Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, sou curioso na área de eletrônica e estou quebrando a cabeça uma placa de um servo motor para máquinas de costura. Ele apresenta erro 2 que segundo o manual e algum problema com a tensão, sendo alta ou baixa.

Testei os reguladores e aparentemente está tudo ok, -1 que estou tendo dificuldades( o da foto). Infezlimente não tenho acesso ao diagrama dessa placa. A dúvida é, alguém com experiência sabe me dizer que tipo de CI e esse e como poderia testa-lo?

16195338633496381886304816058034.jpg

16195339915414990029001346922819.jpg

• Membro VIP
Postado
Citação

os servos nada mais são do que motores comuns com controladores e encoder acoplados

Citação

é um atuador rotativo ou linear que garante o controle, velocidade e precisão em aplicações de controle de posição

Citação

trabalha com servo-mecanismo que usa o feedback de posição para controlar a velocidade e a posição final do motor

Fonte: https://www.citisystems.com.br/servo-motor/

• Curtir 1
Postado

No caso, ele se referiu com o termo (placa de um servo motor)

Acho que ele quis dizer que aquela placa seria a paca do servo motor...

A placa que faz os controles dos motores... deve ser a placa de potência dos motores.

você está certo alexandre.

Postado

CIs com esse encapsulamento ja vi em aparelhos que possui motor inverter (ar condicionado , máquina de lavar ...),para identificar o ci ,só dessoldando ,pois o lado escrito está virado para a placa ...

• Obrigado 1
Postado

Amigos, vou dessoldar o ci já atualizo vocês. Quanto a funcionalidade do motor e nada mais nada menos fazer a máquina rodar. Porém tem controle de velocidade e posicionamento da agulha. Esses motores são vendidos como universais para adaptar em qualquer máquina. Trocando de motor elétrico com acionamento por fricção por esses servos que são mais econômicos e silenciosos

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, LucasES95 disse:

Porém tem controle de velocidade e posicionamento da agulha.

Você nos brindaria com fotos mostrando o tal posionamento de agulha?

Esses motores são vendidos como universais para adaptar em qualquer máquina.

Esses eu penso que conheço...

motor-maq-costura.jpg.4085ee4602a1f4a016171e518b13117f.jpg

Mas aí você vem nos falar "servo" e eu logo começo a viajar...

Trocando de motor elétrico com acionamento por fricção por esses servos que são mais econômicos e silenciosos

Provavelmente é mais um caso onde uma imagem falaria por mil palavras.

Postado

Então, achei esse vídeo no YouTube, foi o mais breve que achei só para mostrar um pouco do funcionamento. E explicando melhor, a aplicação desse motores são para máquinas Industriais e  através do control box que chamamos a caixa onde vai essa placa, conseguimos controlar o sentido de rotação do motor, velocidade máxima e o posicionamento da agulha, que conseguimos configurar para que ela pare sempre em baixo ou em cima.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Provavelmente é mais um caso onde uma imagem falaria por mil palavras.

O oráculo resolveu!

Chama-se "servo motor eletrônico" ou "servo motor com posicionador de agulha".

Conforme o que é exibido após os 16 min e 45 seg deste vídeo (acima), e coisas que eu já tinha ouvido, o servo motor — na máquina de costura industrial — possibilita diminuição da rotação sem perda signidicativa de torque.

Olhando para ele como sendo uma "caixa preta", dá até pra achar que embute uma transmissão CVT. Mas parece que, na realidade, trata-se de um motor sem escovas (brushless), que por ser dirigido quase como um motor de passos (stepper motor), por excitação coordenada das bobinas, pode ter alto torque em baixíssima rotação.

Um anúncio de venda nos informa que o recurso chamado "posicionador de agulha" nada mais é do que a possibilidade de se programar a posição de parada da agulha de costura. Ou seja, de fato trata-se do mecanismo "situador" (de precisão) que é próprio dos servos.

Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Mas aí você vem nos falar "servo" e eu logo começo a viajar...

Em mecatronica o servo é todo dispositivo mecânico com sensores de retorno que servem pra indicar a posição ou controlar a força de algum eixo, alavanca ou mesmo engrenagens. 

Em alguns casos o circuito eletrônico também faz parte do dispositivo servo. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • 4 meses depois...
Postado

olá lucas, na maioria desse tipo de automaçao de maqina de costura industrial, eles não fornece diagrama eletrico

erro2 esta relacionado com ci igbt aquele que tem varios pinos

mas antes você tem que procurtaer entender como funciona o projeto em si 

aprender do começo, sem fazer atalhos, erro que a maioria comete

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!