Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa configuração Intel vale à pena?


Posts recomendados

Caros, boa tarde!

Depois de meses pesquisando, resolvi ir às compras. Sempre tive em mente uma plataforma AMD, mas os preços dos Ryzen ultimamente me fizeram considerar Intel - sobretudo considerando o foco em jogos.

 

Já tenho uma Geforce 1050 Ti que vou reaproveitar, em função do elevado preço das placas de vídeo.

 

Vejam se vale a pena:

 

CPU: Intel Core i5-11400F (Link) - R$ 1149,90

placa-mãe: ASRock B560M-HDV (Link) - R$ 779,90
PSU: Pichau Nidus 500W (Link) - R$ 289,90

RAM: XPG Gammix D30, 2*8GB, 3200Mhz, CL16 (Link) - R$ 609,80

SSD: XPG SX8200 Pro, 512GB (Link) - R$ 619,90

CASE: Aerocool Aero One Frost (Link) - R$ 559,90

 

TOTAL: R$ 4.009,30

 

Minha maior dúvida é sobre a fonte, já que vi boas coisas sendo ditas sobre ela e está super barata, mas é de loja nacional.

 

Acham que vale a pena e estão compatíveis os componentes? Se não houver problemas, devo comprar o quanto antes.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

placa-mãe: ASRock B560M-HDV (Link) - R$ 779,90

 

O problema é que o Power Limit da  ASRock B560M-HDV é 100 watts, isso vai limitar o clock do 11400F no modo Turbo.

 

De modo geral esta limitação do PL causa de perda de 6 a 12% do rendimento (depende da placa-mãe B560).

 

Do Reddit:

 

J2IWuVt.jpg

 

TL/DR - Um Power Limit maior, e consequentemente mais clock no Turbo pode exigir um cooler melhor que o box, que na 11ª geração é um modelo com base cobre, semelhante a alguns vistos em gerações anteriores.

 

Este vídeo do Coelho PC Dicas testando o i5-11400F (com uma Z490) fala desta questão do Power Limit e do cooler.

 

Spoiler

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, 1lokos disse:

 

O problema é que o Power Limit da  ASRock B560M-HDV é 100 watts, isso vai limitar o clock do 11400F no modo Turbo.

 

De modo geral esta limitação do PL causa de perda de 6 a 12% do rendimento (depende da placa-mãe B560).

 

Do Reddit:

 

J2IWuVt.jpg

 

TL/DR - Um Power Limit maior, e consequentemente mais clock no Turbo pode exigir um cooler melhor que o box, que na 11ª geração é um modelo com base cobre, semelhante a alguns vistos em gerações anteriores.

 

Este vídeo do Coelho PC Dicas testando o i5-11400F (com uma Z490) fala desta questão do Power Limit e do cooler.

 

  Mostrar conteúdo oculto

 

 

 

 

@1lokos, qual o impacto prático disso? Vi o vídeo mas não consegui depreender... Não pretendo fazer overclock, por exemplo.

Se entendi o que você quis dizer, é que nos casos em que houver o aumento do clock automaticamente via Turbo Boost, ele será limitado pelo PL da placa-mãe. Isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, heliobelfort disse:

Se entendi o que você quis dizer, é que nos casos em que houver o aumento do clock automaticamente via Turbo Boost, ele será limitado pelo PL da placa-mãe. Isso?

 

Sim, veja nos gráficos a diferença entre o 11400F e o 11400F (PL=154 W), varia conforme o game, no RD2 deu negativo, na média deu 3,2%.

 

PUlD4Ao.jpg

 

Isso com uma  Radeon 6800 XT, com uma GTX1050Ti não deve fazer diferença, pois ela será o limitante.

 

Relacionado - os 30% é com o i7-11700.

 

Spoiler

 

 

A propósito, na HD Store (não sei se é confiável) tem a ASUS B560M-K por R$ 758,00.

Tem dissipador no VRM, mas não achei informação sobre o PL. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos obrigado pelas infos! Mas paguei ontem à noite o boleto.

 

De toda sorte, parece-me que a diferença seria pouca e, com a gpu atual, inexistente. Considerando que qualquer outra placa b560 está ao menos 25% mais cara nas lojas confiáveis, estou disposto a assumir essa pequena perda pela economia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, acho que vale alguns comentários pós-montagem.

 

Excelente a performance, deu tudo certo com as peças. Chegou tudo 2 dias depois do pedido e rodou já logo após a montagem.

 

Todavia, alguns pequenos incômodos relacionados ao fato da placa-mãe ser de entrada:

 

  • Há apenas 3 conectores na placa para ventoinhas do gabinete - e o gabinete que escolhi vem com 4. Deixei, portanto, os 3 da frente ligados direto na fonte para ficarem com a mesma velocidade e liguei o de trás na placa. Por isso, não consigo controlar a velocidade deles e rodam no máximo.
  • Há efetiva limitação do power level da placa, a 100. Quando coloquei a 100, ela ficava rodando direto a clocks altos - embora a temperatura permanecesse baixa. Optei por deixar em stock e não senti impacto na performance que me incomode.
  • A placa não tinha qualquer reconhecimento de rede e tive que instalar o drive do CD para poder conectar a internet e transferir a ativação do Windows e baixar os drivers do fabricante. Quando fiz isso, ele baixou alguns automaticamente - tive que manualmente substituir.

Fora isso, estou bem satisfeito com a performance pro que faço - embora espere que os preços das placas de vídeo melhorem logo, pois a minha já está dando sinais de desgaste (flickering em algumas texturas de jogos há algum tempo).

 

Não vejo que qualquer configuração superior me daria performance adicional perceptível (PC boota em 5 segundos e abre programas nesse mesmo tempo).

 

Obrigado a todos pelo apoio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!