Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros usuários,

Estou precisando trocar um resistor smd com código 152 de um multímetro.   Gostaria de saber se, ao trocá-lo por um com código 1501 que na teoria tem o mesmo valor, este dará certo?

Uma outra dúvida seria: é possível medir a corrente de um multímetro com este podendo apenas fazer o teste de continuidade, já que ele está com problema nas outras funções?

Meus agradecimentos desde já

• Membro VIP
Postado

Sim. O 1º é 5% o 2º é 1%

Geralmente a medição (escala) de corrente é a 1ª que se vai com p.ex., nele e você tenta medir a rede. Obviamente podes usar as demais funções funcionais. Não vejo relação direta com o tal resistor afinal não vejo o esquema.

De nada

Postado
11 horas atrás, .if disse:

Sim. O 1º é 5% o 2º é 1%

Sim, eu sei.   Minha dúvida era mais com relação às características, sendo que um tem uma tolerância menor do que o outro.

11 horas atrás, .if disse:

Obviamente podes usar as demais funções funcionais. Não vejo relação direta com o tal resistor afinal não vejo o esquema.

Não entendi isso.

• Membro VIP
Postado

O % é a variação permitida quando sai de fábrica. Quanto menor... melhor. Existem de 0.1% talvez menos.

22 horas atrás, privado disse:

funções funcionais.

O multímetro como diz o nome tem várias funções. No seu caso parece que uma ou mais delas parou de ser funcional. Podes continuar a usar as demais.

Em 12/05/2021 às 22:21, privado disse:

ele está com problema nas outras funções

22 horas atrás, privado disse:

relação direta com o tal resistor

Não tenho certeza se a troca do resistor de 5 pra 1% vai trazer de volta as outras funções.

1 hora atrás, Ricardov disse:

A função de continuidade é uma medição de resistência, logo não serve para medir corrente.

Puts... jamais ia imaginar que alguém em mínima consciência técnica ia cogitar medir corrente na escala continuidade... mas sei lá.. cada um com sua limitação.

Bem mas se o querido autor desejar medir corrente, é possível sim na escala tensão caso esta esteja funcional. Basta colocar em série um resistor shunt de valor conhecido, medir a tensão nele e fazer bom uso da lei de ohm.. óbvio d+? portanto acho que nem preciso desenhar ok? Mas se precisar ...  precisão não é precisa.🤪

• Obrigado 1
Postado
Em 14/05/2021 às 06:05, .if disse:

O % é a variação permitida quando sai de fábrica. Quanto menor... melhor. Existem de 0.1% talvez menos.

O multímetro como diz o nome tem várias funções. No seu caso parece que uma ou mais delas parou de ser funcional. Podes continuar a usar as demais.

Não tenho certeza se a troca do resistor de 5 pra 1% vai trazer de volta as outras funções.

1º destaque: Sei o que quer dizer o percentual.

2º destaque: 

Como disse, até onde eu sei, só está funcionando o teste de continuidade.    Os únicos que ainda não vi foram: escala de resistência e a parte de transistores.   Ele é um DT830D.

Pelo que analisei, outros resistores também estão problemáticos.   Tem um com o código 620 (62 ohms) que está variando demais a sua resistência.

Em 14/05/2021 às 15:04, Ricardov disse:

A função de continuidade é uma medição de resistência, logo não serve para medir corrente.

você não entendeu.   Não fiz o teste de continuidade pra medir a corrente de um circuito qualquer.   Isto seria algo completamente sem noção.    Fui medir a corrente que o multímetro com defeito consome com um outro multímetro parecido com o defeituoso.

Como o multímetro com defeito aparentemente só está funcionando o teste de continuidade, usei esta função dele para medir a corrente consumida pelo mesmo usando um outro multímetro.

Aliás, só sei que esses resistores estão com defeito por causa desse outro aparelho.   Por isso que eu perguntei se é possível saber a corrente que um multímetro consome com este fazendo apenas o teste de continuidade.

• Confuso 1
Postado
12 horas atrás, privado disse:

Pelo que analisei, outros resistores também estão problemáticos.   Tem um com o código 620 (62 ohms) que está variando demais a sua resistência.

Me chamou atenção esse comentário. Não é defeito comum resistores variarem seu valor mas pode acontecer. Duas ocorrências chamam atenção. Pergunto se por acaso ocorreu vazamento de ácido proveniente das pilhas ou se o multímetro ficou exposto a ambiente ácido por muito tempo. Conduções espúrias, formações de pequenas baterias ou capacitores entre trilhas são as consequências disso. É condição incomum mas quando ocorrem deixam a análise de defeitos confusa.

• Curtir 1
Postado
Em 16/05/2021 às 07:37, Sérgio Lembo disse:

Me chamou atenção esse comentário. Não é defeito comum resistores variarem seu valor mas pode acontecer. Duas ocorrências chamam atenção. Pergunto se por acaso ocorreu vazamento de ácido proveniente das pilhas ou se o multímetro ficou exposto a ambiente ácido por muito tempo. Conduções espúrias, formações de pequenas baterias ou capacitores entre trilhas são as consequências disso. É condição incomum mas quando ocorrem deixam a análise de defeitos confusa.

Não, apenas coloquei as pontas na tomada da rede e estava na escala de corrente. Só escutei o barulho da faísca.  Abaixo o resistor e um vídeo do teste.

você saberia me dizer se apenas o teste de continuidade já é possível saber a corrente que o multímetro consome?

755C7DB4-B9AB-489B-AD0C-BAC9DB52FE82.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!