenho só por desencargo de consciência. Deixo meu guia aqui pra você ler:

17 minutos atrás, Phoenyx disse:

@WOZ Dods 256GB hoje acho pouco, mínimo 480GB. Qualquer joguinho por aí já bate 100GB.

Hoje tenho só HDDs no meu Desktop. Dois de 1 TB, mais um de 500 GBs, mais um tanto de outros guardados para backup que eu uso no docking station de tempos em tempos. Ainda sim eu só deixo um jogo "grande" instalado por vez. Hoje é o horizon zero dawn e só vou instalar outro quando terminar ele. Eu costumava deixar todos os Dsouls e witcher instalados, mas uma hora precisei remanejar os HDs e nunca mais instalei jogos que já zerei. Ah, o detroit também está instalado... esqueci ele e vou desinstalar hoje ainda já que lembrei.

Afinal, comprei ele à toa já que não roda direito no meu PC.

Postado
7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Pode ser cabo, porta da MB, mas por ser kingston o mais provável é erro na controladora mesmo. Eu reinstalaria o sistema usando uma mídia nova do W10 e faria a customização pra melhorar o desempenho só por desencargo de consciência. Deixo meu guia aqui pra você ler:

Valeu cara, vou ler, tomada que resolva. Muito obrigado! 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...