Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou feliz pois estava prestes a condenar a placa-mãe e comprar uma nova sendo que o verdadeiro problema era a alimentação.

Atualmente estou com problemas de congelamento do PC e verifiquei varias coisas, VGA off, Memoria, qualquer slot que a placa-mãe tinha, pinos do processador... e agora pouco descobri o real problema quando eu pedi pra minha irmã ficar mexendo com o chuveiro.

Enfim, meu setup é esse do meu perfil.

Minha fonte é a CoolerMaster Extreme2 475W e queria saber:

essa variação que tá afetando o meu PC é porque a fonte não tá conseguindo manter a energia necessária pra funcionar 100% ou é a fonte que simplesmente não tá fazendo o seu trabalho direito?

Infelizmente fontes de PC não é minha especialidade e não tenho multímetro pra testar as voltagens da tomada.

Estou com receio de comprar uma fonte nova e mesmo assim o PC congelar quando a tensão elétrica sofrer variação quando outro aparelho de casa for ligado, alguem sabe me dizer se basta trocar a fonte pra resolver o problema ou tomada da parede em que meu PC fica ligado que precisa de atenção?

• Membro VIP
Postado

Sem poder medir fica apenas na suposição.

Porque é comum em problemas elétricos as coisas se somarem, por exemplo a fonte com defeito e instalação ruim, qualquer flutuação na rede gera sintoma encontrado.

Então um multímetro para medir as tensões seria o mínimo para poder avaliar a origem do problema, e provavelmente custaria menos que uma fonte nova por exemplo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sim sua fonte pode estar com problema. A minha estava assim também mas causou problema mais sério: pifou um hd de 1TB depois um de 500GB e depois um de 1.5TB. Só depois disso resolvi medir as tensões estavam abaixo do esperado. P.ex. o 5V estava com 4.68. Como sou do ramo, bastou adaptar um resistor e trocar e acrescentar uns capacitores pra fonte subir pra 5.00V.

No seu caso, verifique a tomada ou coloque em outra mais perto do quadro de distribuição ou padrão de luz. Verifique também a régua de tomadas, extensão, T's e afins.

Postado

Obrigado pessoal, vou tentar adquirir um multímetro ainda hoje.

O quadro de energia está ligado na mesma parede em que meu PC está na tomada, ligado á segundo tomada pois é a próxima depois da primeira e que está proxima do quadro de energia.

(Quadro > Tomada A > Tomada B)

Infelizmente em casa não há muitas entradas para tomadas, me obrigando a usar extensão por cabo e também filtro de linha.

Eu acho que já tinha passado por isso antes, e acho que começou quando eu comprei essa fonte mas eu tinha trocado de tomada e resolveu. Aí recentemente o PC voltou a ter esse problema e ficar trocando de tomada não resolveu mais.

Vou fazer os testes da tomada e verificar mais informações sobre o requisito da fonte e a distribuição das voltagens para o meu PC.

Postado

Bom já terminei os testes e as voltagens da saída da fonte, 12V, 5V e 3.3V estão OK.

Após remontar o PC eu já fui na BIOS pra experimentar a power save feature e a frequência dos congelamentos diminuiu MAS ainda sofro com o problema.

Infelizmente de acordo com a avaliação do Gabriel a fonte tem uma eficiência de 70 a 77 % e nos testes chegaram a 360W, algo que é  muito próximo do requisito que o meu PC por inteiro pede, aí com as variações de tensão de casa, a fonte nesse momento recebe uma carga menor, aí somando com a baixa eficiência... acaba faltando energia pros periféricos resultando nos congelamentos. pelo menos é a conclusão que eu cheguei.

Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master Extreme 2 475 W

Enfim, é que você disse @dwatashi os problemas acabaram se somando.

Só preciso saber se posso prosseguir com a troca de fonte...

alguma recomendação ou conselho?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!