Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reparo de disco local C: sempre antes de iniciar o Windows. O que pode ser?


Posts recomendados

Boa noite,

 

Tenho o Windows 10 Pro instalado no meu SSD 120GB Kingston SV300 (o SSD tem uns 4 anos de uso). Acontece que sempre, ou quase sempre que inicio aparece a mensagem "Examinando e reparando a unidade C". Depois aparece a mensagem "Para ignorar a verificação, pressione qualquer tecla em 4 segundos"

Depois da reparação, que dura uns 3,4 segundos, o Windows inicia normalmente. É só um problema chato, o Windows funciona normalmente e nunca tive lentidão.

 

O status do SSD no Crystal Disk Info é 89% e saudável.

Não sei se é problema no sistema ou o SSD mesmo.

 

IMG_20210428_232146.thumb.jpg.36002ad784bda4724cdc02d5253caa47.jpg

SharedScreenshot.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, XDRZ disse:

@Husardo meu caro, eu acredito que neste caso você pode em primeiro lugar tentar fazer uma instalação limpa do sistema para verificar se o problema persiste. Caso positivo, pode ser que o SSD necessite ser substituído.

 

Pois é, não quero partir para a formatação ainda. Tô tentando usar ferramenta de reparo do próprio CMD...vou ver o que acontece. Se resolver posto aqui.

 

 ...

 

Atualização: tentei usar dicas do site da Microsoft e não adiantou. Usei os comando "DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth" e "sfc /scannow" e apareceu mensagem que foi encontrado arquivos corrompidos e que os reparou com êxito. Mas na inicialização continua a mensagem de reparação.

Deve ser o SSD mesmo...

 

Vou deixar assim. Não deixo arquivos importantes na unidade C mesmo. Já tenho também uma imagem de sistema guardada criada em outro HD, e uma mídia de inicialização feito com Macrium Reflect em um pendrive. Se der pau no SSD de vez já vou estar preparado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Husardo Essa mensagem pode ser indicativa de dados corrompidos, mas também de desligamento errado por falta de drivers ACPI no windows, dentre algumas outras situações variadas. O maior problema aí ao meu ver é que esse modelo de SSD da kingston é muito propenso a erros por falha da controladora. Ontem mesmo dei manutenção no PC de um cliente que utiliza o mesmo SSD. No caso dele o sistema estava apresentando a tela de reparação do sistema em toda inicialização, mas por ser W7 não concluía e não conseguia iniciar o sistema. Por fim só recuperei o ghost do sistema que havia feito antes e solucionou o problema. 

 

Adianto que é muito recomendável que restaure seu espelho do macrium ou reinstale seu sistema, pois toda vez que ele passa por essa verificação automática está sofrendo desgaste desnecessário. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Frib 2K4 disse:

@Husardo Você interrompe a verificação (pressiona qualquer tecla na hora do reparo) ou você deixa o chkdsk chegar ao fim?

 Às vezes interrompo e aperto qualquer tecla. Mas já deixei algumas vezes fazer o reparo, que demora uns 3 ou 4 segundos.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Husardo Essa mensagem pode ser indicativa de dados corrompidos, mas também de desligamento errado por falta de drivers ACPI no windows, dentre algumas outras situações variadas. O maior problema aí ao meu ver é que esse modelo de SSD da kingston é muito propenso a erros por falha da controladora. Ontem mesmo dei manutenção no PC de um cliente que utiliza o mesmo SSD. No caso dele o sistema estava apresentando a tela de reparação do sistema em toda inicialização, mas por ser W7 não concluía e não conseguia iniciar o sistema. Por fim só recuperei o ghost do sistema que havia feito antes e solucionou o problema. 

 

Adianto que é muito recomendável que restaure seu espelho do macrium ou reinstale seu sistema, pois toda vez que ele passa por essa verificação automática está sofrendo desgaste desnecessário. 

 

Ah bom. Então provável que seja SSD. 

Comprei esse SSD já faz tempo, há uns 3 ou 4 anos, quando não tinha ideia das melhores marcas e modelos. Durante os primeiros anos não correu esse problema, só foi dar esses errinhos faz alguns meses.

 

Já tinha feito imagem do sistema (acho que é ghost que você chama, não é?), mas foi recentemente, quando já dava o probleminha.

A restauração de sistema mantendo arquivos pode solucionar esse problema ? Se sim, acho que vou fazer, mesmo que dê um trabalho monstro instalar todos programas novamente...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Husardo No caso do meu cliente que citei eu havia feito o espelho do sistema (mesmo que ghost) antes de apresentar o erro. Quando restaurou o erro sumiu. Recomendo que teste, mas se o erro retornar então faça uma instalação do zero.

 

Para fazer seu ghost com mais eficiência e configurar seu sistema melhor, siga os passos que descrevo no tópico abaixo. Hoje quando eu preciso reinstalar o sistema levo 10 minutos e se muito tenho que instalar o driver da Nvidia mais recente depois, o resto todo já vem pronto, incluindo jogos instalados e configurações de rede e impressora.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Husardo Não necessariamente. Se for falha na controladora herdaria de qualquer maneira. Lembrando que uma reinstalação do windows levaria apenas uns 15 minutos e te daria certeza se o problema é o SSD ou a instalação mesmo. 

Ah, bom que lembrei. Antes de restaurar o espelho do SSD, limpe ele todo. Pode fazer isso pelo disco de instalação do windows, indo para o prompt de comando e usando o diskpart para usar o comando clean (veja as instruções aqui). Provavelmente vai ter que terminar com um comando initialize depois desse procedimento. Lembre-se de que tem que escolher a unidade de disco correta para não perder o conteúdo dos seus outros discos. Por segurança recomendo até que desconecte eles antes de usar esse comando, pois se errar é tchau para seus dados.

Fazer essa "limpeza" talvez ajude na solução do seu problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tavaares00 @XDRZ @Frib 2K4 @WOZ Dods Obrigado para quem tentou ajudar e ajudou, consegui enfim resolver o problema!

 

Fui em Restauração de Sistema e escolhi opção Manter meus arquivos. Demorou 36 minutos o processo, mas deu certo! Já desliguei e iniciei 3 vezes, e não apareceu mais a mensagem "Examinando e reparando a unidade C". Vou criar um ghost do sistema (ou imagem do sistema) com Macrium Reflect já para ter segurança caso ocorra algo parecido no futuro.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!